Antônio Neviton dos Santos.
Mestre Vovô de Itabuna.
O Axé que Permanece: Trajetória,
Pedagogia Social e o Legado.
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Criador do Documento: Cristiano Dos Santos Rocha
Data: Novembro de 2025.
Guarulhos, SP
Sumário:
Introdução: Itabuna, o Celeiro Grapiúna de Mestres e o Surgimento de um Líder Comunitário
I. A Forja do Capoeirista: A Tríade de Influências na Formação de Mestre Vovô
1.1. A Base Técnica e Competitiva: A Influência Direta de Mestre Magrelo (Valdecir Alcântara)
1.2. A Estrutura Institucional e Social: A Liderança de Mestre Luiz Medicina (Luís Rocha)
1.3. O Diálogo com a Referência Global: A Conexão com Mestre Suassuna e a Projeção Nacional
II. O Mestre em Ação: A Capoeira como Instrumento de Transformação Social
2.1. O Território da Missão: A Atuação nas Comunidades de Urbis IV e Ferradas
2.2. Uma Pedagogia da Inclusão Radical: Disciplina, Acolhimento e a Valorização do Indivíduo
2.3. Para Além da Ginga: O Ensino do Repertório Cultural Afro-Brasileiro
III. A Imortalidade do Legado: A Casa do Vovô e a Diáspora do Axé
3.1. A Institucionalização da Memória: A Fundação da Escola de Capoeira Casa do Vovô (CDV)
3.2. Os Herdeiros do Axé: A Continuidade da Linhagem em Múltiplos Contextos
3.2.1. Contramestre Carlos Zoião: O Guardião e Inovador do Legado em Itabuna
3.2.2. Contramestre Cabelo Pé de Serra: A Diáspora da Missão Social em São Paulo
3.2.3. Contramestre José Carlos Gué: A Expansão da Filosofia em Âmbito Internacional
3.2.4. Contramestre Geovane Karuru: O Guardião Pedagógico e Mestre-Gestor
3.2.5. Contramestre Thiago Zoreba: O Provedor da Cultura e Educador de Base
3.2.6. Contramestre William Cruz: A Expansão Estratégica e o Eixo Itabuna-Feira de Santana
3.2.7. Contramestre Renato Pica-pau: O Educador Comunitário e Provedor da Cultura
3.2.8. Contramestre Itamar Jaca: O Vetor do Ativismo Cívico e Continuidade Social
3.2.9. Mestre Pavarotti (Carlos Santana): O Mestre-Educador e a Conexão Genealógica
IV. Conclusão: Vovô e a Imortalidade do Jogo em Itabuna
Menção ao Criador do Documento
Referências
Itabuna, o Celeiro Grapiúna de Mestres: Surgimento de um Líder Comunitário.
Itabuna, Bahia, é um centro proeminente da Capoeira, conhecido como "terroir" cultural que gerou mestres influentes como Reinaldo Ramos (Mestre Suassuna) e Luís Rocha (Mestre Medicina). A cidade se destaca por sua exigência técnica e competitividade, com quatro vitórias nos jogos internos de capoeira da Bahia, superando todos os municípios, exceto Salvador. Este histórico estabeleceu um alto padrão de disciplina e performance.
Antônio Neviton dos Santos, conhecido como Mestre Vovô, foi uma figura central e reverenciada na Capoeira de Itabuna. Além de capoeirista de alto nível, ele foi um articulador social e visionário, fundamental na estruturação e na alma vibrante da Capoeira na cidade, compreendendo seu potencial transformador.
Filiado ao Grupo Capoeira Raça, Mestre Vovô canalizou sua técnica para a transformação social. Em 1997, iniciou um projeto comunitário na Urbis IV, dedicado a crianças, adolescentes e adultos, tornando-se a obra de sua vida.
Mestre Vovô, através da Capoeira, oferecia mais que aulas: um refúgio de aprendizado, desenvolvimento e pertencimento. Ele ensinava respeito, disciplina, solidariedade e superação, moldando caracteres. Em cada movimento, canto e roda, Mestre Vovô plantava sementes para um futuro promissor, tirando muitos da ociosidade e inserindo-os em uma comunidade acolhedora e inspiradora.
