(Contramestre Karuru). Da Iniciação à Maestria!

 Geovane Cordeiro do Rosário.

 (Contramestre Karuru).


O Ginga que Ensina: O Legado e a Luta de Geovane "Karuru" Cordeiro do Rosário na Capoeira de Itabuna.

Prévia em Vídeo:

Elaborado por: Cristiano Dos Santos Rocha.

Data: Novembro de 2025.


Guarulhos, SP.



Sumário:

Parte I: A Trajetória do Contramestre – Da Iniciação à Maestria.

  • 1.1. Os Primeiros Passos na Ginga (1997-2009): A Formação de um Capoeirista

  • 1.2. O Florescer de um Educador e Profissional (2005-Presente): A Dupla Identidade


Parte II: Casa do Vovô – Um Templo de Ancestralidade e Formação.

  • 2.1. A Semente do Legado: Fundação, Missão e Filiação

  • 2.2. Estrutura e Evolução: Do Registro à Realidade


Parte III: O Educador e o Agente Cultural: Semeando a Capoeira em Itabuna.

  • 3.1. A Pedagogia da Ancestralidade: Mais que um Jogo

  • 3.2. Diálogos Institucionais: A Parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

  • 3.3. Ponto de Cultura e Palco Artístico: "Na Casa do Vovô tem dendê"


Parte IV: Diálogos e Desafios no Ecossistema da Capoeira Baiana.

  • 4.1. Navegando Políticas Públicas: Da Lei Moa do Katendê aos Editais

  • 4.2. A Presença Digital e o Arquivo Efêmero: O Desafio da Documentação


Conclusão: O Futuro na Roda – O Legado em Construção.

Menção Honrosa.

Referência.

O Ginga que Ensina: O Legado e a Luta de Geovane "Karuru" Cordeiro do Rosário na Capoeira de Itabuna.


Parte I: A Trajetória do Contramestre – Da Iniciação à Maestria.

A jornada de um capoeirista é um percurso longo, marcado não apenas pelo desenvolvimento da destreza física, mas pela profunda imersão em uma filosofia de vida, história e musicalidade. A trajetória de Geovane Cordeiro do Rosário, conhecido no universo da capoeira como Contramestre Karuru, exemplifica essa dedicação integral. Sua história, enraizada na cidade de Itabuna, no sul da Bahia, revela um caminho de aprendizado contínuo, liderança precoce e uma visão que transcende a roda de capoeira, dialogando com a educação formal e a gestão cultural.

1.1. Os Primeiros Passos na Ginga (1997-2009): A Formação de um Capoeirista.

Geovane Cordeiro do Rosário iniciou sua caminhada na capoeira no ano de 1997 , em um contexto de grande efervescência para a arte em Itabuna. Ele ingressou no Grupo Capoeira Raça, sob a tutela direta de Antônio Neviton dos Santos, o Contramestre Vovô. Coincidentemente, 1997 foi o mesmo ano em que Mestre Vovô iniciou seu emblemático projeto social no bairro da Urbis IV, focando em crianças e adolescentes.  Karuru, portanto, não foi apenas um aluno de capoeira, mas um dos primeiros participantes de um trabalho de base que viria a se tornar um pilar na comunidade.

Karuru treinou na exigente capoeira de Itabuna, berço de mestres como Suassuna (Cordão de Ouro) e Luiz Medicina (Grupo Raça). Seu Mestre Vovô, aluno de Mestre Magrelo e coordenador regional do Grupo Raça, garantiu que Karuru absorvesse o rigor da Capoeira Regional, a disciplina competitiva e o valor da capoeira como inclusão social.

Em 2009, Geovane concluiu seu longo período de formação, recebendo a graduação de "Aluno Formado". Na capoeira, este marco reconhece não só a proficiência técnica, mas também a internalização dos rituais, ética e história, capacitando-o a jogar com segurança, consciência em qualquer roda e iniciar a transmissão dos ensinamentos básicos. Essa década de dedicação estabeleceu a base sólida para sua carreira como educador e líder comunitário.

1.2. O Florescer de um Educador e Profissional (2005-Presente): A Dupla Identidade.


Um aspecto notável na carreira de Contramestre Karuru é a precocidade de sua vocação para o ensino. Ele começou a ministrar aulas de capoeira e de outras danças folclóricas associadas, como Maculelê, Samba de Roda, Puxada de Rede e dança afro no ano de 2005. É revelador que ele tenha assumido essa responsabilidade quatro anos antes de sua própria graduação como Aluno Formado. Este fato sugere um reconhecimento precoce, por parte de seus mestres e da comunidade, de suas qualidades de liderança, didática e compromisso com a disseminação da cultura.

