WILLIAM CRUZ.
(Contramestre William).
Relatório Monográfico sobre a Trajetória do Contramestre William Cruz e a Escola de Capoeira Casa do Vovô: Linhagem, Estrutura e Legado no Eixo Itabuna-Feira de Santana.
Elaborado por: Cristiano Dos Santos Rocha.
Data: Novembro de 2025.
São Paulo/ SP.
Sumário:
I. Introdução: A Capoeira como Legado e Resistência no Interior da Bahia.
1.1. Contextualização da Salvarda da Capoeira
1.2. Apresentação do Objeto de Estudo
II. A Linhagem Matriz: O Legado do Contra-Mestre Vovô.
2.1. O Patriarca Fundador: Contra-Mestre Vovô (Antônio Neviton dos Santos)
III. A Trajetória do Contramestre William Cruz: Formação, Liderança e Ascensão.
3.1. As Raízes em Feira de Santana e o Papel de Fundador
3.2. A Ascensão a Contramestre: Um Marco de Consolidação Institucional
3.3. O Eixo Geográfico Itabuna-Feira de Santana: Uma Estratégia de Atuação Bipolar
IV. A Escola de Capoeira Casa do Vovô: Estrutura, Governança e Evolução Institucional.
4.1. A Fundação Coletiva e o Modelo de Governança Distribuída
4.2. A Liderança Colegiada e os "Herdeiros do Axé"
V. Impacto Sociopedagógico e Expressão Artística.
5.1. A Pedagogia da Inclusão: O Projeto "Capoeira nas Escolas"
5.2. Engajamento Cultural e Validação Acadêmica
5.3. A Expressão Artística: Jogo, Musicalidade e Performance
VI. Conclusões: A Consolidação de uma Liderança Regional e a Vitalidade da Tradição.
6.1. Síntese da Contribuição de Contramestre William Cruz
6.2. A Escola Casa do Vovô como Modelo de Sucesso
VII. Menção Especial ao Idealizador do Documento.
7.1. Reconhecimento a Cristiano Dos Santos Rocha (Alemão)
VIII. Referências.
I. Introdução: A Capoeira como Legado e Resistência no Interior da Bahia
1.1. Contextualização da Salvaguarda da Capoeira.
A Capoeira, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e, posteriormente, como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, representa uma das mais complexas e ricas manifestações da cultura afro-brasileira. Sua salvaguarda transcende a mera preservação de movimentos e cantigas; ela reside na vitalidade das comunidades que a praticam e na capacidade de seus mestres e líderes de transmitir um vasto corpo de saberes, valores e histórias de resistência. Este relatório argumenta que a perenidade da Capoeira não se sustenta apenas nos grandes centros urbanos historicamente consagrados, como Salvador, mas é igualmente dependente da resiliência, organização e capacidade de articulação de lideranças regionais que atuam no interior do estado. Figuras como o Contramestre William Cruz exemplificam o capoeirista moderno que, ao mesmo tempo que honra a tradição, atua como gestor cultural, pedagogo e articulador comunitário, garantindo que a chama da Capoeira permaneça acesa em múltiplos territórios.
1.2. Apresentação do Objeto de Estudo.
Este documento propõe-se a realizar uma análise aprofundada e atualizada da trajetória do Contramestre William Cruz e da instituição à qual está intrinsecamente ligado: a Escola de Capoeira Casa do Vovô. Sediada em Itabuna, Bahia, mas com forte atuação em Feira de Santana, a escola emerge como um fascinante estudo de caso sobre sucessão, governança coletiva e expansão territorial estratégica. O objetivo central deste relatório é expandir e consolidar o conhecimento sobre esta linhagem específica da Capoeira Regional, preenchendo lacunas históricas cruciais com base em novas evidências documentais extraídas de registros oficiais e fontes acadêmicas. Ao detalhar a genealogia da escola, desde seu patrono, o Mestre Vovô, e a ascensão de seus Contramestres, busca-se oferecer um registro definitivo que não apenas documenta, mas também analisa o modelo de sucesso que permitiu a este grupo florescer e se consolidar como uma força cultural relevante no interior da Bahia.