O falecimento de Mestre Vovô em 5 de abril de 2013, embora uma grande perda, marcou uma transição, mantendo sua energia e ensinamentos vivos. A homenagem póstuma em setembro do mesmo ano, durante um batizado do Grupo Raça, ao lado de mestres fundadores da Capoeira, destacou seu impacto e importância além de sua graduação. Ele foi um pilar, um alicerce da comunidade de Capoeira em Itabuna e um elo essencial na transmissão do axé. Seu legado ecoa até hoje nas rodas de Capoeira, nas vidas transformadas e na memória da comunidade que ele ajudou a construir e fortalecer.
O legado de Mestre Vovô reside em sua capacidade de unir rigor técnico, estrutura institucional e prestígio cultural para criar um modelo de pedagogia social replicável. Focando nas comunidades de base, Mestre Vovô demonstrou que a vitória da Capoeira não está apenas na competição, mas na transformação de vidas, perpetuando o axé na comunidade.
I. A Forja do Capoeirista: A Tríade de Influências na Formação de Mestre Vovô.
Antônio Neviton dos Santos, "Mestre Vovô," é um exemplo de líder forjado por três influências: excelência técnica, visão institucional e profundidade cultural. Sua liderança comunitária eficaz resultou da combinação dessas vertentes, criando um modelo holístico. Ele personificou o Técnico, o Organizador e o Culturalista, construindo um projeto sólido, sustentável e rico.
1.1. A Base Técnica e Competitiva: A Influência Direta de Mestre Magrelo (Valdecir Alcântara).
Mestre Vovô foi formado por Mestre Magrelo (Valdecir Alcântara) do Grupo Capoeira Raça. Magrelo, conhecido pelo rigor técnico e mentalidade competitiva, levou Itabuna a quatro títulos estaduais de Capoeira. Essa formação incutiu em Mestre Vovô disciplina, objetividade no jogo Regional e busca pela excelência.
A base técnica de Mestre Vovô, herdada de Magrelo, serviu tanto para formar atletas quanto para seu trabalho social, utilizando a disciplina da Capoeira para guiar jovens vulneráveis. A Capoeira grapiúna, ensinada com rigor, expandiu-se globalmente.
1.2. A Estrutura Institucional e Social: A Liderança do Mestre Luiz Medicina (Luís Rocha).
Mestre Luiz Medicina, fundador do Grupo Capoeira Raça, forneceu a Mestre Vovô a estrutura institucional e visão organizacional, conectando-o à expansão da Capoeira como movimento social e cultural. Mestre Vovô se tornou um líder ativo, coordenador regional, e co-organizou o evento em 2013 em homenagem aos 40 anos de Mestre Medicina. Essa experiência, que batizou quase 300 crianças e formou novos contramestres, foi crucial para Mestre Vovô adquirir o conhecimento prático para seu próprio projeto social, gestão de alunos e organização de eventos.
1.3. O Diálogo com a Referência Global: A Conexão com Mestre Suassuna e a Projeção Nacional.
A terceira e crucial influência na formação de Mestre Vovô foi a conexão com Mestre Suassuna (Reinaldo Ramos), também de Itabuna, uma das maiores referências globais da Capoeira e fundador do Grupo Cordão de Ouro. A relação entre Mestre Vovô e Suassuna era de mútua admiração, proporcionando a Mestre Vovô validação e uma plataforma para projetar seu trabalho. A participação do grupo de Mestre Vovô nos renomados eventos "Capoeirando", organizados por Mestre Suassuna em 2004 e 2008, foi o ponto culminante dessa relação. Essa presença validou sua abordagem holística e confirmou que um projeto comunitário poderia alcançar a excelência artística, dando a Mestre Vovô a visão cultural e a ambição de apresentar a Capoeira como um universo de expressões afro-brasileiras em um palco de prestígio.
II. O Mestre em Ação: A Capoeira como Instrumento de Transformação Social.
Armado com uma formação técnica rigorosa, experiência organizacional e uma profunda visão cultural, Mestre Vovô dedicou sua vida a aplicar esse conhecimento no terreno mais desafiador e gratificante: as comunidades periféricas de Itabuna. Sua atuação não foi um mero passatempo ou uma atividade secundária; foi a manifestação prática de sua filosofia, a prova de que a Capoeira, em sua essência, é uma ferramenta de desenvolvimento humano e intervenção social. Ele transformou a roda de Capoeira em um microcosmo de uma sociedade mais justa, onde disciplina e acolhimento coexistiam e onde cada indivíduo, independentemente de sua origem ou condição, tinha um lugar de valor.
