(Contramestre Cabelo Pé de Serra!) Um Líder Da Capoeira!

 

George Silva De Oliveira.

Contramestre Cabelo Pé de Serra.

A Trajetória Multifacetada de Contramestre Cabelo Pé de Serra: Raiz, Luta e Diplomacia Cultural.

Prévia em Vídeo:


Criador do Documento: Cristiano Dos Santos Rocha.

Local: Guarulhos SP.

 Outubro de 2025.

Sumário:

Introdução: Contexto e Posicionamento de Cabelo Pé de Serra

  • A. O Significado de um Apelido: Cabelo "Pé de Serra"

I. Origens, Trabalho de Base e a Migração Cultural (Itabuna para São Paulo)

  • A. O Grupo de Origem: Capoeira Raça de Itabuna

  • B. O Mestre Formador: Mestre Vovô (Professor Newton)

  • C. A Passagem por Mestre Nego na Chegada a São Paulo

  • D. Atuação em São Paulo: Cidade Tiradentes, Itaquera e a Roda de Rua

II. A Linhagem de Formação em São Paulo e os Mestres Influenciadores

III. Análise Técnica e Estilística: O Jogo de Cabelo Pé de Serra

  • A. A Malícia Necessária e a Adaptabilidade Estilística

IV. Liderança, Ensino e Projeção Cultural

  • A. A Missão Social e a Presença na Periferia

  • B. Intercâmbio Cultural e Diplomacia da Capoeira

V. Conclusão: O Legado de um Líder da Capoeira Contemporânea

Menção ao Criador do Documento

Referências Bibliográficas

 (Citações Utilizadas).


A Trajetória Multifacetada de Contramestre Cabelo Pé de Serra: Raiz, Luta e Diplomacia Cultural:


Contexto e Posicionamento de Cabelo Pé de Serra.

O Contramestre (CM) Cabelo Pé de Serra emerge como uma figura proeminente e dinâmica na Capoeira contemporânea, representando a intersecção vital entre a rica tradição cultural nordestina e a exigência técnica do eixo urbano paulistano. Oriundo da cidade de Itabuna, no sul da Bahia, sua trajetória é um estudo de caso fascinante sobre migração cultural, adaptação e a manutenção intransigente da identidade dentro de um contexto metropolitano altamente competitivo e em constante transformação.


Desde seus primeiros passos na capoeira, Cabelo Pé de Serra demonstrou um talento inato e uma dedicação férrea, absorvendo os ensinamentos dos mestres mais antigos e desenvolvendo um estilo próprio que mescla a malícia e a ginga baiana com a precisão e a objetividade demandadas pelos centros urbanos. Sua mudança para São Paulo não foi apenas uma transição geográfica, mas um mergulho em um novo ecossistema cultural, onde a capoeira, embora presente, possuía dinâmicas e expectativas diferentes daquelas de sua terra natal.


Nesse cenário, o CM Cabelo Pé de Serra não apenas sobreviveu, mas floresceu. Ele soube adaptar sua metodologia de ensino e sua performance, sem jamais comprometer a essência e os valores que aprendeu na Bahia. Pelo contrário, ele se tornou um elo fundamental, um "pé de serra" que fincou raízes na metrópole, trazendo consigo a força e a autenticidade da cultura nordestina para o coração pulsante de São Paulo. Seu trabalho tem sido crucial para a formação de novas gerações de capoeiristas, que aprendem com ele não apenas os movimentos e a musicalidade, mas também a história, a filosofia e o profundo significado cultural da capoeira. Ele é um guardião da tradição e um inovador, um exemplo vivo de como a cultura pode se reinventar e prosperar mesmo em ambientes desafiadores, mantendo viva a chama de suas origens.



A. O Significado de um Apelido: Cabelo "Pé de Serra".

Cabelo é formalmente reconhecido na hierarquia da Capoeira como Contra Mestre, frequentemente identificado pela sua cidade de origem e pelo apelido "Pé de Serra". Ele também é citado como "irmão do Chorão".

O termo "Pé de Serra" possui uma conotação profundamente ligada à cultura nordestina, designando a forma mais tradicional e autêntica do forró (o forró tradicional, ou de raiz), englobando ritmos como Baião, Xote, Xaxado e Côco. No contexto da Capoeira, especialmente para um mestre oriundo da Bahia e atuante em São Paulo, esta nomenclatura funciona como uma poderosa declaração identitária.

