Carlos Martins Coelho Souza.
(Mestre: Carlos Zoião).
Trajetória, Linhagem e o Papel Sócio-Educacional da Capoeira em Itabuna (Bahia).
Relatório Técnico-Etnográfico para Fins de Catalogação Cultural.
Elaborado por: Cristiano Dos Santos Rocha.
Última atualização: Novembro de 2025.
Guarulhos, SP.
Sumário:
0. Apresentação e Relevância do Documento
I. Contextualização do Objeto de Estudo e Escopo da Pesquisa
1.1. Carlos Zoião: Agente de Salvaguarda e Profissional da Capoeira 1.2.O Pioneirismo na Profissionalização Integral da Capoeira. 1.3. Relevância Cultural e Reconhecimento (Prêmios e Mídia) 1.4. Contato e Presença Digital
II. Bases Biográficas e a Iniciação (1997-2002)
2.1. Identidade, Formação e o Início da Trajetória 2.2. A Gênese Comunitária: Urbis IV e Mestre Vovô 2.3. Afiliações e A Diversidade da Prática 2.4. Histórico de Liderança na Organização de Eventos
III. A Linhagem Pedagógica e a Ascensão Hierárquica
3.1. Mestres Fundamentais e a Transmissão Genealógica 3.2. A Progressão Sob a Tutela de Mestre Vovô e Pós-Vovô 3.3. A Consolidação da Liderança Sênior (2019-2023) 3.4. O Reconhecimento ao Mestre e a Nova Responsabilidade. 3.5 .A Consolidação de um Legado e a Responsabilidade da Continuidade:
IV. A Escola de Capoeira Casa do Vovô: Continuidade e Gestão do Legado
4.1. Fundação e Missão de Preservação (2016) 4.2. O Espaço Físico: Da Comunidade ao Centro Urbano 4.3. O Legado Folclórico
V. Fundamentos Técnicos, Estilo e Produção Cultural
5.1. A Versatilidade Técnica 5.2. O Mestre como Artesão e Produtor Cultural
VI. Capoeira como Ferramenta de Intervenção Sócio-Educacional
6.1. Pedagogia Social Aplicada e Liderança Comunitária 6.2. Envolvimento em Políticas Públicas e Validação Governamental
VII. Mestre Carlos Zoião como Pilar da Capoeira no Sul da Bahia.
7.1. Carlos Zoião: Um Mestre-Educador Essencial para a Salvaguarda da Capoeira no Sul da Bahia. 7.1. Pilares do Legado de Mestre Carlos Zoião:
VIII.Reconhecimento e Legado: A Ascensão de Mestre Carlos Zoião.
IX. Elementos Pós-Textuais.
9.1. Menção Honrosa ao Criador do Documento 9.2.Referências Documentais e Bibliográficas
0.Apresentação e Relevância do Documento:
A arte-luta da Capoeira, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, exige um rigoroso trabalho de salvaguarda, que se manifesta na documentação e catalogação das trajetórias de seus mestres e líderes. O presente relatório técnico tem como objetivo mapear exaustivamente a jornada de Carlos Martins Coelho Souza, universalmente reconhecido como Mestre Carlos Zoião, uma figura central na preservação e transmissão da Capoeira no sul da Bahia.
O foco desta análise transcende a dimensão marcial, concentrando-se no papel sócio-educacional e na linhagem pedagógica que Mestre Zoião representa. Sua trajetória é inseparável da história da Escola de Capoeira Casa do Vovô, entidade estabelecida com a missão explícita de dar continuidade aos ensinamentos de seu mentor, Mestre Vovô. Este documento busca formalizar o vasto histórico do Mestre Zoião, validando sua contribuição como agente cultural, educador comunitário e profissional legitimado no Cadastro Nacional de Capoeiristas do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
I. Contextualização do Objeto de Estudo e Escopo da Pesquisa.
1.1. Carlos Zoião: Agente de Salvaguarda e Profissional da Capoeira.
Carlos Zoião: A Trajetória de um Mestre e a Profissionalização da Capoeira.
A Raiz em Itabuna e o Reconhecimento Oficial.
Carlos Martins Coelho Souza, nascido em 19 de maio de 1977, estabeleceu uma significativa base cultural na cidade de Itabuna, Bahia, notadamente no bairro Urbis IV. Neste cenário, ele floresceu e se consolidou como o respeitado Mestre Carlos Zoião. Sua influência e relevância no campo da Capoeira, uma das mais ricas manifestações do Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, foram formalmente reconhecidas e validadas através de seu cadastro junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Este registro não apenas atesta a sua legitimidade, mas também o formaliza como um agente essencial e ativo na salvaguarda e difusão do patrimônio cultural brasileiro. O reconhecimento oficial confere a Mestre Zoião um papel de guardião e propagador da história e da tradição da Capoeira.