A jornada de Mestre Vovô em Itabuna, especialmente nas comunidades periféricas, transcendeu os limites de um mero instrutor de Capoeira. Ele compreendeu que a marginalização social não era apenas uma questão econômica, mas também uma privação cultural e de identidade. Utilizando a Capoeira como um vetor, Mestre Vovô não só ensinou movimentos e cantigas, mas também incutiu valores de respeito, solidariedade, resiliência e autoconfiança. Suas aulas eram verdadeiros centros de formação cidadã, onde crianças e jovens encontravam um refúgio seguro e um propósito.
Sob a liderança do Mestre Vovô, a Roda de Capoeira transcendeu a arte e a luta, virando um palco de transformação social onde a hierarquia era respeitada, vozes eram valorizadas e a diversidade se unia. Ele implementou programas abrangentes (reforço escolar, saúde, cidadania, arte/cultura) e estabeleceu parcerias (escolas, associações) para expandir o alcance. Sua visão holística buscava desenvolver o indivíduo integralmente: física, mental, social e espiritualmente.
O impacto de seu trabalho é imensurável, reverberando na vida de inúmeros jovens que, através da Capoeira, encontraram um caminho longe da criminalidade e da exclusão social. Muitos de seus alunos se tornaram, por sua vez, instrutores e líderes comunitários, perpetuando o legado de Mestre Vovô e demonstrando o poder transformador de sua metodologia. Ele provou que a cultura popular, quando empoderada e direcionada com sabedoria, pode ser a mais potente ferramenta para a construção de um futuro mais digno e igualitário para todos.
2.1. O Território da Missão: A Atuação nas Comunidades de Urbis IV e Ferradas.
O trabalho do Mestre Vovô, um pilar da capoeira e da inclusão social, teve seu início em 1997, marcando um compromisso profundo e estratégico com o bairro da Urbis IV. Esta escolha de foco geográfico não foi fortuita; ao direcionar seus esforços para uma das comunidades mais vulneráveis, Mestre Vovô garantiu que a arte da capoeira e seus inúmeros beneficios chegassem àqueles que mais necessitavam de acesso a oportunidades e desenvolvimento cultural.
A partir dessa base sólida, a atuação do Mestre Vovô expandiu-se naturalmente para outros bairros periféricos de Itabuna, como Ferradas, Santo Antônio, São Pedro e Califórnia. Essa expansão progressiva solidificou sua reputação não apenas como um mestre de capoeira, mas como um verdadeiro líder comunitário, capaz de mobilizar e transformar vidas através da disciplina, da arte e dos valores da capoeira.
A formalidade e a longevidade da sua presença na Urbis IV são inquestionáveis, corroboradas pela existência de uma organização formalmente registrada como "CAPOEIRA URBIS IV" no Mapa das Organizações da Sociedade Civil do Brasil. Este registro, com o endereço no próprio bairro, atesta a seriedade e a institucionalização de seu trabalho, conferindo-lhe uma base legal e um reconhecimento público que amplificam seu impacto.
Este trabalho de base, intrinsecamente ligado à realidade local, foi realizado predominantemente em centros comunitários e espaços públicos, democratizando o acesso à capoeira. Inseriu-se em um contexto socioeconômico onde iniciativas de inclusão social, muitas vezes promovidas pela prefeitura e outras entidades, eram de vital importância para mitigar desigualdades e oferecer perspectivas a jovens e adultos. Mestre Vovô, com sua visão e proatividade, não esperou por estruturas ideais ou recursos abundantes. Pelo contrário, ele demonstrou uma notável capacidade de criar espaços de oportunidade e desenvolvimento onde antes existiam lacunas e carências, transformando a adversidade em potencial eo vácuo em florescimento comunitário. Seu legado é um testemunho da força da resiliência, da paixão pela capoeira e do compromisso inabalável com o bem-estar social.
