ITAMAR SOUZA.
(CONTRAMESTRE JACA).
Legado do Mestre Vovô, Ativismo Cívico e a Sustentabilidade da Capoeira em Itabuna, Bahia.
Criação do Documental: Cristiano Dos Santos Rocha.
Data de Elaboração: Outubro de 2025.
Guarulhos - SP.
SUMÁRIO:
ITAMAR SOUZA (CONTRAMESTRE JACA): GENEALOGIA SOCIAL, ATIVISMO CÍVICO E A SUSTENTABILIDADE DA CAPOEIRA COMO PATRIMÔNIO IMATERIAL EM ITABUNA, BAHIA.
1 HISTÓRICO-LEGISLATIVO DA CAPOEIRA EM ITABUNA.
Este relatório apresenta uma análise exaustiva da trajetória de Itamar Souza, conhecido no universo da capoeiragem como Contramestre Jaca, e o seu papel central na consolidação da Capoeira como elemento estruturante da identidade cívica e da pedagogia social em Itabuna, no Sul da Bahia. A investigação concentra-se na sua afiliação genealógica, determinada pela profunda influência de seu mentor direto, Contramestre Vovô (Antônio "Neviton" dos Santos), e na intersecção de sua atuação com o recente reconhecimento institucional da arte no município.
1.1 Itabuna: Um Polo de Capoeiragem, Excelência e Estruturação Cívica.
A cidade de Itabuna estabeleceu-se historicamente como um centro de intensa tradição e excelência técnica na capoeiragem, confirmada pelo notável registro de ter vencido quatro vezes os jogos internos de capoeira do estado. Essa busca por excelência é a herança direta de Contramestre Jaca, membro central do Grupo Raça. O ecossistema capoeirístico de Itabuna é dinâmico, abrangendo intercâmbios e treinamentos com cidades vizinhas do Sul da Bahia, como Ilhéus e Itacaré. A presença do Grupo Capoeira Raça se estende regionalmente, filiada à matriz de Ilhéus, fundada em 1995, demonstrando a força e a coesão da rede.
1.2 O Reconhecimento da Capoeira como Patrimônio Imaterial e o Imperativo Cívico.
A relevância social da Capoeira em Itabuna foi solidificada por meio da Lei nº 2.065, sancionada em outubro de 2022, que elevou a arte à categoria de Patrimônio Histórico, Cultural de Natureza Imaterial do município. Este marco legislativo eleva a Capoeira a um elemento estruturante da identidade local, impondo um imperativo para que seus líderes se envolvam na gestão cultural e na política cívica. O reconhecimento oficial estabelece um mandato institucional para o trabalho social, exigindo que o Poder Público Municipal, através de órgãos como a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) , fomente e promova a prática. O trabalho de base realizado por líderes como Contramestre Jaca valida a função social da Capoeira.
1.3 A Capoeira como Ferramenta de Educação Antirracista (Lei 10.639/03).
A atuação dos capoeiristas de Itabuna está intrinsecamente ligada ao ativismo social e à educação, engajando-se na luta pela aplicação da Lei Federal 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira. Em debates na Semana da Consciência Negra, foi articulada a proposta de oferecer aulas de capoeira nas unidades da rede municipal de ensino, inserindo-a diretamente no debate sobre Educação Antirracista. A Capoeira é defendida como aliada contra o racismo, congregando "disciplina, esporte, saúde, educação, tradição e, sobretudo, respeito". O líder da Capoeira, como Contramestre Jaca, é elevado a Educador Cívico e Guardião da História.
Tabela 1.1: O Contexto Institucional da Capoeira em Itabuna
2 O GRUPO CAPOEIRA RAÇA: MATRIZ INSTITUCIONAL E MODELO DE GESTÃO DESCENTRALIZADA.
A análise da trajetória de Contramestre Jaca exige a compreensão da matriz institucional que lhe confere legitimidade e rede de apoio: o Grupo Capoeira Raça (GCR). Este grupo opera sob um modelo que equilibra a autoridade dos Mestres fundadores com um sistema de gestão descentralizada focado no alcance comunitário.
2.1 Gênese e Evolução Institucional do Grupo Raça.
O Grupo Capoeira Raça foi formalizado como a Associação Cultural Capoeira Raça de Itabuna, sendo fundado oficialmente em 1997. Sua origem está ligada à transição do antigo Grupo de Capoeira Luis Medicina, quando Mestre Magrelo se uniu aos demais alunos de Mestre Medicina para consolidar o Grupo Raça na cidade. Existem registros que sugerem que a capoeira organizada em Itabuna, na linhagem do GCR, pode ter raízes ainda mais antigas, remontando à década de 1960 sob a liderança de Mestre Suassuna, antes de Mestre Medicina assumir.
