(Contramestre Pica-pau) A Ginga que Ensina.

 

 Renato de Jesus Pereira. 

(Contramestre Pica-pau).


A Ginga que Ensina: Trajetória, Legado e Impacto de Contramestre Pica-pau e a Escola de Capoeira Casa do Vovô em Itabuna, Bahia.

PRÉVIA EM VIDEO:

Link do Podcast no Spotify:https://open.spotify.com/episode/6uzCFFjnf4Rze13Vso5VHs?si=Cr2hOPqJT9-OE18t76MuDQ

Elaborado por: Cristiano Dos Santos Rocha.

Data: Novembro de 2025.

Guarulhos, SP.



Sumário:

Seção 1: Perfil de Renato de Jesus Pereira (Contramestre Pica-pau)

  • 1.1. Iniciação e Formação: A Jornada de um Capoeirista

  • 1.2. O Educador e Provedor da Cultura

Seção 2: A Escola de Capoeira Casa do Vovô: Um Epicentro de Legado e Ação Social

  • 2.1. Fundação, Filosofia e Liderança

  • 2.2. Projetos de Impacto e Reconhecimento Institucional

Seção 3: A Linhagem do Mestre: Neviton "Vovô" e as Raízes no Grupo Capoeira Raça

  • 3.1. O Mestre Formador: O Legado Social e Cultural de Mestre Vovô

  • 3.2. O Berço do Grupo Capoeira Raça

  • 3.3. A Importância da Linhagem na Capoeira

Seção 4: Contexto e Cenário: A Capoeira em Itabuna, de Marginalizada a Patrimônio

  • 4.1. Memória e História: De "Cidade dos Capoeiras" ao Reconhecimento Oficial

  • 4.2. A Capoeira como Ferramenta de Transformação Social

Conclusão

Menção Honrosa

Referências.



Seção 1: Perfil de Renato de Jesus Pereira (Contramestre Pica-pau).

Este relatório se aprofunda na trajetória inspiradora de Renato de Jesus Pereira, mundialmente reconhecido no universo da capoeira como Contramestre Pica-pau, e sua notável atuação como um proeminente educador, agente cultural e líder comunitário na vibrante cidade de Itabuna, localizada no sul da Bahia.


A Jornada de um Capoeirista e Educador:

A jornada do Contramestre Pica-pau é um testemunho de dedicação e compromisso comunitário. Sua história reflete a evolução da capoeira na região, que, através dele, transcendeu a arte marcial para se tornar uma poderosa ferramenta de educação, inclusão social e transformação. Desde o início, Pica-pau demonstrou afinidade com a capoeira, absorvendo sua técnica e filosofia de respeito, disciplina e oralidade.


O Legado em Itabuna e a Capoeira como Agente Social:

Em Itabuna, Contramestre Pica-pau deixou um legado significativo ao usar a capoeira para conectar jovens e adultos a oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. Seus projetos sociais e oficinas ensinam a arte e valores cruciais, focando no resgate da autoestima, incentivo à escolaridade e prevenção contra violência e drogas. A academia e a roda de capoeira são um refúgio e centro de irradiação cultural positiva.


1.1. Iniciação e Formação: A Jornada de um Capoeirista.


A trajetória de Renato de Jesus Pereira, o Pica-pau, na capoeira começou em 2002, em Itabuna, no projeto social do Contra-Mestre Vovô (Antônio Neviton dos Santos), que atuava na comunidade desde 1997.

Sua evolução na arte foi gradual: em 2009, após sete anos, tornou-se Aluno Formado. Em 2019, foi graduado a Professor Formado, assumindo a responsabilidade de ensinar. Finalmente, em 2023, após 21 anos de dedicação, alcançou o título de Contramestre 1º Grau, consolidando sua liderança.

O longo tempo entre as graduações reflete uma filosofia pedagógica que valoriza a maturidade técnica, teórica e humana em detrimento da rapidez na obtenção de títulos, garantindo que cada grau represente maestria genuína.