2.2. Uma Pedagogia da Inclusão Radical: Disciplina, Acolhimento e a Valorização do Indivíduo.
A pedagogia de Mestre Vovô era fundamentada em uma dualidade poderosa: a disciplina rigorosa da Capoeira Regional e um acolhimento profundamente humano. O objetivo explícito de "tirar os meninos da rua" era o norte de sua missão. Para jovens em áreas de risco, a rotina de treinos, o respeito à hierarquia da roda e a dedicação à música e ao jogo ofereciam um pilar de reestruturação de vida, um caminho alternativo à criminalidade e às drogas. A Capoeira, sob sua orientação, tornava-se uma escola de cidadania, resiliência e autoconfiança.
A pedagogia radical de Mestre Vovô priorizava a inclusão incondicional, integrando crianças de diversos bairros, incluindo aquelas com Síndrome de Down, em eventos de Capoeira. Ele defendia que a roda de Capoeira é um espaço sagrado que acolhe a todos, valorizando a diversidade acima da performance atlética.
2.3. Para Além da Ginga: O Ensino do Repertório Cultural Afro-Brasileiro.
Mestre Vovô entendia que, para verdadeiramente cativar e transformar seus alunos, a Capoeira não poderia ser ensinada de forma isolada. Sua metodologia era abrangente e imersiva, incluindo um vasto repertório de expressões culturais afro-brasileiras que formavam um universo rico e coeso. O ensino e a prática de manifestações como o Maculelê, a Dança do Fogo, a Puxada de Rede e a Dança Afro eram componentes centrais de seu currículo.
Essa abordagem multifacetada era uma estratégia pedagógica brilhante. Ao oferecer um leque de atividades culturais, ele tornava o projeto mais dinâmico e atraente, oferecendo múltiplos pontos de entrada e engajamento para os alunos. Mais profundamente, essa imersão cultural era sua principal ferramenta para a construção de identidade e autoestima. Os alunos não estavam apenas aprendendo movimentos de luta ou dança; estavam se conectando a uma herança ancestral, a uma história de resistência e criatividade. Isso Ihes proporcionava um senso de pertencimento e orgulho cultural que era um poderoso antídoto para a marginalização social. Foi precisamente essa riqueza cultural, essa Capoeira integral, que foi apresentada e aclamada nos palcos nacionais do "Capoeirando", provando que o trabalho de base de Mestre Vovô era, em sua essência, um ato de preservação e celebração da mais autêntica cultura brasileira.
III. A Imortalidade do Legado: A Casa do Vovô e a Diáspora do Axé.
O verdadeiro teste da influência de um mestre não reside apenas no que ele constrói em vida, mas no que floresce e se multiplica após sua partida. O legado de Mestre Vovô, um pilar na comunidade da capoeira, provou ser não apenas duradouro, mas profundamente generativo, evidenciando uma capacidade notável de se adaptar, evoluir e se replicar em novos contextos e gerações.
Após seu falecimento em 2013, um momento de profunda tristeza e incerteza para seus muitos seguidores, o axé de Mestre Vovô sua energia vital, sua força espiritual e cultural - não se dissipou. Pelo contrário, ele se condensou e se institucionalizou de maneira poderosa e organizada através da fundação da Escola de Capoeira Casa do Vovô. Esta escola não é meramente uma instituição; é um santuário, um centro de irradiação dos princípios e ensinamentos que Mestre Vovô tão zelosamente cultivou. Ela serve como um farol, atraindo novos alunos e fornecendo um espaço seguro e inspirador para o desenvolvimento da capoeira em sua forma mais autêntica e respeitosa.
Além da formalização na Casa do Vovô, o legado se espalhou exponencialmente através da diáspora de seus alunos mais dedicados. Esses discípulos, imbuídos dos valores e técnicas aprendidas, tornaram-se embaixadores vivos de sua filosofia, levando consigo a chama de Mestre Vovô para diferentes cidades, estados e até mesmo outros países. Cada um deles, ao estabelecer suas próprias rodas e grupos, expandiu a rede de influência do mestre, garantindo que seu impacto transcendessem fronteiras geográficas e temporais.
O trabalho de Mestre Vovô se fragmentou em áreas especializadas, com discípulos dominando um aspecto central de sua missão: musicalidade, técnica de luta, filosofia do jogo, organização comunitária ou transmissão cultural.