Sua carreira docente é marcada pela atuação em diversos espaços, demonstrando uma notável capacidade de adaptação pedagógica. Desde 2005, ele é uma figura central na Escola de Capoeira Casa do Vovô, seu principal local de atuação. Paralelamente, levou seus ensinamentos a outros contextos: lecionou no Clube Social USEMI entre 2009 e 2011 e no prestigioso Centro de Cultura Adonias Filho de 2012 a 2018. Desde 2018, desenvolve um trabalho na comunidade do Condomínio Gabriela, onde reside, levando a cultura popular diretamente para o cotidiano dos moradores. Essa diversidade de espaços – da escola de capoeira ao centro cultural formal e ao ambiente comunitário – evidencia um educador versátil, capaz de engajar diferentes públicos.

Contudo, o que distingue o Contramestre Karuru de muitos de seus pares é uma identidade profissional paralela que informa e potencializa seu trabalho cultural. Ele possui formação de nível superior em Gestão do Agronegócio. Esta qualificação acadêmica, à primeira vista distante do universo da capoeira, é, na verdade, um de seus maiores trunfos. A capoeira, para sobreviver e florescer no século XXI, exige mais do que apenas mestres do saber corporal e ancestral; ela necessita de líderes capazes de gerir organizações, elaborar projetos, dialogar com o poder público e navegar na complexa burocracia dos editais de fomento.

A formação em gestão confere a Karuru uma "dupla alfabetização": ele é fluente tanto na linguagem da roda quanto na linguagem do planejamento estratégico. Essa competência se materializa em ações concretas, como a submissão de projetos a editais de cultura. Seu nome, Geovane Cordeiro do Rosário, consta no resultado preliminar de um edital da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) com o projeto "EP MANHÃ DE NEGO".  Este é um exemplo claro de como suas habilidades de gestão são aplicadas para buscar sustentabilidade e novos horizontes para suas atividades culturais. Ele personifica, assim, um arquétipo emergente e vital para o futuro das culturas populares: o "Mestre-Gestor", um líder que honra a tradição ancestral enquanto utiliza ferramentas contemporâneas para garantir sua continuidade e expansão.


Tabela 1: Trajetória Cronológica do Contramestre Geovane "Karuru" Cordeiro do Rosário.

Ano

Marco Profissional e na Capoeira

1997

Início da prática da Capoeira

2005

Início da carreira como instrutor de Capoeira e danças folclóricas

2009

Formatura como Aluno Formado; Início das aulas no Clube Social USEMI

2011

Término do trabalho no Clube Social USEMI

2012

Início das aulas no Centro de Cultura Adonias Filho

2015

Formatura como Professor de Capoeira

2018

Término do trabalho no Centro de Cultura Adonias Filho; Início das aulas no Condomínio Gabriela

2019

Formatura como Contramestre em 1º grau

Presente

Graduado como Contramestre em 2º grau



Parte II: Casa do Vovô – Um Templo de Ancestralidade e Formação.

No coração do trabalho de Contramestre Karuru está a Escola de Capoeira Casa do Vovô, uma instituição que transcende a definição de um simples local de treino para se afirmar como um centro de preservação de um legado, formação de cidadãos e irradiação cultural em Itabuna. A análise de sua fundação, missão e estrutura revela um projeto coletivo, fundamentado no respeito à ancestralidade e em constante evolução.

2.1. A Semente do Legado: Fundação, Missão e Filiação.

A Escola de Capoeira Casa do Vovô, formalmente fundada em 2016, é a continuação dos ensinamentos do Mestre Vovô (Antônio Neviton dos Santos), falecido em 5 de abril de 2013. A instituição foi criada pelos alunos mais antigos para preservar o legado e a filosofia do Mestre.

O legado de Mestre Vovô era duplo: rigor técnico da Capoeira Regional e o uso da capoeira como poderosa ferramenta de intervenção social. Concentrando-se em bairros periféricos (Urbis IV e Ferradas), visava "tirar os meninos da rua", dedicando-se à inclusão, inclusive de crianças com Síndrome de Down. Sua metodologia era abrangente, incluindo cultura afro-brasileira (Dança do Fogo, Maculelê, Puxada de Rede e dança afro), apresentada em eventos como o "Capoeirando" de Mestre Suassuna.

Geovane "Karuru" Cordeiro do Rosário é um dos fundadores da escola, ao lado de José Carlos (Gué), Carlos (Zoião), Thiago(Zoreba) e William, perpetuando a visão de seu mestre. O registro oficial no IPHAN foi feito por Carlos Martins Coelho Sousa, também influenciado por Mestre Vovô, o que reforça a liderança coesa e coletiva da escola, unida por um mestre em comum.