Tabela 1: Cronologia da Trajetória de Contramestre Pica-pau (Renato de Jesus Pereira).


Ano

Marco

Detalhe

Fonte

2002

Início na Capoeira

Iniciação com Mestre Vovô no Bairro da Urbis 4, Itabuna/BA

CURRICULUM.

2009

Graduação

Recebe a graduação de Aluno Formado

CURRICULUM.

2016

Início de Atividade Profissional

Começa a ministrar aulas no Bairro da Mangabinha (até 2020)

CURRICULUM.

2019

Graduação

Recebe a graduação de Professor Formado

CURRICULUM.

2020

Início de Atividade Profissional

Começa a ministrar aulas no Bairro Pedro Gerônimo (até o presente)

CURRICULUM.

2023

Graduação

Recebe a graduação de Contramestre 1º Grau

CURRICULUM.

2023

Início de Atividade Profissional

Começa a ministrar aulas no Bairro Jardim América (até o presente)

CURRICULUM.

Não especificado

Atividade Profissional

Ministra aulas no Colégio Estadual Inácio Tosta Filho

CURRICULUM.


1.2. O Educador e Provedor da Cultura.


Contramestre Pica-pau, além de capoeirista, é um "provedor da Cultura Popular" em Itabuna, ensinando também: Danças Folclóricas e Samba de Roda, atuando como um guardião multifacetado das tradições afro-brasileiras.

Sua atuação como educador em Itabuna demonstra um alcance estratégico. Ele estabeleceu núcleos de ensino de cultura afro-brasileira em bairros como Mangabinha (2016-2020), Pedro Gerônimo (desde 2020) e Jardim América (desde 2023), expandindo o acesso a diferentes comunidades. Além disso, seu trabalho foi incluído na educação formal, com aulas no Colégio Estadual Inácio Tosta Filho.

A atuação do Contramestre Pica-pau na escola pública estadual alinha-se ao "Projeto Capoeira nas Escolas" do governo da Bahia (Lei Moa do Katendê), integrando a capoeira ao currículo como política pública cultural. Seu trabalho em Itabuna o torna um executor local dessa estratégia estadual. O reconhecimento de seu trabalho como educador estende-se a convites para eventos em outras cidades e estados.


Seção 2: A Escola de Capoeira Casa do Vovô: Um Epicentro de Legado e Ação Social.


A Escola de Capoeira Casa do Vovô transcende a definição tradicional de um mero local de prática esportiva. É o pilar central da vida e obra do Contramestre Pica-pau, a instituição que moldou sua identidade e de onde ele extrai a essência de sua trajetória como capoeirista. Mais do que um espaço físico para o treino da arte-luta, a "Casa do Vovô" opera como um autêntico repositório vivo, um museu em movimento, que preserva e propaga o legado de um Mestre – cujos ensinamentos e filosofia são passados adiante de geração para geração.


Sua relevância, contudo, estende-se para além da roda e dos movimentos. Em Itabuna, a escola se estabeleceu como um poderoso motor de ação social e cultural. Por meio da capoeira, a "Casa do Vovô" oferece oportunidades de desenvolvimento pessoal e comunitário, atuando ativamente na inclusão social e na valorização da cultura afro-brasileira. A notável capacidade de articulação institucional da escola permite que ela estabeleça parcerias frutíferas com a comunidade e outras entidades, potencializando seu impacto e consolidando sua posição como um centro irradiador de transformação positiva no município. Em suma, a Escola de Capoeira Casa do Vovô é a manifestação viva do compromisso de Contramestre Pica-pau com a arte, a tradição e o bem-estar de sua comunidade..

2.1. Fundação, Filosofia e Liderança.


A Escola de Capoeira Casa do Vovô, fundada em 25 de maio de 2017 pelos alunos de Mestre Vovô (José Carlos (Gué), Carlos (Zoião), Renato(Pica-pau),Geovane (Karuru), Thiago(Zoreba), William, Wilde e Alessandro), tem como missão dar continuidade aos ensinamentos e ao legado da arte deixado pelo Mestre, atuando como guardiã de uma tradição consolidada.