O legado de Mestre Vovô é um fractal vivo: sua complexidade se repete em cada escola e roda, mantendo a autenticidade e a profundidade de sua visão na ginga, musicalidade, ética e pedagogia. Seus ensinamentos guiam e inspiram, construindo pontes entre o passado, presente e futuro da capoeira.
3.1. A Institucionalização da Memória: A Fundação da Escola de Capoeira Casa do Vovô (CDV).
A Escola de Capoeira Casa do Vovô (CDV) foi formalmente criada em 30 de maio de 2016 por ex-alunos como José Carlos (Gué), Carlos (Zoião), Geovane (Karuru), Thiago (Zoreba), William, Wilde, Alessandro e Renato. O objetivo foi preservar o legado, os ensinamentos e a filosofia do mestre, conferindo-lhes estrutura institucional e existência perene.
"Casa do Vovô" é um nome profundamente simbólico que evoca um refúgio acolhedor e um espaço de pertencimento familiar. Ele representa o respeito, a sabedoria e a proteção que o mestre personificava em sua vida e arte, sendo uma homenagem consciente à essência de seu trabalho e à atmosfera que ele sempre cultivou.
A decisão de manter a sede original da Casa do Vovô no bairro Urbis IV foi uma escolha profundamente estratégica e de grande simbolismo, que ressaltou, de maneira contundente, o compromisso inabalável da instituição com suas raízes. Essa localização, de fato, é o local exato onde a missão visionária de Mestre Vovô teve seu humilde e, ao mesmo tempo, significativo início.
Permanecer no Urbis IV foi uma escolha que honrou o legado do mestre e garantiu que a essência da capoeira e seu trabalho social continuassem no local de origem. A Casa do Vovô, ao manter-se ali, reafirmou sua identidade como um baluarte cultural e social, assegurando que a capoeira continue a ser uma ferramenta de transformação e empoderamento na comunidade onde o projeto nasceu.
A escola foi criada e fundada pelos alunos do Mestre Vovô com a missão de dar continuidade aos seus ensinamentos da arte, um legado deixado por ele. Essa declaração de propósito é o alicerce da instituição, garantindo que todas as atividades batizados, aulas e projetos sociais perpetuem a filosofia de vida e a memória do Mestre Vovô, mantendo sua visão e valores para as futuras gerações.
3.2. Os Herdeiros do Axé: A Continuidade da Linhagem em Múltiplos Contextos.
O legado e a força de Mestre Vovô vivem em seus principais discípulos. Eles propagam sua filosofia e metodologia, cada um expandindo de forma inovadora os ensinamentos, mostrando a adaptabilidade do modelo.
3.2.1. Contramestre Carlos Zoião: O Guardião e Inovador do Legado em Itabuna.
Contramestre Carlos Zoião (Carlos Martins Coelho Souza), iniciado por Mestre Vovô na Urbis IV em 1997, tornou-se o principal guardião da CDV em Itabuna, refletindo a influência de Vovô, Magrelo e Medicina. Sua formação em Educação Física (Licenciatura incompleta) complementou a pedagogia de Vovô com teoria educacional. Zoião profissionalizou o legado, integrando o modelo da CDV em políticas públicas como "Mais Educação" e "Educa + Bahia", solidificando o pilar pedagógico em Itabuna. Além de preservar, ele inova com a criação de novos artefatos culturais, como o EP "Na Casa do Vovô tem dendê", um projeto musical aprovado em editais de fomento.
3.2.2. Contramestre Cabelo Pé de Serra: A Diáspora da Missão Social em São Paulo.
Contramestre Cabelo Pé de Serra, formado por Mestre Vovô em Itabuna (Grupo Raça), representa a resiliência do modelo social de seu mestre ao transplantar sua missão para São Paulo. Após breve passagem pela linhagem de Mestre Nego, estabeleceu seu trabalho em áreas de vulnerabilidade, como Cidade Tiradentes, e nas rodas de rua (Terminal Tiradentes), mantendo o foco no trabalho de base de Mestre Vovô. Seu apelido, "Pé de Serra", afirma suas raízes nordestinas e a autenticidade da Capoeira baiana. Filiado à Organização Onças, sob Mestre Cobrinha, integrou-se à cena paulistana sem perder sua essência. Cabelo herdou o pilar da ação social de base, provando a eficácia da metodologia de Mestre Vovô longe de sua origem.