A cidade de São Paulo historicamente apresentou desafios e discriminação contra migrantes nordestinos. Ao assumir o título de "Pé de Serra," Cabelo afirma a autenticidade e a manutenção das raízes culturais tradicionais (a raiz) da Capoeira baiana, lutando contra qualquer diluição ou homogeneização imposta pelo ambiente cosmopolita. Sua atuação se estende desde sua origem em Itabuna, passando por sua base comunitária na Cidade Tiradentes e Itaquera, e sua validação técnica na Praça da República em São Paulo, mantendo um foco na diplomacia cultural através de intercâmbios.

I. Origens, Trabalho de Base e a Migração Cultural (Itabuna para São Paulo).

A fundação da prática e da filosofia de Cabelo Pé de Serra está intrinsecamente ligada à sua cidade natal e ao compromisso social que o levou a estabelecer sua base em São Paulo.A fundação da prática e da filosofia de Cabelo Pé de Serra está intrinsecamente ligada à sua cidade natal, um lugar que moldou profundamente sua visão de mundo e seu senso de comunidade. Essa conexão com suas raízes é o cerne de sua identidade artística e social, impulsionando um compromisso que o levou a estabelecer sua base em São Paulo. A metrópole paulistana, com sua efervescência cultural e suas complexidades sociais, tornou-se o palco ideal para expandir sua atuação e impactar um público mais amplo, sempre mantendo a essência e os valores que o definem desde o início de sua jornada.

A. O Grupo de Origem: Capoeira Raça de Itabuna.

A formação de Cabelo Pé de Serra tem suas raízes no Grupo Capoeira Raça de Itabuna, uma entidade com histórico dedicado à disseminação da arte, da cultura brasileira, da luta e da resistência do povo.  O Grupo Raça foi fundado em 1997, a partir dos alunos de Mestre Medicina, que se juntaram a Mestre Magrelo. Seus mestres principais, portanto, são Mestre Medicina (Luís Rocha, que também fundou o Grupo Capoeira Kilombolas e Capoeira Raça) e Mestre Magrelo (Valdecir Alcântara).


B. O Mestre Formador: Antônio Neviton Dos Santos( Vovô).

O mestre direto de Cabelo Pé de Serra, que o formou no Grupo Raça, é o Mestre Vovô. Vovô, que também é coordenador do Grupo Raça na região, é reconhecido por seu trabalho na disseminação da arte da Capoeira.

O legado de Mestre Vovô em Itabuna é celebrado pela criação da Escola de Capoeira Casa do Vovô. Esta escola, fundada em 2016, foi criada pelos alunos de Mestre Vovô para dar continuidade aos seus ensinamentos, preservando o legado e o trabalho de formação de indivíduos através da capoeira.Contra Mestre Vovô, uma figura central na Capoeira de Itabuna e arredores, é o mentor direto de Cabelo Pé de Serra, tendo sido o responsável por sua formação e desenvolvimento no renomado Grupo Raça. Sua influência transcende o papel de mestre, pois Mestre Vovô também atua como coordenador do Grupo Raça na região, um cargo que reflete seu profundo compromisso e sua vasta experiência na arte.

Reconhecido por sua dedicação incansável, Mestre Vovô tem se destacado na disseminação da Capoeira, contribuindo significativamente para a sua valorização e prática. Seu trabalho não se limita apenas ao ensino de movimentos e técnicas, mas abrange a transmissão de valores, filosofia e a rica cultura que envolve a Capoeira, formando não apenas capoeiristas, mas cidadãos conscientes e engajados.

O legado de Mestre Vovô em Itabuna é perpetuado de forma inspiradora através da Escola de Capoeira Casa do Vovô. Fundada em 2016, esta instituição é um testemunho vivo do impacto de seus ensinamentos. A escola não foi criada por iniciativa própria de Vovô, mas sim por seus dedicados alunos, que, movidos pela admiração e pelo desejo de preservar a continuidade do seu trabalho, se uniram para fundar este espaço. A Casa do Vovô se tornou um farol para a comunidade, um local onde o legado e a metodologia de Vovô são mantidos vivos, assegurando que as futuras gerações possam se beneficiar da formação integral que a Capoeira oferece, promovendo o desenvolvimento físico, mental e social de indivíduos através desta arte afro-brasileira.