A Trajetória Pessoal de Itamar Souza, o Contramestre Jaca, iniciou a prática da capoeira em 05 de março de 1999. Sua adesão à arte foi marcada por uma profunda paixão. Jaca é hoje Contramestre (2º Grau), portando a graduação amarelo e branco, e permanece filiado ao Grupo Raça.
2.2 O Duo Fundador: Mestre Medicina e Mestre Magrelo.
A fundação do GCR está ancorada em tradição e excelência. Mestre Luís Medicina (Luís Rocha), natural de Itabuna, é o fundador da matriz institucional, celebrando 40 anos de ensino, embora hoje resida em Muritiba. Mestre Valdecir Magrelo (Valdecir Alcântara) é a figura central na excelência técnica, sendo o técnico que levou Itabuna a vencer quatro vezes os jogos internos estaduais. Mestre Magrelo, que já residiu na Itália, está atualmente no Brasil, dividindo seu tempo entre sua fazenda em Santa Luzia e Itabuna. Contramestre Jaca tem Mestre Medicina, fundador do Grupo Raça, como seu condutor e mestre.
2.3 O Modelo de Gestão Descentralizada e o Alcance Comunitário.
O GCR adotou um modelo de gestão que prioriza a autoridade delegada, dada a ausência física dos Mestres fundadores (Medicina em Muritiba, Magrelo em Santa Luzia/Itabuna). A Mestra Vanessa é a responsável pela coordenação regional do grupo em Itabuna.
O trabalho operacional e social era historicamente delegado a Contramestres essenciais, que incluíram Contramestre Vovô (Antônio Neviton dos Santos) , Mestre Risadinha, Mestre Ninja e Mestre Arrepiado. Atualmente, esses líderes expandiram seus trabalhos além da matriz do Grupo Raça:
Mestre Risadinha atua no Grupo Cordão de Ouro (Núcleo Raiz da CDO).
Mestre Ninja fundou o Grupo Capoeira Celeiro de Bamba.
Contramestre Arrepiado fundou o Grupo Berimbau Bahia.
Todos esses líderes realizam trabalhos sociais nas comunidades de Itabuna, além de atividades particulares. Contramestre Jaca, sendo aluno direto de Vovô, foi treinado especificamente nesse modelo de gestão de capoeira como serviço social, crucial para a amplitude social do Grupo Raça.
3 A LINHAGEM PEDAGÓGICA E A FORMAÇÃO SOCIAL DE CONTRAMESTRE JACA.
A trajetória e a metodologia de Contramestre Jaca (Itamar Souza) são inseparáveis do legado de seu mentor, Contramestre Vovô. Esta afiliação direta define a sua atuação como um vetor de continuidade do engajamento cívico do Grupo Raça.
3.1 Contramestre Vovô: O Pilar Social e o Mentor de Jaca.
Contramestre Vovô foi uma figura de imensa relevância local e um coordenador essencial do Grupo Raça em Itabuna. O cerne de seu trabalho residia no compromisso com a inclusão e o trabalho de base em áreas de vulnerabilidade, sendo responsável por núcleos de ensino em Urbis IV, Ferradas e B. Santo Antônio. Vovô iniciou formalmente seus trabalhos na comunidade em 1997, no bairro da Urbis IV. Jaca, que iniciou a capoeira em 1999, foi um dos primeiros alunos do Mestre Vovô a iniciar o trabalho de ensino no bairro da Urbis IV, em um projeto conhecido como "Amigos da Escola", na Escola Frederico Ismit Lima.
O compromisso de Vovô com a democratização da Capoeira era evidente. Essa ética pedagógica priorizava a inclusão, destacando-se na inclusão de crianças com Síndrome de Down e visando explicitamente "tirar os meninos da rua". A importância duradoura de Vovô foi ratificada por uma homenagem in memoriam prestada em 2013. Vovô era reconhecido por seus pares e pela comunidade como um Mestre no sentido social e filosófico.
3.2 Jaca como Vetor de Continuidade do Legado Social.
A informação de que Jaca é aluno direto de Contramestre Vovô constitui o ponto fundamental da sua formação. Jaca absorveu a excelência técnica do Grupo Raça (Mestre Magrelo) e, de maneira mais significativa, a pedagogia social e comunitária aplicada por Vovô nos bairros periféricos.
O sucesso de Contramestre Jaca no trabalho de base é uma extensão da credibilidade social herdada de Vovô. Jaca é o executor comunitário, o principal responsável por acolher crianças e adolescentes por meio da Capoeira no Bairro Jorge Amado. Hoje, Jaca continua levando o trabalho e o legado de Mestre Vovô em bairros da periferia de Itabuna, como Urbis IV e Jorge Amado.