II. A Linhagem Matriz: O Legado do Contra-Mestre Vovô.
2.1. O Patriarca Fundador: Mestre Vovô (Antônio Neviton dos Santos).
A gênese da Escola de Capoeira Casa do Vovô está indissociavelmente ligada à figura de seu patrono e patriarca, o Mestre Vovô (Antônio Neviton dos Santos). Além de capoeirista de alto nível, Vovô foi um articulador social e visionário, fundamental na estruturação da Capoeira em Itabuna. Seu trabalho seminal teve início em 1997, no bairro Urbis 4, e foi desde o princípio marcado por um profundo compromisso social, oferecendo um refúgio de aprendizado e pertencimento. Vovô utilizou a Capoeira como uma ferramenta de inclusão, dedicando-se à formação de jovens de comunidades periféricas e, notavelmente, ao trabalho com crianças com necessidades especiais, como as portadoras de Síndrome de Down. Seu falecimento, em 5 de abril de 2013, não representou o fim de sua obra, mas sim o catalisador que impulsionou seus alunos a formalizarem e perpetuar seu legado.
A formação de Mestre Vovô foi solidificada sobre uma "tríade de influências" que moldaram a filosofia técnica e institucional da futura escola :
Fundamento Técnico: Mestre Magrelo (Valdecir Alcântara), seu mestre direto (Grupo Capoeira Raça), que lhe incutiu o rigor técnico e a mentalidade competitiva. Mestre Magrelo foi o técnico responsável por levar Itabuna a quatro vitórias nos jogos estaduais, o que demonstra o alto nível de disciplina e performance absorvido por Vovô.
Base Institucional: Mestre Luiz Medicina (Luís Rocha), fundador do Grupo Capoeira Raça, forneceu a Vovô a estrutura institucional e a visão organizacional. Vovô atuou como coordenador regional do Raça, adquirindo experiência prática na gestão de alunos e na organização de grandes eventos.
Conexão de Prestígio e Riqueza Cultural: A associação com o renomado Mestre Suassuna (Reinaldo Ramos), também itabunense e fundador do Grupo Cordão de Ouro. A participação do grupo de Vovô nos eventos "Capoeirando" (2004 e 2008) validou sua abordagem holística e conectou seu trabalho de base a uma referência global, reforçando o foco num vasto repertório cultural (Maculelê, Dança do Fogo, etc.).
III. A Trajetória do Contramestre William Cruz: Formação, Liderança e Ascensão.
3.1. As Raízes em Feira de Santana e o Papel de Fundador.
A trajetória de Contramestre William Cruz é marcada por uma forte conexão com a cidade de Feira de Santana, que funciona como sua base de operação pessoal e um importante centro para articulação política e cultural. Feira de Santana, um pólo metropolitano estratégico, possui uma cena de Capoeira vibrante e engajada em discussões sobre políticas públicas, como a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa da Capoeira. A atuação de William neste ambiente sugere um perfil de liderança que transcende a sala de aula, engajando-se ativamente na defesa e no fomento da arte.
Contudo, sua identidade como capoeirista está fundamentalmente atrelada à Escola de Capoeira Casa do Vovô, em Itabuna. Ele é um dos oito fundadores da instituição, estabelecida formalmente em 30 de maio de 2016. Esta fundação foi um ato coletivo de seus alunos diretos — José Carlos (Gué), Carlos (Zoião), Geovane (Karuru), Thiago (Zoreba), William, Wilde, Alessandro e Renato (Pica-pau) — motivado pelo desejo de dar continuidade e institucionalizar os ensinamentos de seu mentor, o Mestre Vovô. O papel de William como cofundador o posiciona não apenas como um herdeiro, mas como um dos pilares responsáveis pela construção e sustentação do legado de seu mestre.
3.2. A Ascensão a Contramestre: Um Marco de Consolidação Institucional.
Um dos indicadores mais claros da maturação e do sucesso da Escola Casa do Vovô é a ascensão de William Cruz à graduação de Contramestre. O cadastro da escola no IPHAN, atualizado em 1º de julho de 2017, registrava explicitamente "0" Contramestres em seu quadro. O fato de William ser hoje reconhecido com este título confirma que sua promoção ocorreu em um momento posterior a esta data.
Esta graduação representa um marco significativo, tanto para ele quanto para a instituição. Na hierarquia da Capoeira, o título de Contramestre é a penúltima etapa antes do mestrado, conferido a indivíduos que demonstram não apenas domínio técnico e filosófico, mas também uma comprovada capacidade de liderança, gestão e formação de novos instrutores. A ascensão de William, ocorrida durante o período de consolidação do grupo, é um testemunho de sua intensa dedicação e da validação de sua competência pela mais alta autoridade da escola. Mais do que um reconhecimento individual, sua promoção sinaliza a capacidade da Casa do Vovô de formar sua própria liderança sênior, validando a eficácia de todo o seu sistema pedagógico e consolidando sua autonomia e legitimidade no cenário da Capoeira.