A filosofia da instituição se baseia em dois pilares: "desenvolver a capoeira e suas atividades para nossa sociedade e trabalhar na formação dos indivíduos que participam do nosso grupo". Este foco duplo na preservação cultural e no desenvolvimento do caráter é fundamental para sua identidade. O nome "Casa do Vovô" simboliza família, acolhimento, respeito aos mais velhos e transmissão de saberes ancestrais, evitando conotações marciais ou comerciais e reforçando sua vocação comunitária.

A liderança da escola reflete a coesão de sua linhagem. Embora fundada pelos alunos, a responsabilidade pública é de Carlos Martins Coelho Sousa (Carlos Zoião), que se formou com Mestres Luiz Medicina, Magrelo e Mestre Vovô. Sua afiliação ao Grupo Capoeira Raça e à Escola de Capoeira Casa do Vovô demonstra que a nova escola é uma continuação orgânica da linhagem anterior, liderada por uma equipe forjada pelo mesmo mestre(Vovô).


2.2. Projetos de Impacto e Reconhecimento Institucional.

A Escola de Capoeira Casa do Vovô demonstra uma notável capacidade de ir além das atividades cotidianas, engajando-se proativamente em projetos que buscam financiamento público e parcerias acadêmicas. Este dinamismo resultou em reconhecimento e apoio institucional significativos.


Dois projetos se destacam:

  1. "EP - Capoeira Casa do Vovô": Proposto por Carlos Martins Coelho Souza (Carlos Zoião), este projeto foi "Classificado" no Edital Vozes Culturais da Bahia, obtendo uma pontuação elevada de 98. A proposta foi submetida através da cota de ações afirmativas para pessoas negras e pertence ao Território de Identidade do Litoral Sul.

  2. "Na Casa Do Vovô Tem Dendê – A Capoeira Como Instrumento De Transformação": Este projeto também foi "Classificado" em um edital de nível federal voltado para iniciativas populares, com localização confirmada em Itabuna.  O título do projeto é, em si, uma síntese da filosofia da escola: "Casa do Vovô" representa o legado; "Dendê" simboliza a essência e a energia afro-baiana; e "Transformação" aponta para a missão social.



Seção 3: A Linhagem do Mestre: Professor Neviton "Vovô" e as Raízes no Grupo Capoeira Raça.

No universo da capoeira, a identidade de um praticante é inseparável de sua linhagem. A legitimidade, o estilo e a filosofia são herdados através de uma cadeia de mestres e discípulos. Para compreender plenamente a trajetória de Contramestre Pica-pau e a essência da Escola de Capoeira Casa do Vovô, é imprescindível reconstruir a linhagem que os formou, traçando suas raízes até o influente Grupo Capoeira Raça.


3.1. O Mestre Formador: O Legado Social e Cultural de Mestre Vovô.

Antônio Neviton dos Santos, o Contra-Mestre Vovô, emerge como a figura central e o elo fundamental nesta linhagem. Ele não foi apenas o mestre que iniciou Contramestre Pica-pau em 2002, mas um agente de transformação social cuja metodologia e filosofia de ensino moldaram uma geração inteira de capoeiristas em Itabuna.

Sua atuação estava profundamente ligada ao Grupo Capoeira Raça, onde atuou como um dos Contramestres coordenadores, ao lado de Risadinha, Ninja e Arrepiado. Sua principal contribuição foi a criação e gestão de projetos sociais em bairros periféricos. Ele iniciou seu trabalho em 1997 na Urbis IV, o mesmo bairro onde Pica-pau começaria sua jornada anos depois, com foco em "tirar os meninos da rua". Sua pedagogia era notavelmente inclusiva, garantindo a participação de crianças de comunidades vulneráveis e de jovens com necessidades especiais..