C. A Passagem por Mestre Nego na Chegada a São Paulo.

Ao chegar em São Paulo, no início de sua trajetória na capital, Contra Mestre Cabelo Pé de Serra teve uma importante passagem pela linhagem do Mestre Nego . Este contato inicial na metrópole representa um momento de transição e adaptação, adicionando uma camada de influência em sua formação antes de se consolidar sob a supervisão do Mestre Cobrinha na Praça da República.Ao chegar em São Paulo, no início de sua trajetória na capital, Contra Mestre Cabelo Pé de Serra teve uma importante passagem pela linhagem do Mestre Nego. Este contato inicial na metrópole representa um momento crucial de transição e adaptação, servindo como um alicerce fundamental em sua formação capoeirística. Sob a tutela do Mestre Nego, Cabelo Pé de Serra teve a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em fundamentos da capoeira, como movimentos, rituais e a filosofia do jogo. Essa fase enriqueceu significativamente sua bagagem cultural e técnica, preparando-o para os desafios futuros. 

D. Atuação em São Paulo: Cidade Tiradentes, Itaquera e  Roda de Rua.

A escolha de São Paulo como campo de atuação principal levou CM Cabelo Pé de Serra a estabelecer sua base em duas regiões periféricas cruciais: Cidade Tiradentes e Itaquera. Sua academia está localizada especificamente em Itaquera, Jardim Novo Horizonte Colônia, e ele comanda rodas de capoeira.1

Um dos pilares do seu trabalho é a Roda de Capoeira de rua no Terminal Tiradentes, que acontece regularmente, geralmente no primeiro sábado do mês.9 A decisão de basear o trabalho nestas regiões (Cidade Tiradentes e Itaquera) é estrategicamente significativa. Estas são áreas populosas e socialmente desafiadoras da capital paulista, onde a Capoeira não é apenas uma prática física, mas um instrumento crucial de desenvolvimento social e cultural. A manutenção da identidade "Raiz de Itabuna" neste contexto periférico reflete um profundo compromisso com o trabalho de base e a acessibilidade da arte, em contraste com o foco exclusivo em grandes eventos no centro da metrópole.

II. A Linhagem de Formação em São Paulo e os Mestres Influenciadores.

A legitimidade de CM Cabelo no cenário paulistano e nacional é determinada pela sua filiação a uma das mais importantes linhagens de Capoeira do Sudeste brasileiro.A legitimidade de Mestre CM Cabelo no cenário paulistano e nacional da capoeira é inegavelmente determinada e solidificada pela sua profunda filiação a uma das mais importantes e respeitadas linhagens da Capoeira do Sudeste brasileiro. Essa conexão não apenas atesta a sua autenticidade e profundidade de conhecimento, mas também o posiciona como um guardião e propagador dos mais puros fundamentos e tradições da arte.

A. A Filiação à Organização Onças e Mestre Cobrinha da República.

O Batizado de Capoeira de Contra Mestre Cabelo Pé de Serra está diretamente ligado ao grupo CAPOEIRA ORGANIZAÇÃO ONÇAS, sob a supervisão Geral do MESTRE COBRINHA da PRAÇA DA REPÚBLICA. Esta filiação confere-lhe um reconhecimento de alto nível na capoeiragem urbana.

Mestre Cobrinha da Praça da República representa a continuidade da tradição da Roda da Praça da República em São Paulo, um ponto de encontro e resistência cultural que se mantém ativo há mais de 70 anos e é considerada por muitos como uma das rodas mais antigas do mundo. A Capoeira da Praça da República, um Patrimônio da Humanidade 11, é o local onde mestres baianos migrantes (como Mestre Ananias, Zé de Freitas, e Limão) recriaram e consolidaram a identidade da Capoeira paulistana, marcada por uma intensa circularidade cultural e a absorção de diversos estilos.O Batizado de Capoeira de Contra Mestre Cabelo Pé de Serra é um evento de grande relevância no universo da capoeiragem, e sua realização está intrinsecamente ligada ao renomado grupo CAPOEIRA ORGANIZAÇÃO ONÇAS. Esta filiação, por si só, já confere um peso e uma legitimidade consideráveis ao batizado, inserindo-o em uma linhagem de excelência e tradição.

No entanto, o que eleva ainda mais o status deste batizado é a supervisão Geral do MESTRE COBRINHA da PRAÇA DA REPÚBLICA. Mestre Cobrinha é uma figura icônica e respeitada na capoeira, cuja trajetória e conhecimento são pilares para a manutenção da autenticidade e profundidade da arte. Sua supervisão não é meramente nominal; ela representa um aval de qualidade, um selo de autenticidade que atesta o compromisso com os valores e técnicas mais apurados da capoeiragem urbana.