3.3. O Eixo Geográfico Itabuna-Feira de Santana: Uma Estratégia de Atuação Bipolar.
A aparente dualidade geográfica na atuação de Contramestre William Cruz, com a sede institucional em Itabuna e uma forte base de atuação em Feira de Santana, não representa uma contradição, mas sim uma sofisticada estratégia de expansão territorial que pode ser descrita como um modelo "hub and spoke" (eixo e raios).
Itabuna (O Eixo - Hub): Funciona como o centro da identidade, da legitimidade e da tradição do grupo. É a sede da matriz, o berço da linhagem de Mestre Vovô e o local onde se concentram os projetos sociais de base, como o "Capoeira nas Escolas". Manter essa base em Itabuna garante que o grupo permaneça conectado às suas raízes e ao seu propósito original.
Feira de Santana (O Raio - Spoke): Atua como um polo estratégico de expansão e influência. Por ser um centro urbano maior, oferece mais oportunidades para captação de alunos, visibilidade e engajamento em discussões de políticas públicas. Contramestre William atua como um "gestor cultural moderno", defendendo a capoeira em fóruns e garantindo a sustentabilidade do grupo neste polo.
Esta estrutura bipolar permite que a Escola Casa do Vovô mantenha sua autenticidade (em Itabuna) enquanto opera de forma estratégica em um mercado cultural maior (em Feira de Santana). A liderança de William Cruz é o elo que conecta esses dois pólos, representando a "visão estratégica de Mestre Vovô, adaptando-a para um crescimento regional organizado e sustentável".
IV. A Escola de Capoeira Casa do Vovô: Estrutura, Governança e Evolução Institucional.
4.1. A Fundação Coletiva e o Modelo de Governança Distribuída.
A Escola de Capoeira Casa do Vovô (CDV) foi formalmente criada em 30 de maio de 2016 por um colegiado de ex-alunos de Mestre Vovô: José Carlos (Gué), Carlos (Zoião), Geovane (Karuru), Thiago (Zoreba), William, Wilde, Alessandro e Renato (Pica-pau). O objetivo foi preservar o legado, os ensinamentos e a filosofia do mestre, conferindo-lhes estrutura institucional.
O nome "Casa do Vovô" simboliza o acolhimento do mestre. Manter a sede em Urbis IV, onde Mestre Vovô começou em 1997, honra seu legado na comunidade. O modelo de fundação coletiva assegura governança compartilhada e resiliência institucional..
4.2. A Liderança Colegiada e os "Herdeiros do Axé".
A estrutura de liderança da escola se solidificou com a formação de um quadro de Contramestres que dão continuidade à missão de Mestre Vovô, cada um focado em um aspecto central do legado . Além de Contramestre William Cruz (focado na Expansão Estratégica e Articulação Política), este colegiado de "Herdeiros do Axé" inclui outros pilares fundamentais :
Contramestre Carlos Zoião: O principal guardião do legado em Itabuna, focado no pilar Institucional e Pedagógico, profissionalizando o ensino e criando novos produtos culturais.
Contramestre José Carlos Gué: Representa a Expansão Filosófica e Cultural, globalizando a filosofia de Mestre Vovô em missões internacionais (Chile, Argentina, Turquia, etc.).
Contramestre Cabelo Pé de Serra: Representa a diáspora da Ação Social de Base, transplantando a missão de Mestre Vovô para áreas de vulnerabilidade em São Paulo.
Contramestres Geovane Karuru e Thiago Zoreba: Cofundadores e peças-chave na gestão local em Itabuna, atuando como "Guardião Pedagógico" e "Provedor da Cultura", respectivamente.
Contramestres Renato Pica-pau: Atua como Educador Comunitário e vetor do Ativismo Cívico, conectando o trabalho de base às políticas públicas em Itabuna.
Essa governança distribuída, onde cada líder sênior herdou um pilar fundamental da missão de Vovô, é a essência da vitalidade, especialização e sustentabilidade da escola. A delegação de responsabilidades centrais a indivíduos com profundo conhecimento garante que cada aspecto crucial da visão original seja cultivado com foco e excelência.
Cada pilar representa uma área estratégica (currículo, talentos, comunidade ou valores). A descentralização do poder decisório não fragmenta a liderança; pelo contrário, a fortalece, garantindo decisões mais próximas da execução e com maior expertise.
