José Carlos Santana dos Santos.
(Mestre Pavarotti)
O Capoeirista e Seu Contexto, Um Retorno às Raízes.
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Elaborado por: Cristiano Dos Santos Rocha.
Data: Novembro de 2025.
Guarulhos, SP.
Sumário:
Introdução: O Capoeirista e Seu Contexto — Um Retorno às Raízes
Capítulo 1: A Formação de um Mestre – A Jornada de José Carlos Santana dos Santos (Pavarotti).
Identificação e Dados Biográficos.
Afiliação e Graduação: Resolvendo a Discrepância.
Início da Trajetória: A Formação no Grupo Raça.
Atuação como Educador.
Nota de Pesar e Legado: Mestre Garrote (In Memoriam).
Capítulo 2: A Sombra do Baobá – O Legado de Mestre Vovô (Neviton "Vovô").
Identificação e Papel no Grupo Raça.
O Legado Póstumo ("Em Memória").
Capítulo 3: As Raízes de Itabuna – Grupo Capoeira Raça e a Linhagem Suassuna.
Fundação e Estrutura do Grupo Capoeira Raça.
A Conexão Genealógica: Mestre Suassuna.
Tabela 1: Genealogia Capoeiristica de Mestre Pavarotti.
Capítulo 4: O Berço dos Mestres – Itabuna e a Saga do Cordão de Ouro.
Itabuna como Ponto de Origem..
A Fundação do Cordão de Ouro e a Memória da Bahia.
Nota do Pesquisador.
Referências.
A Trajetória de Mestre Pavarotti: Linhagem, Legado e a Conexão Itabuna-Cordão de Ouro.
O Capoeirista e Seu Contexto — Um Retorno às Raízes.
Este relatório transcende a biografia de um único capoeirista para documentar uma notável história de linhagem e continuidade cultural na Capoeira. A trajetória de José Carlos Santana dos Santos, hoje conhecido como Mestre Pavarotti, serve como um microcosmo da transmissão de conhecimento, da importância do lugar de origem e do profundo respeito pela ancestralidade que define a essência da Capoeira. Sua jornada, que se inicia em Itabuna, no sul da Bahia, e culmina com o reconhecimento máximo dentro de uma das mais renomadas escolas de Capoeira do mundo, o Grupo Cordão de Ouro, não é apenas uma história de sucesso pessoal, mas um testemunho da vitalidade das raízes culturais que sustentam a arte.
A narrativa que se desenrola nestas páginas traça o percurso de Pavarotti desde sua formação inicial no Grupo Capoeira Raça, sob a tutela do saudoso Mestre Vovô, até sua consagração final como Mestre do Grupo Cordão de Ouro, recebendo a graduação das mãos do próprio fundador, o lendário Mestre Suassuna. Esta sequência de eventos revela um "círculo genealógico completo", um retorno simbólico à fonte de sua linhagem capoeirista. A análise aprofundada desta jornada demonstra como a identidade de um capoeirista é forjada não apenas por seu próprio esforço, mas pela herança de seus mestres e pela história dos grupos aos quais pertence.
Para desvendar a complexidade e a riqueza desta trajetória, o relatório está estruturado em quatro eixos principais de investigação. O primeiro capítulo foca na biografia e na formação de Mestre Pavarotti, detalhando sua iniciação, sua progressão e sua atuação como educador. O segundo capítulo se aprofunda no legado de seu mestre direto, Mestre Vovô, uma figura central em sua formação cuja memória foi institucionalizada pela comunidade local. O terceiro capítulo explora a história interconectada dos grupos Capoeira Raça e Cordão de Ouro, revelando uma genealogia compartilhada que é fundamental para compreender o percurso de Pavarotti. Finalmente, o quarto capítulo contextualiza toda essa história ao examinar o papel fundamental da cidade de Itabuna como um berço de mestres e o ponto de origem da linhagem Cordão de Ouro. Juntos, esses eixos compõem um retrato detalhado não apenas de um mestre, mas da teia cultural que o produziu.
Capítulo 1: A Formação de um Mestre – A Jornada de José Carlos Santana dos Santos (Pavarotti).