A conexão com Mestre Cobrinha da Praça da República remete diretamente à continuidade da gloriosa tradição da Roda da Praça da República em São Paulo. Este local, mais do que um simples ponto de encontro, é um verdadeiro santuário cultural, um bastião de resistência que se mantém ativo e vibrante há impressionantes mais de 70 anos. É amplamente reconhecida e considerada por muitos como uma das rodas de capoeira mais antigas e significativas do mundo.

A Capoeira da Praça da República não é apenas uma roda; ela é um Patrimônio da Humanidade, um reconhecimento que sublinha sua importância inestimável para a cultura global. Foi neste solo fértil que mestres baianos migrantes, figuras lendárias como Mestre Ananias, Zé de Freitas e Limão, encontraram o ambiente propício para recriar e consolidar a identidade singular da Capoeira paulistana. Esta identidade é marcada por uma intensa circularidade cultural, onde a troca de saberes e experiências é constante, e pela notável capacidade de absorção de diversos estilos e influências, o que a torna rica, dinâmica e sempre em evolução. A presença de Mestre Cobrinha no batizado de Contra Mestre Cabelo Pé de Serra não é apenas uma formalidade, mas a celebração e a perpetuação dessa rica herança cultural.

B. A Tradição da Praça da República: O Berço do Jogo Duro Paulista.

A Roda da República tem uma reputação histórica de ser um local de "capoeira de briga de guerra".12 Embora hoje seja um espaço receptivo a capoeiristas de todo o mundo, a tradição do "joginho duro e pegado" se mantém.4 Chegar à Praça e jogar lá significa enfrentar capoeiristas "bem treinados”

A supervisão de Mestre Cobrinha exige de Cabelo o domínio de um estilo que seja robusto e adaptável, capaz de misturar a malícia (sagacidade) da Capoeira Angola com a objetividade e a agilidade da Capoeira Regional ou Contemporânea. A roda, que muitas vezes não possui divisão por peso, exige do capoeirista a utilização da malícia e da prevenção como recursos fundamentais para administrar o jogo contra adversários que podem ser pesados, mas incrivelmente ágeis. O sucesso de Cabelo nesse ambiente confirma sua capacidade de transitar entre a pureza do "Pé de Serra" e a astúcia urbana.


Tabela 1: Filiação e Contexto Geográfico de Contra Mestre Cabelo Pé de Serra.

Eixo de Atuação

Localização

Grupo/Supervisor

Função e Natureza do Trabalho

Origem/Raiz Cultural

Itabuna, Bahia

Grupo Capoeira Raça (Linhagem Mestre Medicina/Mestre Magrelo)

Presença fundadora; foco na luta e resistência

Mestre Direto

Itabuna, Bahia

Mestre Vovô:(Antônio neviton Dos Santos)

Formação inicial e manutenção do legado (Escola Casa do Vovô)

Primeira passagem em SP

São Paulo

Mestre Nego

Período de transição e contato inicial com a capoeira paulistana 

Base Comunitária em SP

Cidade Tiradentes / Itaquera (Jardim Novo Horizonte Colônia), SP

Academia Própria

Trabalho social contínuo, rodas de rua e formação de base.

Linhagem e Reconhecimento

Praça da República, Centro de SP

Organização Onças / Mestre Cobrinha (Supervisão Geral)

Legitimidade técnica e cultural, participação em uma das rodas mais tradicionais do mundo 


III. Análise Técnica e Estilística: O Jogo de Cabelo Pé de Serra.

As características do jogo do Contra Mestre Cabelo Pé de Serra são notavelmente evidentes em sua atuação na roda de capoeira, onde a agilidade, a malícia e a técnica se entrelaçam de maneira impressionante. Sua movimentação fluida e imprevisível demonstra um domínio corporal apurado, permitindo-lhe transitar entre ataques e defesas com uma velocidade que muitas vezes desarma seus oponentes. A malícia, um pilar fundamental na capoeira, é explorada por Cabelo Pé de Serra não como uma forma de agressão, mas como uma estratégia inteligente para confundir e desorientar o adversário. Ele utiliza fintas, olhares e gestos sutis para criar aberturas, levando o outro jogador a reagir de forma antecipada ou inadequada. Essa capacidade de ler e antecipar os movimentos do oponente é um reflexo de anos de prática e de um profundo entendimento da dinâmica da roda.