1.2.O Pioneirismo na Profissionalização Integral da Capoeira.
A dedicação exclusiva de Mestre Zoião à Capoeira, listada como sua profissão principal e meio de subsistência, é um aspecto crucial de sua atuação. Ele vive integralmente da arte, elevando-a de atividade secundária a um trabalho reconhecido. Essa dedicação, validada pelo IPHAN e pelo Cadastro Nacional de Capoeiristas, estabelece um modelo sustentável e inspirador de profissionalização da Capoeira.
Implicações da Formalização Profissional.
A formalização da Capoeira como profissão para Carlos Zoião possui implicações práticas e estratégicas de grande relevância:
Modelo de Sustentabilidade: Demonstra que é possível obter sustento digno e integral através da arte-luta, servindo de farol para novas gerações de capoeiristas que buscam viver de sua arte.
Acesso a Recursos: A comprovação de atuação profissional e cultural, exigida por muitos editais e projetos governamentais (nas esferas municipal, estadual e federal), torna Mestre Zoião apto a participar e pleitear recursos e apoios financeiros destinados à cultura. Isso garante a continuidade e a expansão de seus projetos sociais e culturais.
Valorização e Reconhecimento: A inserção no Cadastro Nacional e o reconhecimento pelo IPHAN conferem maior peso institucional à sua atuação, elevando o status da Capoeira como uma atividade profissional séria e de valor inestimável para a sociedade brasileira.
A trajetória de Mestre Carlos Zoião, portanto, transcende a prática da arte-luta; ela se configura como um testemunho da viabilidade da Capoeira como profissão e um marco na luta pelo reconhecimento e pela valorização dos mestres e contramestres como profissionais essenciais à preservação do patrimônio cultural brasileiro.
1.3. Relevância Cultural e Reconhecimento (Prêmios e Mídia).
Com 28 anos de Capoeira completados em outubro de 2025, a longevidade e a profundidade da dedicação de Carlos Zoião são notáveis. Em reconhecimento à sua trajetória e contribuição cultural, ele foi contemplado com o prêmio por trajetória e selecionado em importantes fomentos culturais do governo, incluindo o Prêmio Cultura Viva (Rede Municipal de Pontos e Pontões de Cultura de Itabuna – Bahia) e a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB – Lei Nº 14.399/2022).
Sua atuação como líder cultural se estende à produção intelectual e artística. O apoio recebido de editais em Itabuna resultou na produção de materiais culturais permanentes, como um documentário e um EP (Extended Play) de músicas de Capoeira. O projeto "EP - Capoeira Casa do Vovô," em particular, foi classificado no EDITAL Nº 17/2023 – VOZES CULTURAIS DA BAHIA, alcançando 98 pontos na Cota PF/PJ - Negras. O alto desempenho em processos seletivos estatais é uma evidência da qualidade e do rigor técnico de sua produção cultural. Além disso, sua visibilidade foi reforçada por sua participação, em julho de 2024, em uma entrevista no Programa Naquela Mesa, da TVI, onde discutiu a importância histórica e cultural da Capoeira na região de Itabuna. A menção de Zoião como "roteirista" durante a entrevista sugere seu envolvimento direto na concepção e narrativa de sua própria história e da Capoeira, posicionando-o como um produtor intelectual ativo, e não apenas um objeto de estudo.
1.4. Contato e Presença Digital:
Mestre Zoião mantém uma presença digital ativa para comunicação e difusão de seu trabalho e dos projetos da Escola de Capoeira Casa do Vovô, o que permite a rastreabilidade e a documentação contínua de suas atividades, especialmente o projeto de ensino em instituições de ensino.
Seus principais canais de contato e divulgação incluem:
Telefone: (73) 98845-8856
E-mail: for.carloszoiao.raca@hotmail.com
Instagram (Pessoal/Escola): cm.carlos zoiao cdv
Instagram (Projeto Escolas): capoeiranasescolasitabuna
Facebook: carloszoiao.raca
YouTube: @Carloszoiaocdv/videos
II. Bases Biográficas e a Iniciação (1997-2002).
2.1. Identidade, Formação e o Início da Trajetória.
A jornada de Carlos Zoião na Capoeira teve seu marco zero oficial em 19 de outubro de 1997, quando iniciou a prática aos 20 anos de idade. Paralelamente à sua dedicação à arte-luta, ele buscou a qualificação formal, estando atualmente com Nível Superior Incompleto em Educação Física (Licenciatura), cursando o 7º Semestre.