A identidade do capoeirista é complexa e ligada à sua trajetória e ao universo da Capoeira. É marcada principalmente pelo seu apelido (ou nome de guerra) na roda, dado por mestres ou colegas, que reflete uma característica ou evento, sendo a forma primária de reconhecimento na comunidade.
No caso específico de Mestre Pavarotti, cada um desses elementos revela uma faceta essencial de uma jornada dedicada à arte, à cultura e à educação. Seu apelido, de ressonância artística, sugere uma voz ou presença marcante, seja no canto (canto da ladainha e dos corridos) ou na postura dentro da roda.
Além do apelido, sua linhagem de mestres funciona como um mapa genealógico que rastreia e valida seu conhecimento e técnica, conectando-o a uma tradição e a uma escola específica da Capoeira. Essa linhagem não é apenas uma sucessão de nomes, mas a transmissão de um saber profundo, de uma filosofia de vida e de um estilo de jogo.
A contribuição para a comunidade e sociedade de Mestre Pavarotti, com raízes em sua cidade natal, Itabuna, na Bahia, confere propósito e legado à sua arte. Sua dedicação à Capoeira e à educação o posiciona como agente de transformação social, utilizando a arte como ferramenta de desenvolvimento, disciplina e resgate cultural para as novas gerações da região.
Identificação e Dados Biográficos
O capoeirista em questão é José Carlos Santana dos Santos, nascido em 5 de outubro de 1985. Residente no bairro Sinval Palmeira, em Itabuna, Bahia, sua vida e sua prática da Capoeira estão indissociavelmente ligadas a esta cidade, um reconhecido celeiro de grandes talentos na arte. Na comunidade da Capoeira, ele é amplamente conhecido pelo apelido de Pavarotti, nome sob o qual está registrado no Cadastro Nacional da Capoeira do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Para além de sua notável habilidade na roda, a trajetória de José Carlos Santana dos Santos é marcada por uma sólida formação acadêmica. Ele exerce a profissão de Professor de história e possui quatro pós-graduações. Além de sua carreira na educação e na capoeira, o Mestre Pavarotti é hoje também músico profissional. Essa tripla identidade como Mestre de Capoeira, intelectual-educador e músico confere uma dimensão particular à sua atuação. Sugere uma abordagem à Capoeira que é simultaneamente prática, fundamentada na vivência corporal e na tradição oral, e reflexiva, informada por uma consciência histórica e uma capacidade pedagógica apurada. Ele não é apenas um portador da tradição física da Capoeira, mas também um articulador de seu contexto histórico e de seus valores culturais, posicionando-o como uma figura chave para a preservação e a transmissão qualificada do legado de sua linhagem.
Afiliação e Graduação: Resolvendo a Discrepância.
A transição para o Grupo Cordão de Ouro, onde hoje detém a graduação de Mestre, foi um processo de profunda resiliência e realinhamento de linhagem. Após o falecimento de seu mestre formador em 2013, Pavarotti decidiu em 2014 mudar para o Grupo Cordão de Ouro, a convite do Mestre Ninja, com quem permaneceu até 2020. Foi neste período, entre 2020 e 2021, que Mestre Pavarotti e seu padrinho, Mestre Garrote, optaram por se desligar do núcleo de Mestre Ninja para fundarem o próprio, batizado de "Expressão Grapiúna", uma das células do grupo Cordão de Ouro em Itabuna. Mestre Garrote, um dos 'padrinhos' de Pavarotti no Cordão de Ouro, deu continuidade ao trabalho conjunto até seu falecimento.
Com o falecimento de Mestre Garrote em Setembro de 2025, Mestre Pavarotti, que já havia sido graduado Mestre em 2024 pelas mãos de Mestre Suassuna, recebeu deste a supervisão dos trabalhos que estavam sob a responsabilidade de Garrote. Isso consolidou Pavarotti na direção integral do núcleo "Expressão Grapiúna" em Itabuna e na supervisão das turmas de Lá Paz e Trindade, na Bolívia, fortalecendo ainda mais sua responsabilidade com o legado da linhagem.