A metodologia de Vovô transcendia a capoeira como luta, tratando-a como um complexo cultural abrangente. Seus ensinamentos incluíam um vasto repertório de manifestações folclóricas como Dança do Fogo, Dança Afro, Maculelê e Puxada de Rede. Essa riqueza cultural permitiu que seus alunos participassem de eventos de renome nacional, como o "Capoeirando", organizado pelo Mestre Suassuna, em 2004 e 2008, projetando o trabalho de base de Itabuna para um palco mundial.

Antônio Neviton dos Santos faleceu em 5 de abril de 2013. O reconhecimento de seu impacto foi formalizado em uma homenagem póstuma durante um grande batizado do Grupo Raça em setembro daquele ano. A fundação da "Casa do Vovô" por seus alunos mais próximos é o testemunho mais eloquente de que seu legado e seu axé alcançaram o patamar dos grandes líderes culturais, imortalizando sua obra.


3.2. O Berço do Grupo Capoeira Raça.

O Grupo Capoeira Raça figura como a "escola-mãe" desta linhagem em Itabuna. Sua fundação na cidade é atribuída a Mestre Medicina (Luís Rocha), que esteve presente no encontro de 2006 coordenado por Professor Vovô, confirmando o vínculo ativo entre o fundador e a geração seguinte de professores. A formação de Vovô foi diretamente influenciada por uma tríade de mestres: seu mestre técnico direto, Mestre Magrelo (Valdecir Alcântara), conhecido por treinar equipes vitoriosas em competições estaduais; Mestre Medicina, a referência institucional do grupo; e a conexão de alto nível com Mestre Suassuna, que proporcionou um palco nacional para a cultura desenvolvida por Vovô.

A história do grupo possui raízes ainda mais profundas e se conecta a uma das figuras mais icônicas da capoeira contemporânea. Registros históricos indicam que o trabalho que daria origem ao Grupo Raça em Itabuna foi iniciado na década de 1960 pelo lendário Mestre Suassuna, fundador do Grupo Cordão de Ouro e também natural de Itabuna, antes que Mestre Medicina assumisse a liderança local. Essa conexão insere a linhagem de Itabuna em uma tradição de relevância nacional, ligando os praticantes locais a um dos movimentos de expansão e renovação da capoeira mais importantes do Brasil.


3.3. A Importância da Linhagem na Capoeira.

A transição do trabalho dentro do "Grupo Capoeira Raça" para a fundação da "Escola de Capoeira Casa do Vovô" representa um processo orgânico e significativo de sucessão geracional. A nova escola não é uma ruptura,mas sim uma continuação focada em um ramo específico da "árvore genealógica" da capoeira, centrada na figura, no carisma e nos ensinamentos de um mestre pivotal: Mestre Vovô. Este é um padrão comum e respeitado na capoeira, onde discípulos proeminentes honram seus mestres ao criar escolas que carregam e perpetuam seu espírito e sua filosofia.

A linhagem documentada, portanto, confere um selo de autenticidade e tradição ao trabalho de Contramestre Pica-pau e da Casa do Vovô. O mapa de relações abaixo ilustra essa transmissão de conhecimento.


Tabela 2: Mapeamento da Linhagem e Afiliações Chave.

Nome / Apelido

Função / Graduação

Afiliação Principal

Relação / Linhagem

GRUPO ATUAL 

Mestre Suassuna

Mestre Fundador

Cordão de Ouro

Iniciou o trabalho em Itabuna nos anos 60; Referência para Mestre Vovô

CORDÃO DE OURO

Mestre Medicina

Mestre Fundador

Grupo Capoeira Raça

Fundador do Grupo Raça; Aluno de Suassuna; Mestre de Vovô

GRUPO RAÇA/MURITIBA

Mestre Magrelo

Mestre

Grupo Capoeira Raça

Mestre direto e técnico de Mestre Vovô

GRUPO RAÇA/ITABUNA

Newiton "Vovô"

Contra-Mestre

Grupo Capoeira Raça

Aluno de Magrelo e Medicina; Mestre de Pica-pau e Zoião

GRUPO RAÇA/ITABUNA: CASA DO VOVÔ

Renato "Pica-pau"

Contramestre

Escola de Capoeira Casa do Vovô

Aluno de Mestre Vovô

GRUPO RAÇA.