2.2. Estrutura e Evolução: Do Registro à Realidade.

Um registro no banco de dados do IPHAN, atualizado em julho de 2017, oferece um retrato da estrutura da escola em seus primeiros anos. Naquele momento, a Casa do Vovô contava com 1 Mestre, 0 Contramestres, 5 Professores e 3 Alunos Formados. Estes números, embora estáticos, indicam um corpo docente robusto e um compromisso com a formação de novos capoeiristas graduados.

No entanto, a comparação deste registro oficial com a realidade vivida pelo grupo revela uma dinâmica fundamental sobre a natureza das culturas populares e sua relação com os sistemas burocráticos de documentação. O dado de "Quantidade de Contramestre: 0", válido para 2017, contrasta diretamente com a informação do currículo de Geovane Cordeiro do Rosário, que documenta sua promoção a Contramestre em 2019.

A discrepância não é erro, mas a tensão entre o registro estático e a tradição viva. Grupos de capoeira mudam constantemente (alunos formam, professores ascendem), e registros oficiais, atualizados esporadicamente, não capturam esse fluxo. Esse descompasso afeta a percepção externa do grupo, sua elegibilidade para editais e representação institucional, que se baseiam em dados obsoletos.

Uma análise aprofundada, cruzando fontes institucionais, documentos pessoais e trajetórias, "corrige o arquivo". Ao justapor o registro de 2017 com 2019 e anos seguintes, constrói-se um retrato mais fiel da Casa do Vovô. Sua vitalidade está na progressão contínua de seus membros, como a ascensão de Contramestre Karuru, que simboliza o crescimento da escola.

Parte III: O Educador e o Agente Cultural: Semeando a Capoeira em Itabuna.

A influência de Contramestre Karuru e da Escola Casa do Vovô se estende para muito além do espaço físico de treino. Eles atuam como agentes culturais ativos na comunidade de Itabuna, estabelecendo diálogos com instituições de ensino superior, participando da cena artística local e promovendo uma pedagogia que entende a capoeira como parte de um universo cultural afro-brasileiro mais amplo e interconectado.

3.1. A Pedagogia da Ancestralidade: Mais que um Jogo.

A prática pedagógica holística do Contramestre Karuru, espelhada em seu mestre Vovô, não se limita à capoeira. Seu currículo inclui Maculelê, Samba de Roda, Puxada de Rede e Dança Afro, ensinando que a capoeira é o fio condutor de uma rica tapeçaria de expressões artísticas e sociais com raízes comuns.

Ao ensinar Maculelê, Samba de Roda, dança afro e Puxada de Rede, ele proporciona uma imersão completa na cultura afro-baiana. Sua pedagogia da ancestralidade, herdada de Mestre Vovô, forma não apenas capoeiristas, mas cidadãos com profundo orgulho de sua herança. Ele atua como guardião e transmissor de saberes essenciais para a identidade regional.

3.2. Diálogos Institucionais: A parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

A relevância da Casa do Vovô em Itabuna é atestada por sua colaboração com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Uma tese de doutorado da UFSB documenta a participação da escola no projeto de extensão "Coletivo AFRO(en)CENA", onde foram convidados a realizar uma "Roda de conversa" para que estudantes universitários explorassem "a ginga e a capoeiragem, conhecendo aspectos históricos e novas dinâmicas corporais".

Este intercâmbio transcendeu o diálogo e se converteu em produção artística. Os movimentos da capoeira vivenciados no encontro serviram de "inspiração poética" para a criação da "Cena 05: Nascido Kalunga", parte do experimento cênico Travessias – ciclos transatlânticos. Esta colaboração representa um fluxo direto de conhecimento, onde o saber popular e ancestral, mantido por um mestre de capoeira e seu grupo, alimenta e enriquece a produção de conhecimento e arte dentro do ambiente acadêmico.

O evento inverteu a hierarquia do saber: a universidade ouviu e aprendeu com os capoeiristas da Casa do Vovô, reconhecidos como intelectuais e pedagogos, e não meros objetos de estudo. Essa parceria é um exemplo de práxis decolonial, unindo o "saber da academia" e o "saber da comunidade". Contramestre Karuru e seu grupo ativamente participaram da produção intelectual e artística da instituição, indo além da preservação da tradição.

3.3. Ponto de Cultura e Palco Artístico: "Na Casa do Vovô tem dendê".

O reconhecimento da Casa do Vovô como um polo cultural vital é formalizado por sua identificação como um "Ponto de Cultura", conforme mencionado em um documento de programação da UFSB. O programa Ponto de Cultura é uma iniciativa do governo federal que certifica e apoia entidades da sociedade civil que desenvolvem ações culturais contínuas em suas comunidades. Receber este selo é uma validação importante do impacto social e da relevância do trabalho da escola.