O investimento em formação acadêmica, somado à sua experiência prática de mais de duas décadas, representa um movimento estratégico. Este dualismo formativo—prática enraizada na tradição e qualificação científica—aprimora sua capacidade pedagógica não apenas no ensino do movimento (cinestesia) mas também o qualifica formalmente para atuar em programas de educação integral e projetos governamentais, elevando o padrão de sua docência e facilitando a integração da Capoeira no sistema educacional formal.
2.2. A Gênese Comunitária: Urbis IV e Mestre Vovô.
A iniciação de Zoião ocorreu no bairro da Urbis IV, sob a tutela direta de Mestre Vovô, que em 1997 desenvolvia um projeto social focado em crianças, adolescentes e adultos. A ascensão de Zoião na hierarquia foi rapidamente acompanhada pela assunção de responsabilidades sociais. Em 2002, ele já havia progredido para Monitor e iniciou suas atividades de docência na comunidade, auxiliando Mestre Vovô.
Essa atuação inicial na Urbis IV estabeleceu o caráter intrinsecamente social e comunitário de seu trabalho, determinando que sua progressão na arte estaria inseparavelmente ligada à sua atuação pedagógica e de intervenção social. Posteriormente, entre 2002 e 2010, ele ministrou aulas de Capoeira e Danças Folclóricas na Urbis IV. De 2010 a 2019, ele também ministrou aulas no Bairro Ferradas, mantendo a Capoeira como ferramenta de base comunitária.
2.3. Afiliações e A Diversidade da Prática.
Carlos Zoião afiliou-se inicialmente a duas entidades cruciais: a Associação Cultural Capoeira Raça e a Escola de Capoeira Casa Do Vovô. A linhagem preservada na Escola Casa do Vovô reflete a complexidade da Capoeira moderna, incorporando a prática da Capoeira Regional (a matriz estrutural e objetiva herdada de Mestre Bimba), a Capoeira Angola (incorporando a malícia e o jogo rasteiro), e a Capoeira Contemporânea.
Essa versatilidade garante que os alunos da Escola sejam capoeiristas "completos", capazes de adaptar o jogo a diferentes contextos. É fundamental que a execução de todos os estilos seja ditada estritamente pelos toques do berimbau, que funcionam como o vetor de governança da roda, estabelecendo o ritmo e as regras rituais para cada tipo de jogo a ser executado.
2.4. Histórico de Liderança na Organização de Eventos.
O engajamento de Carlos Zoião na liderança comunitária é evidenciado pela sua atuação na organização de eventos de Capoeira desde os estágios iniciais de sua formação. Ele assumiu responsabilidades de organização nos batizados e trocas de cordéis, demonstrando proatividade na gestão e execução da agenda da Escola de Capoeira Raça, mesmo antes de se graduar Contramestre. Essa experiência prática de gestão de eventos é um pilar da profissionalização de sua atuação.
III. A Linhagem Pedagógica e a Ascensão Hierárquica.
3.1. Mestres Fundamentais e a Transmissão Genealógica.
A transmissão do saber na Capoeira é rigorosamente genealógica, e a formação de Carlos Zoião é ancorada em uma linhagem respeitada dentro da tradição Regional Baiana. Ele identifica Mestre Vovô como seu mentor fundamental de iniciação (1997), e Mestres Luiz Medicina e Magrelo como influências formativas importantes. Essa tríplice influência, devidamente documentada, atesta a robustez e a diversidade de sua base técnica e filosófica.
3.2. A Progressão Sob a Tutela de Mestre Vovô e Pós-Vovô.
Mestre Vovô foi o responsável por todas as graduações de Zoião até Aluno Formado, em 2005. A ascensão hierárquica reflete sua crescente responsabilidade pedagógica: de Monitor (2002), quando iniciou a docência comunitária, a Instrutor de Capoeira (2004), quando começou a lecionar em escolas particulares.
O avanço na hierarquia após o falecimento de Mestre Vovô demonstra o rigor do sistema de validação. O grau de Professor Formado foi obtido em 2015, exigindo a supervisão e o reconhecimento de líderes externos, Mestres Luiz Medicina e Magrelo. A cronologia dessa progressão, detalhada na Tabela 1, ilustra a seriedade do processo:
Table 1: Cronologia da Progressão Hierárquica de Carlos Zoião (1997-2025)
3.3. A Consolidação da Liderança Sênior (2019-2023).
A notável trajetória de Carlos Zoião na Capoeira é marcada por dedicação e importantes reconhecimentos hierárquicos. Sua progressão culminou nas graduações de Contramestre 1º Grau (2019) e Contramestre 2º Grau (2023). Essas graduações atestam seu domínio técnico (movimentos, musicalidade, filosofia) e sua maturidade como líder e instrutor.