Seu perfil detalhado no portal do IPHAN elucida completamente esta progressão. José Carlos Santana dos Santos obteve sua graduação de Mestre no ano de 2024, em uma cerimônia de formatura realizada em sua própria cidade, Itabuna. O significado deste evento é amplificado por quem lhe concedeu a graduação: o próprio Reinaldo Ramos Suassuna, o Mestre Suassuna, fundador e patriarca do Grupo Cordão de Ouro. Este ato representa muito mais do que uma simples promoção hierárquica; é um momento de profunda carga simbólica. Como será explorado adiante, Mestre Suassuna é o ponto de origem da linhagem capoeirística de Pavarotti. Receber a corda de Mestre diretamente das mãos do fundador, na cidade onde tudo começou, representa um poderoso ato de reconhecimento, legitimidade e o fechamento de um ciclo genealógico que se estende por décadas. Atualmente, sua afiliação oficial é com a Associação de Capoeira Cordão de Ouro, consolidando seu lugar dentro desta prestigiosa escola.
Início da Trajetória: A Formação no Grupo Raça.
A jornada de Mestre Pavarotti na Capoeira começou em 1998, em Itabuna, no Grupo Cultural Capoeira Raça. Ele aprendeu os fundamentos sob a orientação de Mestre Vovô (em memória), seu principal formador. Pavarotti também reconhece a influência de Mestre Magrelo e Mestre Luís Medicina, fundadores do Grupo Raça, e, significativamente, Mestre Suassuna, uma figura que desde cedo prefigurava sua futura integração ao Cordão de Ouro.
Atuação como Educador.
A vocação de Mestre Pavarotti para o ensino manifestou-se cedo. Ele começou a ensinar Capoeira em 2001, apenas três anos após iniciar sua própria prática, demonstrando uma rápida assimilação dos fundamentos da arte e um desejo de compartilhá-los. Sua atuação como educador, no entanto, transcende os limites da academia de Capoeira.
Impulsionado por um forte senso de responsabilidade social, ele se envolveu ativamente em diversos projetos de educação integral e de alcance comunitário. Sua participação em programas como "Mais Cultura nas Escolas" e "Mais Educação", bem como nos projetos PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e ProJovem, evidencia um compromisso profundo com a utilização da Capoeira como ferramenta de transformação social.
Atualmente, sua atuação pedagógica continua em diversas frentes, diferenciando-se pela faixa etária de seus alunos e pela abrangência geográfica de seu trabalho. Ele leciona Capoeira no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, onde os alunos são predominantemente jovens e adultos. Em contraste, ele mantém o projeto social "Capoeira pé no chão!" — sediado no salão anexo da Igreja Católica Santa Maria Madalena, no bairro Nova Itabuna — que foca majoritariamente em crianças. Além de sua base em Itabuna, Mestre Pavarotti expandiu sua supervisão para outras regiões, incluindo a turma do Professor Tartaruga no núcleo de Almadina-BA. Mais recentemente, após o falecimento de Mestre Garrote, ele assumiu a supervisão dos trabalhos na Bolívia, nas cidades de Lá Paz e Trinidad, mantendo contato a distância e marcando presença nos eventos sempre que possível. Em Itabuna, ele lidera o núcleo "Expressão Grapiúna", uma das células do Grupo Cordão de Ouro na cidade. Em épocas de grandes eventos, todos os núcleos do grupo se reúnem para uma celebração única, que muitas vezes conta com a presença do próprio fundador do grupo Cordão de Ouro, Mestre Suassuna.
Essa dedicação em levar a arte para contextos educacionais e sociais mais amplos reforça seu perfil de mestre-educador, que enxerga na Capoeira não apenas uma luta ou uma dança, mas um poderoso instrumento de cidadania, disciplina e desenvolvimento humano.
Nota de Pesar e Legado: Mestre Garrote (In Memoriam).
É crucial lamentar o recente falecimento de Mestre Garrote em Setembro de 2025.
Garrote, padrinho de Mestre Pavarotti e parceiro no Grupo Cordão de Ouro, foi essencial na fundação do núcleo "Expressão Grapiúna" em Itabuna, em 2020/2021, após se desligarem de Mestre Ninja.