Além disso, a sua musicalidade na roda é um diferencial. Cabelo Pé de Serra não apenas joga, mas também "conversa" com o berimbau e os demais instrumentos, adaptando seu ritmo e intensidade ao som que ecoa. Essa conexão intrínseca entre o movimento e a música adiciona uma camada extra de profundidade ao seu jogo, tornando-o não apenas um atleta, mas um artista completo da capoeira. Seu estilo é uma celebração da tradição, mas também uma inovação constante, sempre buscando novas formas de expressar a riqueza e a complexidade da arte da capoeira.


A. A Malícia Necessária e a Adaptabilidade Estilística.

A Capoeira praticada em rodas tradicionais, como a da República, exige mais do que apenas técnica; exige malícia (sagacidade e prevenção). A malícia torna-se um recurso vital, especialmente porque a capoeira de roda de rua lida com uma diversidade de biotipos e níveis de treino.13 Os capoeiristas de peso mais elevado, por exemplo, são reconhecidos por sua agilidade impressionante, capazes de realizar movimentos acrobáticos e aplicar o pé "onde querem," exigindo do oponente uma capacidade tática superior para administrar o peso e a agressividade do jogo. O sucesso de Cabelo nesse ambiente confirma sua capacidade de transitar entre a pureza do "Pé de Serra" e a astúcia urbana.

Tabela 2: Aspectos Estilísticos e Táticos de CM Cabelo Pé de Serra.

Eixo de Análise

Característica Central

Evidência/Fonte

Significado Técnico-Cultural

Adaptação (Tática)

Criatividade e Malícia

Jogos de roda na República

Uso da improvisação e sagacidade para antecipar e surpreender o adversário, essenciais no jogo de roda.

Atuação em SP

Foco no Ensino e Roda de Rua

Academia em Itaquera e Roda do Terminal Tiradentes.

Compromisso com o trabalho de base e a acessibilidade da Capoeira em áreas de vulnerabilidade social.



IV. Liderança, Ensino e Projeção Cultural.

A influência de Contra Mestre Cabelo Pé de Serra transcende os limites do esporte, posicionando-o como um líder comunitário e um embaixador cultural. Sua dedicação à capoeira vai além das rodas e dos golpes, estendendo-se à formação de jovens, à promoção da cultura afro-brasileira e ao fortalecimento dos laços comunitários. Através de seu trabalho incansável, Cabelo Pé de Serra inspira gerações a trilharem o caminho da disciplina, do respeito e da valorização de suas raízes.


A. A Missão Social e a Presença na Periferia.

O foco do seu trabalho em São Paulo, especificamente em Cidade Tiradentes e Itaquera, ilustra seu compromisso em levar a Capoeira para áreas de alta vulnerabilidade social. Este modelo de atuação, centrado na roda de rua e no trabalho

de base, está em consonância com o histórico do Grupo Capoeira Raça de Itabuna, que utiliza a Capoeira como meio de luta, resistência e educação. Esta dimensão social do seu trabalho reforça o papel da Capoeira como ferramenta de transformação e inclusão.


B. Intercâmbio Cultural e Diplomacia da Capoeira.

Cabelo é um ativo promotor do intercâmbio cultural. Ele organiza eventos, como o Intercâmbio Brasil e Chile, que visam divulgar e compartilhar o conhecimento da capoeira e atraiu capoeiristas estrangeiros, incluindo o contramestre Moica do Chile.

Ele também desempenha um papel fundamental na Roda da Praça da República, onde atua na recepção de visitantes de diversas nações, como Chile, Colômbia e Peru. A maneira como ele e o grupo recepcionam os visitantes, pautada pela "humildade e educação" 4, transforma a roda em um ponto de diplomacia cultural, solidificando a imagem da Capoeira brasileira no cenário mundial.

V. O Legado de um Líder da Capoeira Contemporânea.

Contramestre Cabelo Pé de Serra consolidou uma identidade singular na Capoeira, marcada pela fusão de elementos tradicionais e modernidade tática. Ele personifica a raiz nordestina/baiana (o "Pé de Serra" de Itabuna, com a linhagem do Grupo Capoeira Raça e o legado de Mestre Vovô, e a passagem inicial por Mestre Nego) com a exigência tática urbana e a alta performance da Capoeira paulistana, garantida pela sua filiação à linhagem de Mestre Cobrinha da Praça da República.