A dimensão artística da Casa do Vovô é ainda mais evidenciada por sua associação com o músico e ativista cultural Mither Amorim. Ele é creditado pela produção de um EP ligado ao "Ponto de Cultura e Escola de Capoeira Casa do Vovô", intitulado "Na Casa do Vovô tem dendê". Esta colaboração demonstra que a escola funciona como um nexo para a criatividade interdisciplinar, onde a musicalidade da capoeira dialoga com a produção musical contemporânea, gerando novos produtos culturais que levam o nome e a filosofia do grupo para além da roda. A Casa do Vovô, portanto, não é apenas um espaço de ensino, mas também um palco e um estúdio, um centro vivo de produção cultural.

Parte IV: Diálogos e Desafios no Ecossistema da Capoeira Baiana.

O trabalho de Contramestre Karuru e da Escola Casa do Vovô não acontece em um vácuo. Ele está inserido em um ecossistema complexo, influenciado por políticas públicas, pela dinâmica da comunidade de capoeira e pelos desafios da era digital. Analisar como eles navegam neste ambiente revela tanto as oportunidades quanto as vulnerabilidades que os agentes culturais de base enfrentam no Brasil contemporâneo.

4.1. Navegando Políticas Públicas: Da Lei Moa do Katendê aos Editais.

Educadores como Karuru são apoiados por políticas públicas que valorizam a capoeira. A Lei nº 14.341, ou "Lei Moa do Katendê", exemplifica isso, visando preservar, promover e inserir a capoeira nas escolas públicas da Bahia. Essa legislação legitima a capoeira como ferramenta pedagógica e abre novas oportunidades profissionais para mestres e contramestres.

A capacidade de dialogar e obter recursos da máquina pública é vital. A dupla competência de Contramestre Karuru como capoeirista e gestor o beneficia. Seu projeto "EP MANHA DE NEGO" na lista preliminar da PNAB comprova seu engajamento com políticas culturais. Inscrever projetos, preencher formulários e prestar contas exige um letramento burocrático incomum na formação de um mestre de capoeira. A habilidade de Karuru nesses processos é crucial para a sustentabilidade de suas iniciativas, consolidando-o como um "Mestre-Gestor" moderno.


4.2. A Presença Digital e o Arquivo Efêmero: O Desafio da Documentação.

Para um perfil completo do Contramestre Karuru, a inacessibilidade total dos links de redes sociais (Instagram, Facebook) e plataformas de vídeo (YouTube) é um dado crítico sobre a memória cultural digital, não uma falha de investigação.al.

A falta de acesso a materiais digitais expõe a fragilidade dos arquivos culturais de base. Muitos mestres e escolas de capoeira dependem de perfis e canais online precários (sujeitos a exclusão, mudanças de privacidade ou abandono), transformando hoje ricas fontes de vídeos em potenciais "vazios digitais" amanhã.

Este fenômeno gera um "buraco negro" na documentação do patrimônio imaterial. Enquanto registros formais de 2017 ou currículos persistem, a prática viva e recente, frequentemente registrada em mídias digitais, corre risco constante de desaparecimento. A memória da ginga, do canto e da roda, capturada digitalmente, torna-se efêmera.

A preservação do patrimônio cultural imaterial enfrenta um desafio estrutural no século XXI: a falta de infraestrutura para que agentes culturais criem arquivos digitais estáveis e acessíveis. Assim, relatórios baseados em fontes mais duradouras tornam-se essenciais, atuando como atos de documentação e preservação contra a dissipação no meio digital.

 O Futuro na Roda – O Legado em Construção.

A análise de Geovane "Karuru" Cordeiro do Rosário na Escola de Capoeira Casa do Vovô o revela não apenas como um praticante habilidoso, mas como um líder comunitário multifacetado: educador dedicado, gestor cultural competente, intelectual orgânico e guardião da ancestralidade que atua no mundo contemporâneo.

Seu compromisso inabalável com o legado de Mestre Vovô (Antônio Neviton dos Santos) se manifesta na expansão de sua missão, unindo o rigor da Capoeira Regional (contemporâneo) a um forte engajamento social e pedagogia cultural. Sua visão de futuro inclui parcerias inovadoras, como com a UFSB, e o uso de gestão para a sustentabilidade de seu trabalho.