Com seu falecimento, Garrote, que também liderava a Capoeira na Bolívia (La Paz e Trinidad), teve seu trabalho reconhecido por Mestre Suassuna e continuado por Pavarotti, que assumiu a supervisão boliviana e a total responsabilidade pelo "Expressão Grapiúna", mantendo vivo seu legado.
Capítulo 2: A Sombra do Baobá – O Legado de Mestre Vovô (Neviton "Vovô").
Na vasta e rica tapeçaria da Capoeira, a figura do mestre transcende a mera habilidade técnica, assemelhando-se a um imponente e milenar baobá – a árvore ancestral africana que simboliza a longevidade, o sustento e a sabedoria. Esta árvore majestosa não apenas oferece uma sombra fresca e protetora, mas também serve como um ponto de referência inabalável e um guardião silencioso para todos que têm a honra de crescer e aprender sob a sua influência.
Para Mestre Pavarotti, essa personificação viva do baobá foi o inesquecível Mestre Vovô. A relação entre mestre e discípulo, forjada nos rigores do treino e na partilha da filosofia de vida da Capoeira, estabeleceu as fundações não só para a jornada individual de Pavarotti, mas para a estrutura de toda a sua comunidade.
Embora Mestre Vovô já não se encontre fisicamente entre nós, tendo cumprido a sua missão terrena e regressado à ancestralidade, o seu impacto é eterno. O seu legado não se dissipou com a sua ausência; pelo contrário, ele continua a projetar uma sombra protetora, ética e profundamente inspiradora. Esta sombra não é de luto, mas de guia e perpetuação da tradição. O conhecimento, as técnicas, as músicas e, mais importante, os valores que Mestre Vovô incutiu, permanecem ativos e vitais.
Em Itabuna, Mestre Pavarotti e seus pares ativamente preservam e expandem o legado e a filosofia de Mestre Vovô. A institucionalização desse trabalho garante a transmissão autêntica e contínua da sua arte às novas gerações, fazendo com que o baobá plantado por Mestre Vovô floresça na Capoeira de Itabuna e além.
Identificação e Papel no Grupo Raça.
O mestre que iniciou e formou Pavarotti, referido na consulta como "Contramestre Vovô Seu", é identificado em registros jornalísticos da época como Neviton "Vovô". Sua trajetória dentro do Grupo Capoeira Raça demonstra uma ascensão constante e uma posição de liderança. Em um artigo de 2006 sobre o VII Encontro do Grupo Capoeira Raça em Itabuna, Neviton "Vovô" é citado com a graduação de "professor" e aparece como um dos coordenadores do evento, ao lado do Contra-Mestre Rogério "Arrepiado".
Apenas um ano depois, em 2007, durante um grande evento em homenagem aos 40 anos de ensino do Mestre Medicina, fundador do grupo, Vovô já é referido como "Contra Mestre... Vovô". Essa mudança de graduação em um curto período de tempo indica não apenas seu progresso técnico, mas também o reconhecimento de sua importância e responsabilidade dentro da hierarquia regional do Grupo Raça. Ele era uma figura central na organização de eventos, na formação de novos alunos e na manutenção das atividades sociais do grupo, que incluíam núcleos de ensino em diversos bairros da periferia de Itabuna.
O Legado Póstumo ("Em Memória").
O status de Mestre Vovô como "(em memória)", conforme consta nos registros de Mestre Pavarotti, confirma seu falecimento. No entanto, a transição de uma figura viva para um legado póstumo não foi um processo passivo de esquecimento, mas sim um movimento ativo de preservação por parte da comunidade capoeirista de Itabuna. A memória de Mestre Vovô foi cimentada através de homenagens e, mais significativamente, pela institucionalização de seu nome.