A liderança e metodologia de ensino de Zoião, reconhecidas nacional e internacionalmente, foram chanceladas por pilares da Capoeira brasileira, como Mestre Suassuna (autoridade mundial em Capoeira Regional e Contemporânea), Mestre Risadinha e Mestre Lampião. Seu trabalho tem grande impacto positivo na formação de capoeiristas, sendo amplamente endossado pela comunidade capoeirista de Itabuna e regiões vizinhas.
O endosso de Mestres como Suassuna confere ao trabalho de Carlos Zoião um selo de qualidade nacional, crucial para validar a integridade técnica da Escola Casa do Vovô. Esse reconhecimento assegura que a Capoeira ensinada é autêntica e alinhada aos padrões hierárquicos e técnicos brasileiros, fortalecendo a credibilidade e o futuro da escola no cenário nacional.
3.4. O Reconhecimento a Mestre e a Nova Responsabilidade.
Carlos Zoião: O Reconhecimento de uma Trajetória:
O ano de 2025, especificamente o dia 19 de novembro, marcou o ápice da jornada dedicada de Carlos Zoião na arte da Capoeira. A ocasião foi o 4º Festival da Escola de Capoeira Casa do Vovô, que também celebrou o 17º Batizado e Troca de Cordéis. O que se antecipava como a cerimônia de graduação de "Azul e Branco"— o último estágio antes de alcançar a maestria — transcendeu todas as expectativas, transformando-se em um marco histórico e um reconhecimento profundamente tocante na vida do capoeirista.
Uma Surpresa Histórica e Inesquecível:
O evento, planejado como a ascensão à corda Azul e Branca, culminou em um reconhecimento unânime e inesquecível, elevando Carlos Zoião a um patamar ainda mais alto do que o esperado. Foi, sem dúvida, um momento ímpar e de extrema relevância, reverberando a dedicação e o amor incondicional pela arte da Capoeira. A confirmação desta elevação veio do corpo de Contramestres da Casa do Vovô, um grupo respeitado que inclui Gué, Karuru, Zoreba e Pica-Pau.
Este reconhecimento local foi solenemente chancelado pelos Mestres mais renomados da cidade de Itabuna, conferindo peso e legitimidade à honraria. A condução do cerimonial ficou a cargo do Mestre Risadinha, uma figura que simboliza a força da irmandade e a preservação do legado dentro do universo da Capoeira. Sua presença e atuação reforçaram a verdade de que, onde a Capoeira pulsa, a união e a tradição permanecem inabaláveis.
3.5.A Consolidação de um Legado e a Responsabilidade da Continuidade:
Mais do que a troca de um cordel, esta graduação a Mestre, representa o reconhecimento formal e integral de uma trajetória pautada pela disciplina, paixão e dedicação ininterrupta. Mestre Carlos Zoião ascendeu ao patamar mais elevado na hierarquia da Capoeira, assumindo com plenitude a responsabilidade monumental pela continuidade da linhagem de Mestre Vovô.
Essa nova posição a Mestre não apenas celebra suas conquistas pessoais, mas o investe como guardião do vasto patrimônio cultural, técnico e filosófico que a Casa do Vovô representa. Ele agora carrega o encargo de não só preservar os ensinamentos, mas de ativamente disseminar a arte, formando novas gerações de capoeiristas e assegurando que o espírito e a técnica de Mestre Vovô perdurem no tempo. É a consolidação de um mestre, e o florescer de um novo capítulo para a Capoeira em sua comunidade.
IV. A Escola de Capoeira Casa do Vovô: Continuidade e Gestão do Legado.
4.1. Fundação e Missão de Preservação (2016).
A Escola de Capoeira Casa Do Vovô foi formalmente instituída em 30 de maio de 2016, marcando o compromisso com a preservação cultural. A fundação foi liderada por Carlos Zoião, um dos mais antigos discípulos de Mestre Vovô, e por alunos experientes que compartilhavam o senso de responsabilidade.