3.2.3. Contramestre José Carlos, Gué: A Expansão da Filosofia em Âmbito Internacional.
Listado entre os fundadores da Casa do Vovô, contramestre Gué (José Carlos Silva Nascimento) representa a globalização da filosofia de seu mestre. Seu trabalho de ensino e missões culturais em países como Chile, Argentina, Turquia, França e Espanha demonstra o apelo universal dos ensinamentos de Mestre Vovô. A ênfase de Gué na Capoeira como uma "filosofia de vida" e na necessidade de o capoeirista ser um "grande pesquisador" ecoa a profundidade intelectual e espiritual da abordagem de Mestre Vovô. Ele herdou o pilar da expansão filosófica e cultural, levando a semente plantada na Urbis IV para o cenário mundial.
3.2.4. Contramestre Geovane Karuru: O Guardião Pedagógico e Mestre-Gestor.
Contramestre Geovane "Karuru" Cordeiro do Rosário é a continuidade da missão de Mestre Vovô em Itabuna. Aluno pioneiro (desde 1997), Karuru é cofundador e peça-chave na gestão do legado da Casa do Vovô. Ele é o "Mestre-Gestor", combinando a sabedoria da capoeira com sua formação em Gestão do Agronegócio, o que o capacita para navegar em políticas públicas e editais culturais. Começou a lecionar em 2005. Ao lado de Zoião, Karuru garante a vitalidade pedagógica, social e cultural da missão original, fortalecendo inclusive o diálogo com a UFSB
3.2.5. Contramestre Thiago Zoreba: O Provedor da Cultura e Educador de Base.
Contramestre Thiago "Zoreba" Santos Costa, cofundador da Casa do Vovô, é vital para o legado e missão comunitária de Mestre Vovô. Iniciou no projeto social da Urbis IV em 1997. Graduado em 2009, começou a lecionar no bairro no mesmo ano, demonstrando vocação. Integrante do grupo de Maculelê e Samba de Roda desde 2004, Zoreba vê-se como um "provedor da Cultura", garantindo acesso à arte, cidadania e alinhando a capoeira às políticas públicas educacionais.
3.2.6. Contramestre William Cruz: A Expansão Estratégica e o Eixo Itabuna-Feira de Santana.
Contramestre William Cruz, cofundador da Casa do Vovô e com base em Feira de Santana, Bahia, é crucial para a expansão e articulação política do legado de Mestre Vovô. Ele estabeleceu um modelo "hub and spoke" (Itabuna como eixo e Feira de Santana como raio), preservando a identidade da escola enquanto a expande. William atua como gestor cultural moderno, defendendo a capoeira em fóruns de políticas públicas e garantindo a sustentabilidade do grupo. Ele representa a visão estratégica de Mestre Vovô, adaptando-a para um crescimento regional organizado e sustentável.
3.2.7. Contramestre Renato Pica-pau: O Educador Comunitário e Provedor da Cultura.
Contramestre Renato "Pica-pau" de Jesus Pereira, pilar da Casa do Vovô, simboliza perseverança e compromisso de longo prazo. Iniciou em 2002 com Mestre Vovô e alcançou o Contramestrado em 2023, após 21 anos. Pica-pau é um "provedor da Cultura Popular", difundindo a capoeira em diversos bairros e integrando-a em políticas públicas, como o "Projeto Capoeira nas Escolas". Ele herdou o papel de educador de base e articulador cultural, mantendo a capoeira como ferramenta de transformação social acessível à comunidade..
3.2.8. Contramestre Itamar Jaca: O Vetor do Ativismo Cívico e Continuidade Social.
Contramestre Itamar Jaca (Itamar Souza), discípulo direto de Mestre Vovô desde 1999, é um vetor crucial de continuidade da missão social e ativismo cívico. Ele aplica a pedagogia de Mestre Vovô em comunidades periféricas de Itabuna (Urbis IV e Jorge Amado), atuando como "agente articulador cívico". Jaca conecta o trabalho de base com a sustentabilidade institucional, dialoga com o poder público (FICC) e milita pela aplicação de leis antirracistas (Lei 10.639/03). Além do forte trabalho local, ele expandiu o legado de Mestre Vovô internacionalmente, com missões na Argentina e no Chile, juntamente com Contramestre Gué e Contramestre Cabelo Pé de Serra.