Em 2013, foi realizado o "4º Festival de Músicas de Capoeira" em Itabuna, um evento que prestou homenagem a "Mestres Antônio Rodrigues (in memoriam) e Vovô (in memoriam)". A organização deste festival por Mestre Lampião, uma liderança do Grupo Cordão de Ouro em Itabuna, é um fato de extrema relevância. Demonstra que o respeito e a admiração por Mestre Vovô transcendem as fronteiras de seu próprio grupo, o Capoeira Raça. Essa conexão intergrupal, forjada através do respeito ao legado de um mestre, prefigura a própria trajetória de Pavarotti, mostrando que a movimentação entre os grupos Raça e Cordão de Ouro em Itabuna não representa uma ruptura, mas sim uma progressão natural dentro de uma teia de relações de respeito e ancestralidade compartilhada já existente.
O ato mais duradouro de preservação de seu legado ocorreu em 2016, com a fundação da "Escola de Capoeira Casa Do Vovô" em Itabuna. Fundada por um coletivo de capoeiristas, incluindo José Carlos e Carlos Martins, a escola serve como um monumento vivo à sua influência. A criação de uma instituição com seu nome é um mecanismo cultural vital na Capoeira. Quando um mestre se vai, seus discípulos e seguidores garantem que seus ensinamentos, sua filosofia e seu nome continuem a ter um "lar" físico e espiritual. Este ato transforma a memória pessoal e a saudade de seus alunos em um patrimônio institucional e coletivo, assegurando a continuidade da linhagem para as futuras gerações e garantindo que o baobá, mesmo após sua queda, continue a nutrir o solo ao seu redor.
Capítulo 3: As Raízes de Itabuna – Grupo Capoeira Raça e a Linhagem Suassuna.
Para compreender plenamente a jornada de Mestre Pavarotti, é imperativo desvendar a história entrelaçada dos grupos que moldaram sua identidade: o Grupo Capoeira Raça, onde foi forjado, e o Grupo Cordão de Ouro, onde foi consagrado. A investigação revela que esses dois grupos não são entidades separadas, mas sim galhos da mesma árvore, com raízes fincadas no mesmo solo fértil de Itabuna e originadas do mesmo mestre seminal: Mestre Suassuna.
Fundação e Estrutura do Grupo Capoeira Raça.
A Associação Cultural Capoeira Raça foi formalmente fundada em Itabuna no ano de 1997, pelos mestres Magrelo e Medicina. No entanto, a história do grupo é anterior a essa data. Na década de 1980, o grupo já existia sob a liderança de Mestre Medicina (cujo nome de batismo é Luís Oliveira Rocha) e era conhecido como "Grupo de Capoeira Luis Medicina". A formalização em 1997 representou a união dos alunos de Mestre Medicina sob a nova bandeira do Grupo Raça.
Desde sua concepção, o grupo demonstrou um forte compromisso com a função social da Capoeira. Conforme evidenciado em reportagens sobre seus eventos, o Grupo Raça mantinha diversos núcleos de ensino em bairros periféricos de Itabuna, como: Urbis 4, Ferradas, Jorge Amado, Bananeira, Califórnia, Fátima e São Pedro, levando a arte e seus valores a centenas de crianças e jovens da comunidade. Essa filosofia de engajamento social foi o ambiente no qual Mestre Pavarotti se formou e que, sem dúvida, influenciou sua própria dedicação a projetos educacionais.
A Conexão Genealógica Direta com Mestre Suassuna.
A pesquisa revela uma conexão genealógica direta entre o Grupo Capoeira Raça e Mestre Suassuna. Uma cartilha do grupo afirma que seu início está ligado ao Mestre Suassuna, que é o Mestre de Medicina.
Antes de fundar o Cordão de Ouro em São Paulo, na década de 1960, Suassuna criou seu primeiro grupo em Itabuna: a ACRESI (Academia de Capoeira Regional Suassuna de Itabuna). Ao partir, deixou o promissor aluno Mestre Medicina (então Luizinho) encarregado.
Portanto, o Capoeira Raça não é independente, mas a continuação da primeira escola de Suassuna, perpetuada por Mestre Medicina. A transição de Mestre Pavarotti do Raça para o Cordão de Ouro não foi uma mudança de "escola", mas um retorno à linhagem original, do "galho" ao "tronco".