A fundação da Escola foi um ato de responsabilidade etnográfica e pedagógica para garantir a continuidade do acervo imaterial de Mestre Vovô após sua morte. O objetivo principal era impedir a dispersão e o esquecimento de sua metodologia de ensino, toques de berimbau, cantigas, filosofia de vida e a linhagem Regional que ele transmitia. A Escola, homenagem viva ao seu legado, tornou-se o repositório oficial de seus ensinamentos.
Mestre Carlos Zoião é a figura central e o elo vivo com a tradição da Capoeira Regional. Como líder da entidade, ele garante a estrutura administrativa e, principalmente, as responsabilidades pedagógicas. Sua missão é transmitir o rigoroso método de treino, a filosofia da Capoeira Regional e os toques de Mestre Vovô com fidelidade às novas gerações, preservando a essência da Casa Do Vovô.
4.2. O Espaço Físico: Da Comunidade ao Centro Urbano.
A Capoeira de Mestre Vovô nasceu e se enraizou na comunidade Urbis IV, onde a Escola Casa do Vovô se mantém como polo cultural e matriz dos fundamentos.
O trabalho de Mestre Carlos Zoião, expoente da Capoeira, expandiu e se profissionalizou. Desde 2021, o núcleo central de suas aulas mudou-se para a Rua Professor Alício de Queiroz n° 210, 1° andar, no Centro de Itabuna.
Essa mudança estratégica centraliza e amadurece o projeto, superando as limitações geográficas da Urbis IV e tornando a Capoeira mais acessível. A nova localização aumenta a visibilidade e estabelece a Capoeira de Mestre Vovô como um serviço cultural e educacional profissionalizado e de alta qualidade em Itabuna, elevando o status da modalidade no município.
4.3. O Legado Folclórico.
O trabalho da Casa do Vovô, inspirado por Mestre Vovô e continuado por Mestre Zoião, vai além da Capoeira. É um centro que preserva e difunde o rico patrimônio folclórico e cultural afro-brasileiro, incluindo danças e expressões artísticas essenciais para a compreensão da Capoeira como fenômeno cultural complexo. Entre elas, destacam-se:
Maculelê: Dança dramática com bastões/facões, intensa e vigorosa, simbolizando luta e resistência.
Puxada de Rede: Encenação da pesca artesanal, celebrando o trabalho comunitário e a vida litorânea com cantos.
Dança Afro: Expressão corporal que celebra a ancestralidade, cosmogonia e espiritualidade africana, narrando histórias.
Dança do Fogo: Performance impactante, ligada a rituais de purificação/celebração, demonstrando coragem.
Samba de Roda: Patrimônio Cultural Imaterial, manifestação musical, poética e coreográfica participativa e espontânea, conectada às raízes do Samba.
A Casa do Vovô preserva e valoriza continuamente a Capoeira, honrando o legado de Mestre Vovô e reforçando seu caráter holístico e antirracista. A organização ensina a Capoeira como manifestação cultural complexa (música, dança, luta, filosofia e história), distanciando-se da visão simplificada de luta marcial.
Eventos internacionais como o Capoeirano (2004 e 2008) demonstraram a relevância desse trabalho, difundindo a profundidade da Capoeira e o vasto conhecimento de Mestre Vovô globalmente.
Hoje, Mestre Zoião lidera e valoriza esse legado, garantindo a perpetuação da riqueza cultural e dos valores humanistas da tradição.
V. Fundamentos Técnicos, Estilo e Produção Cultural.
5.1. A Versatilidade Técnica.
Carlos Zoião tem como estilo primário a Capoeira Regional de Mestre Bimba. Sua abordagem é inconfundível pela objetividade, priorizando a eficácia, agilidade e técnica de luta, sem floreios. A Regional da Casa do Vovô é a base sólida e disciplinada de sua linhagem.
A excelência de Mestre Zoião reside no sincretismo entre a malícia da Capoeira Angola e o rigor técnico da Capoeira Contemporânea. Essa fusão resulta em um capoeirista versátil, essencial para as rodas atuais.
O Berimbau é o governante crucial da escola, regendo o ritmo, cadência e regras da roda. Sua autoridade sonora impõe o rigor musical da Capoeira Regional, estabelecendo hierarquia, fluxo de energia e a base da linhagem na Casa do Vovô.
5.2. O Mestre como Artesão e Produtor Cultural.
A trajetória de Mestre Carlos Zoião é marcada por um profundo envolvimento com a Capoeira que transcende a performance, abrangendo a fundamental produção material e a preservação artística da manifestação cultural.