3.2.9. Mestre Pavarotti (Carlos Santana): O Mestre-Educador e a Conexão Genealógica.
Mestre Pavarotti (José Carlos Santana dos Santos) conecta as linhagens genealógica e intelectual, iniciando com Mestre Vovô (Grupo Raça, 1998) e graduando-se como Mestre no Cordão de Ouro por Mestre Suassuna, fechando o "círculo genealógico" (Suassuna é a origem da linhagem de Mestre Medicina). Professor de História e educador, Pavarotti herdou o pilar pedagógico de Mestre Vovô, aplicando-o em programas como "Mais Educação". Ele é o "mestre-educador", unindo a sabedoria da roda, formação acadêmica e transformação social via educação formal.
IV. Vovô e a imortalidade do jogo em Itabuna.
Mestre Vovô (Antônio Neviton dos Santos), formado na linhagem do Grupo Raça (Mestres Magrelo e Medicina), solidificou seu nome na Capoeira de Itabuna. Ele se destacou não só pela competência técnica na Capoeira Regional, mas também por ser um agente de transformação social. Desde 1997, na Urbis IV, demonstrou que a Capoeira une alta performance, inclusão e tradição, servindo como ponte para o futuro de jovens em risco.
Mestre Vovô atuou como um articulador indispensável na corrente da Capoeira Grapiúna. Ele conectou a referência técnica de elite, evidenciada por sua aclamada participação no "Capoeirando" de Mestre Suassuna, com o trabalho essencial de base nas periferias de Itabuna. Sua pedagogia, marcada por uma ética de inclusão radical que acolhia jovens em vulnerabilidade e crianças com deficiência, redefiniu o sucesso na Capoeira. Ele formou alunos que, mesmo migrando para grandes centros como São Paulo, a exemplo do contramestre Cabelo Pé de Serra, internalizaram e mantiveram o compromisso com a missão social e a identidade de raiz.
O legado de Mestre Vovô é imortalizado pela Escola de Capoeira Casa do Vovô (CDV) e pela diáspora produtiva de seus alunos. A fundação da escola por seus discípulos diretos, liderados por figuras como Contramestre Carlos Zoião e Contramestre Gué, é o testemunho mais eloquente da força de sua filosofia. Eles não apenas preservaram sua memória, mas criaram uma instituição viva que continua a evoluir, profissionalizar e expandir os ensinamentos do mestre. A linhagem de Mestre Vovô, através de seus herdeiros, segue formando a próxima geração de capoeiristas e, mais importante, de cidadãos. Eles garantem que o axé de Antônio Neviton dos Santos permaneça vivo e ativo, cumprindo a missão de utilizar a Capoeira como um poderoso instrumento de inclusão, educação e preservação cultural nas comunidades de Itabuna e muito além de suas fronteiras.
Menção ao Criador do Documento:
Este relatório, idealizado por Cristiano Dos Santos Rocha (Instrutor Alemão), honra o legado do Mestre Vovô. A pesquisa incluiu um levantamento sobre seus principais discípulos (os contramestres Carlos Zoião, Cabelo Pé De Serra, Gué, Thiago Zoreba, Geovane Karuru, William Cruz, Renato Pica-pau, Itamar Jaca e Mestre Pavarotti). Agradecimento especial ao Contramestre Carlos Zoião, sênior da Casa do Vovô, pelo suporte e informações cruciais sobre Antônio Neviton dos Santos. O eterno Mestre Vovô.
Referências:
Documentos Base:
Relatório sobre a trajetória de Carlos Martins Coelho Souza (Contramestre Carlos Zoião).
Relatório sobre a trajetória de Contramestre Cabelo Pé de Serra.
Relatório sobre a trajetória de José Carlos Silva Nascimento (Contramestre Gué).
Relatório sobre a trajetória de Geovane Cordeiro do Rosário (Contramestre Karuru).