Essa dinâmica reflete um padrão: Suassuna representa a diáspora (difusão global com o Cordão de Ouro em São Paulo), e Medicina, a raiz (manutenção da linhagem em Itabuna). A jornada de Pavarotti, formado na "raiz" (Raça) e consagrado pela "diáspora" (Suassuna), mostra a relação simbiótica entre esses movimentos. A força do Cordão de Ouro depende da tradição gerada em sua origem, Itabuna.
Tabela 1: Genealogia Capoeiristica de Mestre Pavarotti:
A complexa, porém direta, cadeia de transmissão de conhecimento é a espinha dorsal deste relatório. A tabela a seguir visualiza essa linhagem de forma inequívoca, servindo como uma referência central para a compreensão da jornada de Mestre Pavarotti e do argumento do "círculo completo".
Capítulo 4: O Berço dos Mestres – Itabuna e a Saga do Cordão de Ouro.
A geografia na Capoeira nunca é um mero detalhe; é uma força motriz, um catalisador de estilos e uma guardiã de linhagens. Cidades como Salvador, berço da arte e forja de mestres lendários; Santo Amaro, celeiro de tradições profundas e rituais sagrados; e o Rio de Janeiro, palco de sua expansão e adaptação urbana, são mais do que simples coordenadas; são verdadeiros ecossistemas culturais que moldaram as filosofias de jogo, as técnicas de luta, as nuances musicais e a própria história da arte. Cada localidade injetou um sotaque único, uma identidade irrevogável na prática da Capoeira.
Dentro da rica e complexa saga do Grupo Cordão de Ouro, a cidade de Itabuna, aninhada no sul da Bahia, ocupa um lugar de significado incomparável. Longe de ser apenas um ponto trivial no mapa da biografia de seu fundador, é o que pode ser chamado de terroir cultural — o ambiente geográfico, social e histórico exato que nutriu o surgimento e a consolidação de sua linhagem. Foi em Itabuna que as bases, os princípios e a visão que definiriam o Cordão de Ouro foram estabelecidos. A cidade não é apenas a origem, mas também permanece uma fonte vital e pulsante de seu legado, um centro de irradiação de seus ensinamentos, mantendo viva a memória de suas raízes e a pureza de seu estilo.
Itabuna como Ponto de Origem.
Reinaldo Ramos Suassuna, nascido em 1938, foi criado em Itabuna. Foi ali que ele iniciou sua prática de Capoeira, não em uma academia formal, mas nas rodas de rua, o laboratório mais autêntico da arte. Nesses encontros, ele aprendeu e mediu forças com grandes capoeiristas da região, como os Mestres Sururú, Bigode de Arame e Maneca Brandão. Essa formação inicial, forjada na malícia e na improvisação das rodas de rua de Itabuna, foi a base sobre a qual ele construiria todo o seu trabalho futuro, incluindo o desenvolvimento do estilo Miudinho.
A identidade de Mestre Suassuna está tão profundamente entrelaçada com sua cidade que ele a imortalizou em sua música. Uma de suas canções mais famosas e cantadas em rodas do Cordão de Ouro ao redor do mundo proclama, com orgulho e nostalgia: "Cordão De Ouro, Sou Lá De Itabuna". Este verso é mais do que uma simples declaração de origem; é um artefato cultural que funciona como um selo de autenticidade, cimentando a conexão indelével entre o grupo e seu berço geográfico e cultural.
Itabuna é o terroir da Capoeira Cordão de Ouro, assim como o terroir do vinho. Não só a cidade natal de Mestre Suassuna e local de fundação da ACRESI, mas o ambiente cultural que o formou e continua a produzir mestres de alto calibre, como Pavarotti. A história de Pavarotti é a mais recente e refinada "safra" deste renomado terroir capoeirístico.
A Fundação do Cordão de Ouro e a Memória da Bahia.
Embora o Grupo Cultural de Capoeira Cordão de Ouro tenha sido oficialmente fundado na efervescente metrópole de São Paulo, em 1 de setembro de 1967, pela visão e maestria de Mestre Suassuna (Reinaldo de Moura) e Mestre Brasília (José Luiz de Oliveira), suas fundações culturais e sua essência simbólica permaneceram profundamente enraizadas na Bahia, o berço da Capoeira. A própria denominação do grupo é um eloquente testemunho dessa ligação umbilical.