Artesanato e Autonomia Material na Capoeira:
Desde 2010, Mestre Carlos Zoião é um artesão dedicado à produção material da Capoeira, confeccionando berimbaus, atabaques, caxixis, agogôs, reco-recos e cordéis de graduação. Este ofício garante a autonomia da Escola de Capoeira, assegurando a qualidade e autenticidade dos instrumentos vitais para a prática e ensino. Essa autossuficiência reforça a credibilidade de Zoião e de sua Escola como guardiões completos da cultura da Capoeira, integrando aspectos material, musical e performático.
Contribuições Artísticas Além da Roda:
O talento de Mestre Zoião em produção artística não se limita ao universo da Capoeira. Em 2010, ele expandiu seu campo de atuação ao participar da peça teatral "Quincas Berro D'água" com o renomado Grupo Vozes. Nesta produção, Zoião desempenhou duplas funções como Músico e Ator, demonstrando sua versatilidade e capacidade de transitar por diferentes linguagens artísticas, levando a riqueza de sua experiência cultural para o palco.
Produção Fonográfica e Preservação do Legado
A contribuição de Mestre Carlos Zoião para a preservação cultural é crucial, destacando-se sua produção fonográfica. O "EP - Capoeira Casa do Vovô" é um marco que funciona como um catálogo sonoro indispensável. Ele difunde e preserva o repertório musical específico da Escola, garantindo que as cantigas ligadas a Mestre Vovô sejam catalogadas e permaneçam acessíveis a novas gerações, mantendo vivo o legado musical da "Casa do Vovô".
VI. Capoeira como Ferramenta de Intervenção Sócio-Educacional.
6.1. Pedagogia Social Aplicada e Liderança Comunitária.
A marca de Contramestre Carlos Zoião é sua inovadora Pedagogia Social Aplicada. Nela, a Capoeira vai além do físico, atuando como vetor de valores humanos e sociais. Sua metodologia integra disciplina, esporte, saúde, educação, tradição e respeito, formando cidadãos conscientes além de capoeiristas.
Sua competência pedagógica começou cedo, em 2002. Com visão estratégica para a Capoeira, ele expandiu o ensino a partir de 2004 para escolas particulares em Itabuna, levando a Capoeira além das rodas e inserindo-a em ambientes educacionais formais.
Zoião buscou formação superior em Educação Física, uma estratégia para institucionalizar a Capoeira no sistema educacional. Com o título e o conhecimento acadêmico, ele validou sua prática e obteve o arcabouço teórico para integrar a Capoeira ao currículo escolar, somando-se ao seu trabalho em escolas formais.
A transição da roda comunitária (oralidade e tradição) para o currículo formal (pedagogia moderna) exige adaptação. Mestre Carlos Zoião é um Mestre de transição, preservando a essência da Capoeira e aplicando metodologias contemporâneas, tornando-a acessível na educação formal. Seu diálogo entre tradição e inovação pedagógica é crucial para a Capoeira e a Educação Física.
6.2. Envolvimento em Políticas Públicas e Validação Governamental.
A extensa e notável atuação de Carlos Zoião como educador, especialmente em educação integral e projetos sociais, consolida o reconhecimento e a credibilidade de seu trabalho em educação e cultura..
Sua experiência inclui participação em programas federais de grande impacto, como "Mais Cultura nas Escolas" e "Mais Educação", demonstrando a relevância de sua metodologia e alinhamento com políticas públicas estratégicas de ampliação da jornada escolar e diversificação de atividades (cultura e esporte) para o desenvolvimento integral.
Carlos Zoião também colaborou com programas estaduais, como o "Educa + Bahia", mostrando adaptabilidade e engajamento em diferentes contextos regionais e modelos de gestão pública.
O sucesso de Carlos Zoião em programas nacionais e estaduais comprova que a Capoeira, sob sua liderança, é uma política pública eficaz e instrumento de intervenção social. Seus benefícios incluem inclusão social de jovens e comunidades vulneráveis, fortalecimento cultural, promoção da saúde e, crucialmente, combate ao racismo e outras discriminações, promovendo igualdade e respeito.
Em suma, a carreira de Mestre Carlos Zoião é marcada pela interseção bem-sucedida entre arte-educação e política pública, sendo reconhecido como agente transformador pelas instituições governamentais.
Table 2: Credenciais e Atuação Sócio-Institucional de Mestre Carlos Zoião:
VII. Mestre Carlos Zoião como Pilar da Capoeira no Sul da Bahia.
7.1. Carlos Zoião: Um Mestre-Educador Essencial para a Salvaguarda da Capoeira no Sul da Bahia.
Mestre Carlos Zoião (Carlos Martins Coelho Souza) de Itabuna, Bahia, é um notável estudo de caso na profissionalização, preservação e engajamento social da Capoeira no Brasil. Com 28 anos de dedicação ininterrupta, ele consolidou-se como um profissional legitimado. Seu trabalho é validado por registro no IPHAN, atestando sua relevância na salvaguarda desse bem imaterial da cultura brasileira, o que o eleva à condição de guardião e disseminador de um saber ancestral.