Sua contribuição é tripla: técnica, social e cultural. Ele se destaca pela versatilidade e malícia no jogo, pelo engajamento comunitário em áreas de vulnerabilidade social (Cidade Tiradentes e Itaquera) 9, e pelo papel ativo na diplomacia cultural através de intercâmbios (como o evento Brasil-Chile, que foca na divulgação do conhecimento).2 Ao manter o nome "Pé de Serra" em um palco global e exigente, Cabelo assegura que a essência da luta e da cultura de resistência nordestina continue a influenciar e a enriquecer a Capoeira em sua forma mais ampla.


Menção ao Criador do Documento:

É crucial registrar e reconhecer a iniciativa do aluno do Mestre Vovô, Cristiano Dos Santos Rocha,, pela criação e estruturação deste documento. Esta pesquisa formalizada é um esforço dedicado à catalogação das informações históricas e da trajetória do Contramestre Cabelo Pé de Serra, garantindo que seu legado e suas contribuições à Capoeira, desde a raiz em Itabuna até a atuação em São Paulo, sejam preservados e devidamente reconhecidos pela comunidade e futuras gerações.

Referências Bibliográficas:

Referências citadas:

  1. RODA CONTRA MESTRE CABELO PÉ DE SERRA - YouTube, acessado em outubro 17, 2025, https://www.youtube.com/watch?v=gz3pt_NvrI8

  2. CAPOEIRA INTERCÂMBIO BRASIL e CHILE/ contra mestre Cabelo Pé de Serra - YouTube, acessado em outubro 17, 2025, https://www.youtube.com/watch?v=tL6UZU68ff4

  3. RODA E BATIZADO CM CABELO PÉ DE SERRA ORGANIZAÇÃO ONÇAS - YouTube, acessado em outubro 17, 2025, https://www.youtube.com/watch?v=-nuToVEMzlA

  4. Serra Foot Hair in the #rodadarepublica #capoeira #capoeiragem - YouTube, acessado em outubro 17, 2025, https://www.youtube.com/shorts/xBKeHxVpZQw

  5. Forró pé de serra – Wikipédia, a enciclopédia livre, acessado em outubro 17, 2025, https://pt.wikipedia.org/wiki/Forr%C3%B3_p%C3%A9_de_serra

  6. Significado de pé de serra - Dicionário inFormal, acessado em outubro 17, 2025, https://www.dicionarioinformal.com.br/significado/p%C3%A9%20de%20serra/1477/

  7. Pé de serra - Dicionário inFormal, acessado em outubro 17, 2025, https://www.dicionarioinformal.com.br/p%E9+de+serra/

  8. As identidades da capoeira paulistana, acessado em outubro 17, 2025, https://www.periodicos.ufpi.br/index.php/entrerios/article/download/5175/4074/19590

  9. VEJA A RODA DO TERMINAL TIRADENTES COMPLETA SEM CORTES - YouTube, acessado em outubro 17, 2025, https://www.youtube.com/watch?v=GnIS3CCaHCE

  10. História - Capoeira Raiz de Itabuna, acessado em outubro 17, 2025, https://raizdeitabuna.com.br/historia

  11. Racismo e Intolerância na Praça da República em SP Tradicional Roda de Capoeira do Mestre Ananias é ameaçada - Portal Geledés, acessado em outubro 17, 2025, https://www.geledes.org.br/racismo-e-intolerancia-na-praca-da-republica-em-sp-tradicional-roda-de-capoeira-do-mestre-ananias-e-ameacada/

  12. Mestre Cobrinha na Roda de Capoeira da Praça da República #shorts - YouTube, acessado em outubro 17, 2025, https://www.youtube.com/shorts/BkdAZAxyUUU

  13. Mestre Cobrinha Diz Algo SURPREENDENTE Sobre A Capoeira Da Praça Da República, acessado em outubro 17, 2025, https://m.youtube.com/watch?v=MMzHNxd9xRo

  14. História da Capoeira na Praça Da República SP- trailer - YouTube, acessado em outubro 17, 2025, https://www.youtube.com/watch?v=QO8ENyuU0hM

  15. The importance of the capoeira master in leading the street capoeira circle - YouTube, acessado em outubro 17, 2025, https://www.youtube.com/watch?v=SkSaag89ITo

  16. Grupo Capoeira Raça: Quarenta anos de ensino do Mestre ..., acessado em outubro 17, 2025, https://portalcapoeira.com/capoeira/eventos-agenda/grupo-capoeira-raca-quarenta-anos-de-ensino-do-mestre-medicina/

Escola de Capoeira Casa do Vovô – Salvaguarda da Capoeira, acessado em outubro 17, 2025, https://capoeiradabahia.com.br/grupo/escola-de-capoeira-casa-do-vovo/

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