Além de seu trabalho em Itabuna, Contramestre Jaca é um dos três alunos de Mestre Vovô (junto com Gué e Pé de Serra) que levaram o legado do mentor para fora do Brasil, sendo o segundo a fazê-lo. Ele já realizou intercâmbios internacionais na Argentina e no Chile, além de ter atuado em grandes capitais brasileiras como Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo.
Dessa forma, o sucesso contínuo de Jaca no Jorge Amado e Urbis IV atesta a eficácia e a validação póstuma da metodologia pedagógica de Vovô.
3.3 A Capoeira como Matriz de Desenvolvimento Humano e Ativismo.
A metodologia pedagógica herdada por Jaca tem como foco o desenvolvimento integral do indivíduo, promovendo a convivência, o senso de colaboração e o desenvolvimento da personalidade. No contexto da legislação antirracista e do status de Patrimônio Imaterial, Jaca se estabelece como um "capoeirista-ativista" que garante a continuidade da missão de transformação humana. Jaca também colaborou ativamente com o poder público municipal, trabalhando na Prefeitura em instituições como a FICC e a Marimbeta.
A abordagem de Vovô era abrangente, integrando as vertentes Angola, Regional e Contemporânea da Capoeira com um vasto repertório cultural e folclórico, incluindo Dança do Fogo, Maculelê e Puxada de Rede. Esse foco cultural foi vital para a projeção de seus alunos, inclusive através da participação em eventos globais como o "Capoeirando" de Mestre Suassuna em 2004 e 2008.
Tabela 3.1: Genealogia Hierárquica e Responsabilidade Social de Contramestre Jaca (Grupo Raça).
4 O PERFIL DE LIDERANÇA DE ITAMAR SOUZA (CONTRAMESTRE JACA).
O Contramestre Jaca destaca-se em Itabuna por conciliar alta visibilidade midiática com um profundo compromisso com o serviço social de base, consolidando um perfil de liderança que vai além do mestre de capoeira tradicional.
4.1 Liderança Cultural e Capital Social.
Itamar Souza desfrutou de proeminência cultural notável, sendo uma "personalidade frequente em matérias de jornais e revistas". Essa forte presença midiática posiciona Jaca não apenas como um Contramestre de uma associação específica, mas como um ícone da capoeira itabunense. Jaca utiliza seu status elevado para transformar a percepção pública da Capoeira, demonstrando que a disciplina e os valores da arte são eficazes para o sucesso profissional. O seu apelido, "Jaca," é metaforicamente alinhado à ideia da capoeira como "luta e resistência de um povo".
4.2 Narrativas de Resiliência e Superação Pessoal e o Intercâmbio Cultural.
A figura pública de Jaca é marcada por narrativas de resiliência, como o depoimento que faz referência a um "campeão" que sofreu um acidente grave, mas que expressa convicção de que ele "vai voltar". Sua experiência internacional, incluindo viagens ao Chile e à Argentina para levar o legado do Mestre Vovô, aliada à atuação em grandes centros urbanos no Brasil, reforça seu status como um modelo de perseverança e embaixador cultural.
4.3 Agente Articulador Cívico e a Sustentabilidade do Patrimônio.
Jaca atua como um articulador cultural eficiente na intersecção entre a tradição da capoeira, seu status profissional e o ativismo político. Sua alta visibilidade e a ligação com o Grupo Raça, um grupo de elite cívica , permitem-lhe influenciar as políticas públicas locais. O fato de um líder de tamanha proeminência dedicar-se ativamente a núcleos periféricos, seguindo a herança de Vovô no Jorge Amado e Urbis IV, reforça o poder da Capoeira como vetor de ascensão social. Seu envolvimento direto na militância pela aplicação da Lei 10.639/03 e a articulação constante com a FICC são cruciais para a sustentabilidade da Capoeira como Patrimônio Imaterial. Jaca garante que o trabalho de base iniciado por Vovô continue a receber o apoio logístico e institucional necessário, traduzindo o prestígio da Capoeira em impacto humano sustentável e democrático.
Contramestre Jaca representa a consolidação da linhagem sociopedagógica do Grupo Raça na região de Itabuna. Sua formação, iniciada em 1999, foi uma síntese de duas vertentes essenciais: a excelência técnica e a profunda responsabilidade social e pedagógica herdada de seu mentor direto, Contramestre Vovô. O sucesso de Jaca em manter a capoeira como um vetor de desenvolvimento comunitário em Urbis IV e Jorge Amado, e sua atuação como embaixador cultural internacional, demonstra a eficácia do modelo pedagógico herdado.