A inspiração para o nome, "Cordão de Ouro", brotou de uma dupla homenagem. A primeira, de cunho artístico e nostálgico, veio da imortal canção "Lapinha", uma obra-prima de Baden Powell e Vinicius de Moraes, que alcançou grande popularidade na voz inconfundível de Elis Regina. O refrão da canção, com sua melancolia e saudade da terra natal, entoava: "Adeus Bahia, zum, zum, zum, Cordão de Ouro...". Ao adotar este nome, os fundadores não apenas carregavam consigo a saudade intrínseca da Bahia, mas também reverenciavam a tradição e o folclore. A segunda e mais profunda homenagem era prestada ao lendário capoeirista baiano, fonte de inúmeras histórias e mitos, Besouro Cordão de Ouro (Manuel Henrique Pereira), uma figura cuja destreza e misticismo são sinônimos da Capoeira de raiz. Essa escolha reflete uma intenção clara: mesmo em solo paulista, a nova escola manteria a autenticidade e o espírito da Capoeira Angola e Regional de seus mestres baianos.
Essa profunda conexão com as origens baianas não se limitava ao plano simbólico; ela se manifestou de maneira concreta e vital na primeira sede do grupo em São Paulo. Localizada na Rua das Palmeiras, no coração da capital paulista, a academia rapidamente transcendeu a função de um mero espaço de treino. Transformou-se em um vibrante ponto de apoio, acolhimento e referência cultural para a grande onda de capoeiristas, migrantes e nordestinos que deixavam o Norte e Nordeste do Brasil em busca de novas oportunidades na metrópole industrial.
O local ganhou, merecidamente, o apelido informal de "Consulado Baiano". Era, de fato, um pedaço autêntico da Bahia transplantado para o cenário paulista – um santuário onde a cultura, a culinária, o sotaque e, acima de tudo, a Capoeira de raiz, tal como aprendida nas rodas da Bahia, eram fervorosamente preservados, ensinados e celebrados. Este fato histórico é crucial, pois reforça inequivocamente a ideia de que, apesar de sua fundação e expansão pelo Brasil e pelo mundo, o Grupo Cordão de Ouro jamais perdeu de vista sua matriz cultural baiana. É uma matriz cuja gênese e epicentro reside fundamentalmente na trajetória de vida e no aprendizado da Capoeira de seu fundador, Mestre Suassuna, originário da cidade de Itabuna, no sul da Bahia. A academia da Rua das Palmeiras, portanto, funcionou como um portal que garantia a continuidade e a pureza dessa herança cultural, permitindo que a chama da Capoeira baiana ardesse intensamente no coração de São Paulo.
Nota do Pesquisador:
Este documento representa um esforço dedicado para registrar e preservar a rica história da linhagem capoeirista de Mestre Pavarotti. O empenho de Cristiano Dos Santos Rocha em solicitar, guiar e possibilitar a catalogação destas informações foi fundamental para a construção deste relatório, garantindo que a trajetória de mestres e grupos de Itabuna seja devidamente documentada para as futuras gerações de capoeiristas e pesquisadores da cultura afro-brasileira.
Referências:
IPHAN. Cadastro Nacional da Capoeira: Pavarotti. Disponível em: https://capoeira.iphan.gov.br/user/infor/6474.
IPHAN. Lista de Capoeiristas. Disponível em: https://capoeira.iphan.gov.br/capoeirista?page=41.
PORTAL CAPOEIRA. Itabuna: VII Encontro do Grupo Capoeira Raça. 10 nov. 2006. Disponível em: https://portalcapoeira.com/capoeira/eventos-agenda/itabuna-vii-encontro-do-grupo-capoeira-raca/.
PORTAL CAPOEIRA. Grupo Capoeira Raça: Quarenta anos de ensino do Mestre Medicina. 28 set. 2007. Disponível em: https://portalcapoeira.com/capoeira/eventos-agenda/grupo-capoeira-raca-quarenta-anos-de-ensino-do-mestre-medicina/.