ESCOLA DE CAPOEIRA CASA DO VOVÔ.

Carlos "Zoião"

Contramestre

Escola de Capoeira Casa do Vovô

Aluno de Mestre Vovô

COLA DE CAPOEIRA CASA DO VOVÔ.

Rogério "Arrepiado"

Contra-Mestre

Grupo Capoeira Raça

Coordenador de evento junto com Mestre Vovô

GRUPO  BERIMBAU BAHIA.


Seção 4: Contexto e Cenário: A Capoeira em Itabuna, de Marginalizada a Patrimônio.

Para compreender a real dimensão do trabalho de Contramestre Pica-pau e da Escola de Capoeira Casa do Vovô, é fundamental situá-los no contexto mais amplo da história e da paisagem contemporânea da capoeira em Itabuna. A trajetória da capoeira na cidade é uma narrativa de profunda transformação, que vai da marginalização e da criminalização à celebração como patrimônio cultural.


4.1. Memória e História: De "Cidade dos Capoeiras" ao Reconhecimento Oficial.

Fontes acadêmicas que investigam o passado de Itabuna revelam uma história complexa. Na década de 1950, um período de crescimento econômico impulsionado pelo cacau, a cidade passava por reformas urbanas e políticas de "ajuste social". Nesse contexto, os capoeiristas eram frequentemente associados à desordem e à violência urbana, e seus praticantes, marginalizados. Itabuna era, por vezes, referida pejorativamente como a "cidade dos capoeiras", um lugar onde a prática estava ligada a conflitos de rua e à resistência às normas vigentes.

Este passado de estigmatização contrasta de forma dramática com a realidade atual. Em um ato de reparação histórica e reconhecimento cultural, em 14 de outubro de 2022, o prefeito de Itabuna sancionou a Lei nº 2.065, que reconhece a capoeira como Patrimônio Histórico, Cultural de Natureza Imaterial do município. Este marco legal representa a culminação de décadas de trabalho de mestres e praticantes para mudar a percepção pública da arte.

Essa extraordinária jornada — da rua e da marginalidade ao status de patrimônio oficial — fornece o pano de fundo essencial para entender o significado do trabalho de educadores como o Contramestre Pica-pau. Seus projetos, estruturados, educativos e focados na comunidade, são, ao mesmo tempo, um resultado e um motor dessa transformação. A oficialização do valor cultural da capoeira não é apenas um gesto simbólico; é uma ferramenta política e legal que legitima a inclusão da capoeira em escolas, justifica o investimento de recursos públicos e protege a prática para as futuras gerações, alterando fundamentalmente a dinâmica de poder e dando aos capoeiristas um assento formal na mesa das políticas culturais.


4.2. A Capoeira como Ferramenta de Transformação Social.

Hoje, a Escola de Capoeira Casa do Vovô não opera como uma entidade isolada, mas sim como um componente vital e ativo de um ecossistema pulsante de projetos sociais em Itabuna, todos enraizados e impulsionados pela filosofia e prática da capoeira. Este cenário notável de colaboração e impacto é o resultado direto de uma poderosa sinergia que se estabeleceu na região: a união estratégica e coordenada entre as políticas públicas locais e a mobilização proativa da própria comunidade.


Essa confluência de esforços transforma a capoeira em Itabuna de uma mera atividade cultural ou esportiva em uma ferramenta robusta e multifacetada de desenvolvimento social, inclusão e empoderamento. As políticas públicas, ao reconhecerem o valor intrínseco da capoeira, fornecem o suporte institucional, o acesso a espaços e, em muitos casos, o financiamento necessário para que projetos como a Casa do Vovô possam não apenas sobreviver, mas prosperar e expandir seu alcance.