5 RECONHECIMENTO E SALVAGUARDA DO LEGADO.
Este relatório assume uma importância particular ao ser concebido por Cristiano Dos Santos Rocha (Alemão), um capoeirista pertencente à mesma linhagem pedagógica de Contramestre Vovô (Antônio "Neviton" dos Santos). A iniciativa de Alemão de catalogar e documentar a trajetória de Contramestre Jaca, um herdeiro direto da missão social de Vovô , é um ato essencial de preservação histórica. A elaboração deste documento reforça o compromisso dos discípulos de Vovô em manter vivo e acessível o legado sociopedagógico do mentor na comunidade.
REFERÊNCIAS:
FICC promove oficinas do Espaço Qualifica e Roda do Gueto de capoeira - Prefeitura de Itabuna, https://itabuna.ba.gov.br/2023/06/14/ficc-promove-oficinas-do-espaco-qualifica-e-roda-do-gueto-de-capoeira/
Associação Desportiva, Cultural e Artística de Capoeira Raça de Ilhéus, https://capoeira.iphan.gov.br/index.php/grupo/infor/1479
Vereadores elevam Capoeira e Lavagem a patrimônio de Itabuna, https://itabuna.ba.leg.br/noticias-/vereadores-elevam-capoeira-e-lavagem-a-patrimonio-de-itabuna/
Fundo Municipal da Cultura – FMC, http://snc.cultura.gov.br/media/docs/fundo_cultura/12420/fundo-municipal-da-cultura-fmc.pdf
Sistema Municipal de Cultura - SMC, http://snc.cultura.gov.br/media/docs/legislacao/12415/sistema-municipal-de-cultura-smc-itabuna-ba.pdf
Associação Cultural Capoeira Raça de Itabuna, https://capoeira.iphan.gov.br/index.php/grupo/infor/1447
Cartilha Do Raca,(https://pt.scribd.com/document/321513927/Cartilha-Do-Raca)
Grupo Capoeira Raça: Quarenta anos de ensino do Mestre Medicina, https://portalcapoeira.com/capoeira/eventos-agenda/grupo-capoeira-raca-quarenta-anos-de-ensino-do-mestre-medicina/
Associação Cultural Capoeira Raça (Filial Itabuna), https://capoeira.iphan.gov.br/grupo/infor/127
Depoimento do Mestre Medicina sobre o acidente com o Contra Mestre Geladeira.,((((((((((https://www.youtube.com/watch?v=HIUAMjD24yQ)))))))))
Antônio Neviton dos Santos (Contra-Mestre Vovô): História, Linhagem e o Legado Social da Capoeira em Itabuna, Bahia (uploaded: Vovô Itabuna.pdf)
Carlos Martins Coelho Souza. Contramestre Carlo Zoião. Trajetória, Linhagem e o Papel Sócio-Educacional da Capoeira em Itabuna (Bahia) (uploaded: Finalizado e revisado Carlos Zoião.pdf)
Mestre Ninja, fundador do Grupo Celeiro de Bamba Itabuna, https://www.caeseceaedd.org/post/reconhecimento-internacional-ao-mestre-ninja
Joilson Silva D'Andrade - Mestre Risadinha, RAIZ da CDO - Capoeira - cordão de ouro, https://capoeira.iphan.gov.br/grupo/infor/117
Referências citadas:
1. Informações do grupo e entidade - IPHAN Capoeira, https://capoeira.iphan.gov.br/index.php/grupo/infor/1479 2. Vereadores elevam Capoeira e Lavagem a patrimônio de Itabuna, https://itabuna.ba.leg.br/noticias-/vereadores-elevam-capoeira-e-lavagem-a-patrimonio-de-itabuna/ 3. Fundo Municipal da Cultura (FMC), http://snc.cultura.gov.br/media/docs/fundo_cultura/12420/fundo-municipal-da-cultura-fmc.pdf 4. SMC - Sistema Municipal de Cultura, http://snc.cultura.gov.br/media/docs/legislacao/12415/sistema-municipal-de-cultura-smc-itabuna-ba.pdf 5. associação cultural capoeira raça de itabuna, https://capoeira.iphan.gov.br/index.php/grupo/infor/1447 6. História do Grupo de Capoeira Raça | PDF | Escravidão - Scribd, https://pt.scribd.com/document/321513927/Cartilha-Do-Raca 7. Grupo Capoeira Raça: Quarenta anos de ensino do Mestre Medicina, https://portalcapoeira.com/capoeira/eventos-agenda/grupo-capoeira-raca-quarenta-anos-de-ensino-do-mestre-medicina/ 8. Associação Cultural Capoeira Raça, https://capoeira.iphan.gov.br/grupo/infor/127 9. História - Capoeira Raiz de Itabuna, https://raizdeitabuna.com.br/historia 10. Depoimento do Mestre Medicina sobre o acidente com o Contra Mestre Geladeira., https://www.youtube.com/watch?v=HlUAMjD24yQ
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