Essa distribuição leva à especialização. Os líderes seniores, dedicados a seus pilares, tornam-se especialistas, impulsionando inovação e melhoria contínua. Isso mantém a escola relevante, na vanguarda da educação e adaptável a novos desafios, sem desviar de seus princípios.
Mais crucialmente, essa estrutura garante a sustentabilidade a longo prazo. A missão de Vovô não está centralizada em uma pessoa, mas sim em um grupo de líderes seniores, mitigando o risco de dependência e assegurando uma transição suave. Isso permite que a escola prospere por gerações, mantendo viva a visão original e, em última análise, garantindo a perenidade da excelência e do legado.
V. Impacto Sociopedagógico e Expressão Artística.
5.1. A Pedagogia da Inclusão: O Projeto "Capoeira nas Escolas".
O trabalho da Escola Casa do Vovô é a materialização do legado social deixado por Contra-Mestre Vovô. Sua pedagogia era fundamentada em uma dualidade poderosa: a "disciplina rigorosa" da Capoeira Regional e um "acolhimento profundamente humano" . O projeto "Capoeira nas Escolas Itabuna" é a principal expressão dessa vocação, continuando a missão de Vovô de "tirar os meninos da rua", oferecendo um caminho estruturado longe da criminalidade . A "pedagogia da inclusão radical" de Mestre Vovô, que integrava ativamente crianças com Síndrome de Down, é um pilar mantido pela escola . O perfil de Contramestre Carlos Zoião no IPHAN confirma sua atuação em projetos governamentais como "Mais Cultura nas Escolas" e "Mais Educação" 4, demonstrando a capacidade da escola de formalizar parcerias e implementar a Capoeira no ambiente escolar.
5.2. Engajamento Cultural e Validação Acadêmica.
A relevância cultural da Escola Casa do Vovô transcende a comunidade da Capoeira, recebendo validação de uma das mais importantes instituições de ensino do estado. O grupo é mencionado na tese de doutoramento "Pedagogia da Circularidade Afrocênica", defendida na Universidade Federal da Bahia (UFBA). O documento registra a participação da "Capoeira Casa do Vovô" em um encontro acadêmico, onde os estudantes exploraram a ginga, a capoeiragem e aspectos históricos da arte ao som de berimbaus, tambores e atabaques. Ser objeto de estudo e registro em uma tese da UFBA confere à escola um capital simbólico e acadêmico de grande valor. Essa menção funciona como uma validação externa e de alto nível de suas práticas pedagógicas, legitimando o grupo como um ator cultural relevante e sério no cenário regional.
5.3. A Expressão Artística: Jogo, Musicalidade e Performance.
Mestre Vovô entendia que a Capoeira não poderia ser ensinada de forma isolada. Sua metodologia era abrangente, incluindo um vasto repertório de expressões culturais afro-brasileiras" como Maculelê, Dança do Fogo, Puxada de Rede e Dança Afro . Essa abordagem era uma "estratégia pedagógica brilhante" para a "construção de identidade e autoestima" .
A ênfase dada à musicalidade e ao "canto" de Contramestre William em descrições prévias é particularmente reveladora. Na Capoeira, a liderança da roda é exercida tanto pelo jogo quanto pela música. Um contramestre deve ser um mestre da bateria é um cantor potente. O vasto repertório folclórico herdado de Vovô sugere que a musicalidade na Casa do Vovô é rica e diversificada, e que Contramestre William é um dos principais guardiões e transmissores dessa riqueza cultural.
VI. A Consolidação de uma Liderança Regional e a Vitalidade da Tradição.
6.1. Síntese da Contribuição de Contramestre William Cruz.
A análise detalhada de sua trajetória revela o Contramestre William Cruz como uma liderança multifacetada, exemplar do capoeirista do século XXI. Sua contribuição se define por uma combinação de excelência técnica, validada por sua graduação a Contramestre; visão estratégica na gestão cultural, manifestada na bem-sucedida operação do eixo Itabuna-Feira de Santana; e um profundo compromisso com o legado social de seu mentor, o Mestre Vovô. Ele não é apenas um artista marcial, mas um "gestor cultural moderno" e um articulador político que garante a sustentabilidade e a expansão de uma importante linhagem da Capoeira baiana.