Paralelamente, a ação da comunidade garante a autenticidade, a relevância e a sustentabilidade desses projetos. São os mestres, contramestres, alunos, pais e voluntários que injetam a vitalidade diária, a paixão e o conhecimento tradicional na escola. Esta rede colaborativa garante que os benefícios da capoeira — disciplina, respeito, identidade cultural, saúde física e mental — cheguem de forma eficaz e contínua às populações mais vulneráveis da cidade, solidificando o papel da Casa do Vovô como um polo de transformação social.

A nível estadual, o "Projeto Capoeira nas Escolas" prevê milhões de reais em investimento para oficinas, qualificação de educadores e equipamento de escolas na Bahia. Além disso, o programa "Qualifica Capoeira" em Itabuna e Ilhéus certificou dezenas de capoeiristas, preparando-os como profissionais da pedagogia escolar, conforme a Lei Moa do Katendê e portarias da Secretaria de Educação.

No nível local, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), promove ativamente eventos como o "Encontro do Amigos da Roda do Gueto", que leva a capoeira e outras manifestações culturais para os bairros da cidade. Além disso, outros projetos sociais independentes, como o que acolhe crianças e adolescentes no bairro Jorge Amado, demonstram a capilaridade e o impacto da capoeira como ferramenta de inclusão social por toda a cidade.

O trabalho do Contramestre Pica-pau e da Casa do Vovô é um exemplo perfeito da sinergia entre ação de base e políticas de governo. O trabalho de décadas de mestres como Vovô construiu a relevância social da capoeira, tornando o reconhecimento político possível. Agora, políticas públicas fornecem recursos e legitimidade, amplificando o trabalho de uma nova geração. A trajetória de Pica-pau, que saiu de aluno em projeto social para professor em escola estadual, fecha este ciclo virtuoso, mostrando a capoeira como instrumento potente de educação, identidade e cidadania.

Conclusão:

A análise aprofundada da trajetória de Renato de Jesus Pereira, o Contramestre Pica-pau, e da Escola de Capoeira Casa do Vovô revela uma narrativa rica e multifacetada que espelha a própria evolução da capoeira em Itabuna e na Bahia. A jornada de mais de duas décadas de Contramestre Pica-pau, desde sua iniciação com Mestre Vovô até sua consolidação como educador e líder comunitário, serve como um modelo de dedicação, paciência e compromisso com os valores tradicionais da arte.

A Escola de Capoeira Casa do Vovô emerge não apenas como um centro de ensino, mas como uma instituição vital para a preservação de um legado. Fundada para honrar os ensinamentos de Mestre Vovô, a escola demonstra uma notável capacidade de articulação, transitando com sucesso entre o trabalho de base nos bairros, a colaboração com o ambiente acadêmico e a captação de recursos através de editais públicos. Isso sinaliza uma nova era de profissionalismo e agência para os praticantes de capoeira, que se afirmam como gestores culturais eficazes.

A linhagem, que remonta ao Grupo Capoeira Raça de Mestre Medicina e às origens com Mestre Suassuna, confere uma profunda legitimidade ao trabalho desenvolvido, conectando a prática local a uma das mais importantes tradições da capoeira brasileira. Essa herança é o alicerce sobre o qual a identidade e a filosofia da Casa do Vovô são construídas.

Finalmente, ao situar essa história no contexto mais amplo de Itabuna, observa-se uma transformação social marcante. A capoeira, que já foi relegada às margens da sociedade, hoje é celebrada como Patrimônio Imaterial do município. Contramestre Pica-pau e sua escola são protagonistas e beneficiários dessa mudança, operando na confluência entre a resiliência da tradição comunitária e o suporte de políticas públicas que reconhecem o valor da capoeira como ferramenta indispensável para a educação, a cultura e a transformação social. A ginga de Contramestre Pica-pau, portanto, é uma ginga que ensina, que transforma e que perpetua um legado de resistência e sabedoria.