A inquestionável solidez de sua linhagem na Capoeira conecta-o diretamente a Mestres cruciais como Vovô, Luiz Medicina e Magrelo. Esta conexão garante a autenticidade e profundidade de seu conhecimento e método de ensino, transmitindo fielmente os fundamentos da Capoeira Angola e Regional e contemporânea.
Além disso, Mestre Zoião destaca-se pelo engajamento social em Itabuna, utilizando a Capoeira como ferramenta de transformação. Através de projetos e aulas, oferece oportunidades de desenvolvimento pessoal, inclusão social e resgate da autoestima para pessoas em situação de vulnerabilidade. Sua academia é um centro comunitário que fomenta a cidadania e o respeito mútuo, consolidando-o como figura de inestimável valor para a comunidade. Seu reconhecimento é um tributo à persistência e à visão da Capoeira como agente de mudança social.
7.1. Pilares do Legado de Mestre Carlos Zoião:
O sucesso e a perenidade do legado de Mestre Carlos Zoião se sustentam em uma robusta tríade de fatores interconectados que definem sua atuação:
Rigor na Linhagem e Versatilidade Técnica: A Escola Casa do Vovô, sob sua direção, é um baluarte na manutenção da base da Capoeira Regional. No entanto, essa tradição é enriquecida por uma prática inclusiva das vertentes Angola e Contemporânea, formando capoeiristas que são, acima de tudo, completos. Essa versatilidade técnica é essencial no cenário moderno da Capoeira. Em seu método, o berimbau não é apenas um instrumento musical, mas o regulador intransigente do jogo e da filosofia, garantindo que o aprendizado vá além da técnica de luta, permeando o ritmo, a história e o respeito.
Comprovada Competência Pedagógica e Formal: Mestre Zoião demonstrou um precoce reconhecimento de sua vocação para a docência, iniciando suas atividades formais em 2002. Sua competência pedagógica é evidenciada pela inserção no sistema formal de ensino, trabalhando em escolas particulares desde 2004. Este passo estratégico foi complementado pelo investimento em sua formação acadêmica, buscando a Licenciatura em Educação Física(7°semestre). Essa qualificação o posiciona de forma singular, capacitando-o a operar com excelência tanto no ambiente tradicional e orgânico da roda de Capoeira quanto no sistema formal de ensino e currículo escolar, expandindo o alcance e a legitimidade da arte.
Profundo Engajamento Sócio-Educacional e Institucional: A Capoeira, nas mãos de Mestre Carlos Zoião, é inegavelmente uma poderosa ferramenta de intervenção social. Seu comprometimento se manifesta através da participação contínua na organização de grandes eventos de Capoeira, que fomentam o intercâmbio cultural e a economia local. Mais crucialmente, sua atuação em projetos de política pública de grande impacto, como o Educa + Bahia e o Mais Educação, valida a Capoeira como um componente vital na formação integral de crianças e jovens. O reconhecimento através de prêmios e a aprovação em editais de fomento atestam a qualidade e o impacto de sua gestão, elevando o status da Capoeira na comunidade de Itabuna.
VIII.Reconhecimento e Legado: A Ascensão de Mestre Carlos Zoião.
A trajetória de Carlos Zoião é uma narrativa de dedicação contínua e reconhecimento crescente, culminando na consagração de seu legado.
Em 2023, sua progressão para Contramestre 2º Grau já o havia posicionado como uma liderança sênior incontestável. Naquele momento, a consolidação da Escola Casa do Vovô em um novo e estratégico espaço no centro de Itabuna selou sua identidade como um Mestre-Educador completo, garantindo a perenidade do método de Mestre Vovô. Ele não era apenas um praticante, mas um salvaguarda essencial do patrimônio cultural da Capoeira no sul da Bahia.
No entanto, o ápice desta jornada veio em 19 de novembro de 2025. O palco era o 4º Festival da Escola de Capoeira Casa do Vovô. O que a comunidade esperava ser apenas a graduação de "Azul e Branco"—o último degrau antes da maestria formal—transformou-se em uma surpresa histórica e inesquecível. Transpondo todas as expectativas, o corpo de Contramestres da Casa do Vovô (Gué, Karuru, Zoreba e Pica-Pau), apoiado pelos Mestres mais renomados de Itabuna, uniram-se em um reconhecimento unânime que o elevou instantaneamente a um patamar ainda mais alto: o de Mestre.