6.2. A Escola Casa do Vovô como Modelo de Sucesso.
A Escola de Capoeira Casa do Vovô, conforme demonstrado, é um modelo de excelência e sustentabilidade na difusão da Capoeira no interior do Brasil. Sua perenidade e impacto social se baseiam em quatro alicerces interligados que garantem sua relevância cultural e pedagógica.
A Casa do Vovô é mais que uma academia; é a concretização do propósito solene de preservar e honrar a memória, filosofia e obra do Mestre Vovô. Este respeito inegociável à ancestralidade confere legitimidade histórica à escola e a nutre-senso de pertencimento e responsabilidade entre seus membros, assegurando que as raízes e a essência da Capoeira de Vovô sejam o farol de todas as atividades.
Linhagem de Prestígio e Reconhecimento: A Casa do Vovô tem sua base na linhagem do Mestre Vovô, discípulo de Mestres renomados como Magrelo, Medicina e, especialmente, Mestre Suassuna. Essa conexão assegura uma fundação técnica, filosófica e de alta qualidade, garantindo o reconhecimento da escola nos círculos tradicionais da Capoeira.
Governança Coletiva e Resiliente: A escola adota um modelo de gestão inovador, fundado por um colegiado ("Herdeiros do Axé") e com um quadro de Contramestres que compartilham responsabilidades. Essa estrutura horizontalizada e distribuída elimina a dependência de uma única liderança, promovendo a longevidade e a adaptabilidade da escola.
Engajamento Social e Inclusão Radical: A sustentabilidade da Casa do Vovô é reforçada por seu profundo trabalho de base em comunidades e escolas de baixa renda. Guiada pela "pedagogia da inclusão radical", a Capoeira é utilizada como ferramenta de transformação e ascensão social, garantindo a relevância do grupo, um fluxo constante de praticantes e o apoio comunitário essencial.
VII. Menção Especial ao Idealizador do Documento.
7.1. Reconhecimento a Cristiano Dos Santos Rocha (Alemão).
Este relatório reconhece formalmente a iniciativa de Cristiano Dos Santos Rocha (Instrutor Alemão), aluno do Contra-Mestre Vovô. Sua busca por catalogar e aprofundar informações sobre seu mestre e grupo é um ato de "guardião da memória", essencial em culturas de tradição oral como a Capoeira.
Ao idealizar este documento, Alemão resiste ao esquecimento, registrando o legado de Vovô e a trajetória de seus sucessores de forma estruturada. Sua dedicação prova que a força de um mestre reside em seus alunos, e este relatório se torna parte da história, mantendo vibrante o legado da Casa do Vovô.
VIII. Referências:
Ferreira, T. (2019). Pedagogia da Circularidade Afrocênica. Repositório Institucional da UFBA. 5
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Cadastro Nacional da Capoeira. Perfil da Escola de Capoeira Casa do Vovô. Acessado em 2024. 2
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Cadastro Nacional da Capoeira. Perfil de Carlos Martins Coelho Sousa (Carlos Zoião). Acessado em 2024. 4
Relatório Monográfico sobre William Cruz: Contramestre de Capoeira no Eixo Feira de Santana-Itabuna/BA. (Documento original fornecido). 1
Prefeitura de Feira de Santana. (s.d.). Capoeiristas comemoram projeto que cria Frente Parlamentar. 3
Pauta Blog. (2016). Casa do Vovô, da Igreja Batista Teosópolis, é reaberta em Itabuna.
Costa do Cacau Blog. (s.d.). Casa do Vovô celebra 10 anos de fundação e ganha um novo nome.
Antônio Neviton dos Santos (Contra-Mestre Vovô): História, Linhagem e o Legado Social da Capoeira em Itabuna, Bahia. (Documento fornecido).
O Axé que Permanece: Trajetória, Pedagogia Social e o Legado. Antônio Neviton dos Santos, Mestre Vovô de Itabuna. (Documento fornecido).
Referências citadas:
Portal da Capoeira, acessado em outubro 22, 2025, https://capoeira.iphan.gov.br/user/infor/93
Portal da Capoeira, acessado em outubro 22, 2025, https://capoeira.iphan.gov.br/index.php/grupo/infor/49
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PEDAGOGIA DA ..., acessado em outubro 22, 2025, https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30994/1/TESE-PedagogiadaCircularidadeAfroc%C3%AAnica%20%28T%C3%A1ssio%20Ferreira%29.pdf
Portal da Capoeira, acessado em outubro 22, 2025, https://capoeira.iphan.gov.br/user/infor/42
William Capoeira.pdf
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