Menção Honrosa:

É imperativo registrar um agradecimento especial a Cristiano Dos Santos Rocha, conhecido na comunidade da capoeira como "Alemão". Também discípulo de Mestre Vovô e colega de jornada do Contramestre Pica-pau, foi de sua iniciativa a criação do documento que serviu como ponto de partida para esta pesquisa. Seu empenho em catalogar e organizar as informações sobre a trajetória do contramestre demonstra um profundo respeito pela história e pelo legado de seus pares. Este ato de preservação da memória foi o catalisador que permitiu a elaboração deste relatório detalhado, refletindo os valores de união e reconhecimento que são fundamentais na cultura da capoeira.


Referências:

1 Currículo de Renato de Jesus Pereira. Documento fornecido pelo usuário.

12 Repositório da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

11 Portal do Governo Federal - Ministério das Cidades.

15 Portal Capoeira.

19 Anais do Simpósio Nacional de História - ANPUH.

26 Pauta.blog.br.

18 Repositório da Universidade Católica do Salvador (UCSAL).

9 Cadastro de Capoeiristas - IPHAN.

7 Capoeira da Bahia.

25 Prefeitura de Itabuna.

10 Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA).

2 Cadastro de Capoeiristas - IPHAN.

Bahia Já.

3 Instagram.

Site do PCdoB da Bahia.

24 Capoeira em Movimento Bahia.

4 YouTube.

6 YouTube.

23 Coisas da Dina.

22 Bahia Notícias.

17 Scribd.

5 YouTube.

1 Documento sobre Mestre Vovô. Fornecido pelo usuário.

13 Portal Capoeira.

16 YouTube.

almapreta.com.br.

ba.gov.br.

20 itabuna.ba.gov.br.

21 itabuna.ba.leg.br.

14 Portal Capoeira.

8 capoeira.iphan.gov.br.


Referências citadas:

  1. curriculo pica-pau.pdf

  2. contra mestre pica pau - IPHAN Capoeira, acessado em outubro 21, 2025, https://capoeira.iphan.gov.br/user/infor/5328

  3. acessado em dezembro 31, 1969, https://www.instagram.com/renatinhopicapau?igsh=bWVsc295aGZmNjk=

  4. youtu.be, acessado em outubro 21, 2025, https://youtu.be/6QEzIwN9ZQI?si=EYht81BIRshd2FZZ

  5. youtu.be, acessado em outubro 21, 2025, https://youtu.be/SS_WLfyOAks?si=O60V22shbJTE4Z5r

  6. acessado em dezembro 31, 1969, https://youtu.be/eJUtC9yUEHI?si=kKEnoaRG-eh-lMo_

  7. Escola de Capoeira Casa do Vovô – Salvaguarda da Capoeira, acessado em outubro 28, 2025, https://capoeiradabahia.com.br/grupo/escola-de-capoeira-casa-do-vovo/

  8. Informações do grupo e entidade - IPHAN Capoeira, acessado em outubro 21, 2025, https://capoeira.iphan.gov.br/index.php/grupo/infor/49

  9. Portal da Capoeira, acessado em outubro 28, 2025, https://capoeira.iphan.gov.br/user/infor/42

  10. EDITAL Nº 17/2023 – VOZES CULTURAIS DA BAHIA ... - BA.GOV, acessado em outubro 21, 2025, https://www.ba.gov.br/cultura/sites/site-secult/files/migracao_2024/arquivos/File/LEI_PAULO_GUSTAVO/RESULTADO_PRELIMINAR/EDITAL_17_VOZES_CULTURAIS.pdf

  11. RESULTADO PRELIMINAR - EIXO INICIATIVAS POPULARES, acessado em outubro 21, 2025, https://mapadasperiferias.cidades.gov.br/wp-content/uploads/2025/09/Resultado-Preliminar_Iniciativas-Populares.pdf