Assim, a visão estratégica e a consolidação estrutural iniciadas em 2023 com o Contramestre 2º Grau e a nova sede culminaram em 2025 com o reconhecimento oficial e emocional de Mestre Carlos Zoião, validando sua trajetória como o responsável não só por preservar, mas por conduzir o futuro da Capoeira sob o estandarte da Casa do Vovô. A ascensão a Mestre não foi apenas uma homenagem, mas a ratificação de que a semente plantada e cultivada em 2023 floresceu no Mestre-educador que hoje tem a responsabilidade total de perpetuar a tradição.
IX. Elementos Pós-Textuais.
9.1. Menção Honrosa ao Criador do Documento:
A presente documentação, de rigor técnico e etnográfico, é um reflexo da dedicação e do profundo respeito à linhagem Capoeirista de Itabuna. É imperativo destacar a iniciativa de Cristiano Dos Santos Rocha (Instrutor Alemão), aluno do Mestre Vovô.
Sua ação de catalogar exaustivamente a trajetória do Mestre Carlos Zoião (Alemão) garante que o legado pedagógico e cultural de Mestre Vovô seja preservado com fidelidade histórica e institucional. O compromisso de Cristiano Dos Santos Rocha em formalizar e embasar este relatório para fins de salvaguarda cultural é um testemunho da importância da continuidade e da responsabilidade dos discípulos na preservação do patrimônio imaterial.
9,2. Referências Documentais e Bibliográficas:
** Documento Biográfico Inicial (Base do Relatório).** Conteúdo do documento 'ContraMestre Carlos Zoião finalizado'.
Cadastro Institucional - IPHAN Capoeira (Carlos Zoião). IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Disponível em: https://capoeira.iphan.gov.br/user/infor/42.
Resultado Preliminar EDITAL Nº 17/2023 – VOZES CULTURAIS DA BAHIA. Lei Paulo Gustavo. Governo do Estado da Bahia. Disponível em: https://www.ba.gov.br/cultura/sites/site-secult/files/migracao_2024/arquivos/File/LEI_PAULO_GUSTAVO/RESULTADO_PRELIMINAR/EDITAL_17_VOZES_CULTURAIS.pdf.
Entrevista "Naquela Mesa" (TVI). Conteúdo sobre Carlos Zoião (Roteirista/Participante). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=COKRhhaDtmA.
Cadastro Institucional - IPHAN Capoeira (Escola de Capoeira Casa Do Vovô). IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Disponível em: https://capoeira.iphan.gov.br/index.php/grupo/infor/49.
Outras Referências de Mídia e Repertório Musical (Exemplo). Conteúdo de músicas relacionadas à Casa do Vovô. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bxkzY94nxKE.
Outras Referências de Mídia e Repertório Musical (Exemplo). Conteúdo de músicas relacionadas à Casa do Vovô. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0AY8Vq3mOiQ.
** Portfólio Completo do Contramestre Carlos Zoião.** ESCOLA DE CAPOEIRA CASA DO VOVÔ. Conteúdo do documento 'COMPLETO MESTRE CARLOS ZOIÃO PORTFÓLIO.pdf'.
Referências citadas:
1. Portal da Capoeira, https://capoeira.iphan.gov.br/user/infor/42
2. EDITAL Nº 17/2023 – VOZES CULTURAIS DA BAHIA ... - BA.GOV, https://www.ba.gov.br/cultura/sites/site-secult/files/migracao_2024/arquivos/File/LEI_PAULO_GUSTAVO/RESULTADO_PRELIMINAR/EDITAL_17_VOZES_CULTURAIS.pdf
3. TVI - NAQUELA MESA - ENTREVISTAS (CONTRAMESTRE CARLOS ZOIÃO) - YouTube, https://www.youtube.com/watch?v=COKRhhaDtmA
4. Informações do grupo e entidade - IPHAN Capoeira, https://capoeira.iphan.gov.br/index.php/grupo/infor/49
5. NA CASA DOS MEUS AVÓS | MÚSICA CRIADA DURANTE A LIVE DE 24/07 - YouTube, https://www.youtube.com/watch?v=bxkzY94nxKE
6. Erasmo Carlos – A Pescaria No Tempo Da Vovó - YouTube, https://www.youtube.com/watch?v=0AY8Vq3mOiQ

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