YouTube. Lições da Capoeira - Garrote. 23 dez. 2013. Disponível em:(https://www.youtube.com/watch?v=ao3Mp5Hl6WM).
IPHAN. Cadastro Nacional da Capoeira: Escola de Capoeira Casa Do Vovô. Disponível em: https://capoeira.iphan.gov.br/index.php/grupo/infor/49.
IPHAN. Cadastro Nacional da Capoeira: Associação Cultural Capoeira Raça. Disponível em: https://capoeira.iphan.gov.br/grupo/infor/127.
DICIONÁRIO DA CULTURA POPULAR. Grupo Capoeira Raça em Muritiba. Disponível em: https://dicionarioculturapopular.com/exibir_imagem.php?id=19.
IPHAN. Cadastro Nacional da Capoeira: associação cultural capoeira raça de itabuna. Disponível em: https://capoeira.iphan.gov.br/index.php/grupo/infor/1447.
SCRIBD. Cartilha Do Raça. Disponível em:(https://pt.scribd.com/document/321513927/Cartilha-Do-Raca).
CAPOEIRA LAS VEGAS. History of Cordão de Ouro. Disponível em: https://www.capoeiralasvegas.co/history-of-cord%C3%A3o-de-ouro.
WIKIPEDIA. Mestre Suassuna. Disponível em:(https://pt.wikipedia.org/wiki/Mestre_Suassuna).
CDO SERGIPE. História CDO. Disponível em: https://cdosergipe.wixsite.com/cdosergipe/historia-cdo.
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CDO SERGIPE. História CDO. Disponível em: https://cdosergipe.wixsite.com/cdosergipe/historia-cdo.
CDO SERGIPE. História CDO. Disponível em: https://cdosergipe.wixsite.com/cdosergipe/historia-cdo.
Referências citadas:
1. Portal da Capoeira, https://capoeira.iphan.gov.br/grupo/infor/127
2. Capoeiristas, https://capoeira.iphan.gov.br/capoeirista?page=41
3. Itabuna: VII Encontro do Grupo Capoeira Raça, https://portalcapoeira.com/capoeira/eventos-agenda/itabuna-vii-encontro-do-grupo-capoeira-raca/
4. Grupo Capoeira Raça: Quarenta anos de ensino do Mestre Medicina, https://portalcapoeira.com/capoeira/eventos-agenda/grupo-capoeira-raca-quarenta-anos-de-ensino-do-mestre-medicina/
5. Lições da Capoeira - Garrote - YouTube, https://www.youtube.com/watch?v=ao3Mp5Hl6WM 6. Grupo Capoeira Raça em Muritiba, https://dicionarioculturapopular.com/exibir_imagem.php?id=19
7. associação cultural capoeira raça de itabuna, https://capoeira.iphan.gov.br/index.php/grupo/infor/1447
8. História do Grupo de Capoeira Raça | PDF | Escravidão - Scribd, https://pt.scribd.com/document/321513927/Cartilha-Do-Raca
9. History of Cordão de Ouro | CDV Las Vegas, https://www.capoeiralasvegas.co/history-of-cord%C3%A3o-de-ouro
10. Mestre Suassuna – Wikipédia, a enciclopédia livre, https://pt.wikipedia.org/wiki/Mestre_Suassuna
11. Mestre Suassuna comemora os 50 anos do grupo de capoeira Cordão de Ouro, https://gazetadasemana.com.br/coluna/2668/mestre-suassuna-comemora-os-50-anos-do-grupo-de-capoeira-cordao-de-ouro
12. Cordão De Ouro, Sou Lá De Itabuna - YouTube, https://www.youtube.com/watch?v=UMV4LJj2IEg
13. História do Grupo Cordão de Ouro | cdosergipe, https://cdosergipe.wixsite.com/cdosergipe/historia-cdo
14. VEJA COMO SURGIU O GRUPO CORDÃO DE OURO CAPOEIRA - YouTube, https://www.youtube.com/watch?v=6-Ye40q-10I
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