  12. UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PEDAGOGIA DA ..., acessado em outubro 21, 2025, https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30994/1/TESE-PedagogiadaCircularidadeAfroc%C3%AAnica%20%28T%C3%A1ssio%20Ferreira%29.pdf

  13. Grupo Capoeira Raça: Quarenta anos de ensino do Mestre ..., acessado em outubro 28, 2025, https://portalcapoeira.com/capoeira/eventos-agenda/grupo-capoeira-raca-quarenta-anos-de-ensino-do-mestre-medicina/

  14. Itabuna: VII Encontro de Capoeira Escolar, acessado em outubro 28, 2025, https://portalcapoeira.com/capoeira/eventos-agenda/itabuna-vii-encontro-de-capoeira-escolar/

  15. Itabuna: VII Encontro do Grupo Capoeira Raça | Portal Capoeira, acessado em outubro 28, 2025, https://portalcapoeira.com/capoeira/eventos-agenda/itabuna-vii-encontro-do-grupo-capoeira-raca/

  16. Capoeira | Reflexão, por mestre Medicina - YouTube, acessado em outubro 28, 2025, https://www.youtube.com/watch?v=XFnBAzA2otk

  17. História do Grupo de Capoeira Raça | PDF | Escravidão - Scribd, acessado em outubro 28, 2025, https://pt.scribd.com/document/321513927/Cartilha-Do-Raca

  18. CAPOEIRAS E VIOLÊNCIA URBANA EM ITABUNA NA DÉCADA ..., acessado em outubro 28, 2025, https://ri.ucsal.br/server/api/core/bitstreams/a307abde-1d33-4363-ba13-db967be77146/content

  19. CAPOEIRA DA BAHIA: - Histórias, territórios e trajetórias, acessado em outubro 28, 2025, https://capoeiradabahia.com.br/homologacao/theme/content/Capoeira%20da%20Bahia.pdf

  20. A Prefeitura de Itabuna, através da FICC, Irá promover o 1º Encontro ..., acessado em outubro 28, 2025, https://itabuna.ba.gov.br/2023/04/25/a-prefeitura-de-itabuna-atraves-da-ficc-ira-promover-o-1o-encontro-do-amigos-da-roda-do-gueto-no-proximo-dia-29-de-abril-as-15h-na-praca-do-bairro-sao-pedro/

  21. Vereadores elevam Capoeira e Lavagem a patrimônio de Itabuna ..., acessado em outubro 28, 2025, https://itabuna.ba.leg.br/noticias-/vereadores-elevam-capoeira-e-lavagem-a-patrimonio-de-itabuna/

  22. Jeronimo - Tag - Bahia Notícias, acessado em outubro 28, 2025, https://www.bahianoticias.com.br/tags/jeronimo

  23. Notícias - Coisas da Dina, acessado em outubro 28, 2025, https://www.coisasdadina.com.br/news

  24. CMB realiza certificação do Qualifica Capoeira em Itabuna e Ilhéus ..., acessado em outubro 28, 2025, https://capoeiraemmovimento.com.br/site/noticias/cmb-realiza-certificacao-do-qualifica-capoeira-em-itabuna-e-ilheus/

  25. FICC promove oficinas do Espaço Qualifica e Roda do Gueto de capoeira - Prefeitura de Itabuna, acessado em outubro 28, 2025, https://itabuna.ba.gov.br/2023/06/14/ficc-promove-oficinas-do-espaco-qualifica-e-roda-do-gueto-de-capoeira/

ESPORTE Itabuna: Projeto de Capoeira acolhe crianças e adolescentes moradores do Bairro Jorge Amado | Clique e leia! - Na Pauta Blog, acessado em outubro 21, 2025, https://pauta.blog.br/esportes/esporte%E2%9D%97-itabuna-projeto-de-capoeira-acolhe-criancas-e-adolescentes-moradores-do-bairro-jorge-amado/

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