A história de Contramestre Karuru evidencia desafios sistêmicos dos agentes culturais de base no Brasil: a burocracia desalinhada com a realidade e a fragilidade dos arquivos digitais ameaçam a memória e a continuidade de práticas culturais vitais. Seu caso é um estudo de resiliência e estratégia para manter viva a cultura popular no século XXI..

O legado que ele constrói reside em seus alunos. Para que essa história continue, é essencial investir em mais pesquisas etnográficas e de história oral, capazes de capturar saberes que arquivos digitais e registros burocráticos não conseguem. A ginga de Contramestre Karuru ensina perseverança, inteligência e amor profundo pela cultura brasileira.

Menção Honrosa:

Este documento foi idealizado e iniciado por Cristiano Dos Santos Rocha, conhecido como "Alemão", aluno do Mestre Vovô e companheiro de jornada de Contramestre Karuru. Sua iniciativa em reunir e catalogar as informações aqui presentes foi fundamental para a preservação da memória e o reconhecimento da trajetória deste importante agente cultural de Itabuna. A ele, nosso agradecimento por dar o primeiro passo na construção deste registro.


Referências:


1 Currículo de Geovane Cordeiro do Rosário.

2 Resultado Preliminar, Edital da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

3 Cadastro da Escola de Capoeira Casa do Vovô, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

4 Descrição da Escola de Capoeira Casa do Vovô, Portal Capoeira da Bahia.

5 Cadastro de Carlos Martins Coelho Sousa, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

6 Tese de Doutorado, "Pedagogia da Circularidade Afrocênica", Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

7 Programação do Fórum CONEX 2025, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

8 Notícia sobre o Projeto Capoeira nas Escolas e a Lei Moa do Katendê, portal Coisas da Dina.

9 Perfil de Instagram de Geovane Karuru (@geovanekaruru).

10 Perfil de Facebook de Geovane Cordeiro.

11 Perfil de Instagram do projeto Capoeira nas Escolas Itabuna (@capoeiranasescolasitabuna).

12 Link de vídeo do YouTube (https://youtu.be/6QEzIwN9ZQI).

13 Link de vídeo do YouTube ((https://youtu.be/SS_WLfyOAks)).

14 Link de vídeo do YouTube (https://youtu.be/eJUtC9yUEHI).

1 Relatório sobre Antônio Neviton dos Santos (Contra-Mestre Vovô).


Referências citadas:

  1. Currículo karurupdf.pdf

  2. Bahia - cota homologação resultado - BA.Gov, acessado em outubro 21, 2025, https://www.ba.gov.br/cultura/sites/site-secult/files/2025-01/05_Resultado_Preliminar_COTA_LIA_DA_SILVEIRA_PNAB.pdf

  3. Informações do grupo e entidade - IPHAN Capoeira, acessado em outubro 21, 2025, https://capoeira.iphan.gov.br/index.php/grupo/infor/49

  4. Escola de Capoeira Casa do Vovô, acessado em outubro 21, 2025, https://capoeiradabahia.com.br/grupo/escola-de-capoeira-casa-do-vovo/

  5. Carlos Zoião - IPHAN Capoeira, acessado em outubro 21, 2025, https://capoeira.iphan.gov.br/user/infor/42

  6. UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PEDAGOGIA DA ..., acessado em outubro 21, 2025, https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30994/1/TESE-PedagogiadaCircularidadeAfroc%C3%AAnica%20%28T%C3%A1ssio%20Ferreira%29.pdf

  7. PROGRAMAÇÃO RESUMIDA CAMPUS JORGE AMADO - UFSB, acessado em outubro 21, 2025, https://ufsb.edu.br/proex/images/PROGRAMA%C3%87%C3%83O_CONEX_FORUM_2025_ATUALIZADO.pdf

  8. Notícias - Coisas da Dina, acessado em outubro 21, 2025, https://www.coisasdadina.com.br/news

  9. acessado em dezembro 31, 1969, https://youtu.be/eJUtC9yUEHI?si=kKEnoaRG-eh-lMo_

  10. acessado em dezembro 31, 1969, https://www.instagram.com/geovanekaruru?igsh=MXRzaGI0cnFpaXluaQ==

  11. www.instagram.com, acessado em outubro 21, 2025, https://www.instagram.com/capoeiranasescolasitabuna?igsh=NXpzaTV6aXBpNDNh

  12. acessado em dezembro 31, 1969, https.facebook.com/share/17deDLy4Cu/

  13. youtu.be, acessado em outubro 21, 2025, https://youtu.be/6QEzIwN9ZQI?si=EYht81BIRshd2FZZ

youtu.be, acessado em outubro 21, 2025, https://youtu.be/SS_WLfyOAks?si=O60V22shbJTE4Z5r

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