Relatório sobre o perfil de Thiago Santos Costa (Contramestre Zoreba).
Relatório monográfico sobre a trajetória do Contramestre William Cruz.
Relatório sobre a trajetória de Renato de Jesus Pereira (Contramestre Pica-pau).
Relatório sobre a trajetória de Itamar Souza (Contramestre Jaca).
Relatório sobre a trajetória de José Carlos Santana dos Santos (Mestre Pavarotti).
Fontes Adicionais Citadas:
Portal Capoeira. (2013). Grupo Capoeira Raça: Quarenta anos de ensino do Mestre Medicina.
Portal Capoeira. (s.d.). Mestre Suassuna.
Scribd. (s.d.). Cartilha Do Raca.
Dicionário da Cultura Popular. (s.d.). Grupo Capoeira Raça.
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). (s.d.). Cadastro de Capoeirista: Carlos Zoião.
Governo do Estado da Bahia. (2024). Espaços Culturais dos municípios baianos promovem atividades gratuitas em novembro.
Mapa das Organizações da Sociedade Civil (Mapa OSC). (s.d.). CAPOEIRA URBIS IV.
YouTube. (s.d.). DVD Capoeirando Ilhéus 2004.
YouTube. (s.d.). VEJA A RODA DO TERMINAL TIRADENTES COMPLETA SEM CORTES.
Capoeira da Bahia. (s.d.). Escola de Capoeira Casa do Vovô.
YouTube. (s.d.). RODA E BATIZADO CM CABELO PÉ DE SERRA ORGANIZAÇÃO ONÇAS.
Câmara Municipal de Itabuna. (2024). Capoeira nas escolas de Itabuna é proposta em luta antirracista.
Prefeitura de Itabuna. (2023). Projeto Aulão de Dança da Prefeitura de Itabuna atrai cada vez mais público.
Referências citadas:
Thiago Zoreba finalizado.
Karuru ajustes finais
História do Grupo de Capoeira Raça | PDF | Escravidão - Scribd, acessado em outubro 20, 2025, https://pt.scribd.com/document/321513927/Cartilha-Do-Raca
Gué finalizado!!!
William edição final
Renato (pica-pau).Finalizado!
Carlos Zoião, finalizado
Grupo Capoeira Raça: Quarenta anos de ensino do Mestre..., acessado em outubro 20, 2025, https://portalcapoeira.com/capoeira/eventos-agenda/grupo-capoeira-raca-quarenta-anos-de-ensino-do-mestre-medicina/
Portal da Capoeira, acessado em outubro 20, 2025, https://capoeira.iphan.gov.br/user/infor/42
Grupo Capoeira Raça em Muritiba, acessado em outubro 20, 2025, https://dicionarioculturapopular.com/exibir imagem.php?id=19
Mestre Suassuna | Portal Capoeira, acessado em outubro 20, 2025, https://portalcapoeira.com/capoeira/mestres/mestre-suassuna/
DVD Capoeirando Ilhéus 2004 - YouTube, acessado em outubro 20, 2025, https://www.youtube.com/watch?v=n3Z7A8Pkeo4
Mapa das OSC - ASSOCIACAO ARTE E CULTURA, acessado em outubro 20, 2025, https://mapaosc.ipea.gov.br/detalhar/868665
Projeto "Aulão de Dança" da Prefeitura de Itabuna atrai cada vez mais público, acessado em outubro 20, 2025, https://itabuna.ba.gov.br/2023/10/05/projeto-aulao-de-danca-da-prefeitura-de-itabuna-atrai-cada-vez-mais-publico/
Capoeira nas escolas de Itabuna é proposta em luta antirracista, acessado em outubro 20, 2025, https://itabuna.ba.leg.br/noticias-/capoeira-nas-escolas-de-itabuna-e-proposta-em-luta-antirracista/
Escola de Capoeira Casa do Vovô - Salvaguarda da Capoeira, acessado em outubro 20, 2025, https://capoeiradabahia.com.br/grupo/escola-de-capoeira-casa-do-vovo/
Espaços Culturais dos municípios baianos promovem atividades..., acessado em outubro 20, 2025, https://www.ba.gov.br/cultura/noticias/2024-11/62980/espacos-culturais-dos-municipios-baianos-promovem-atividades-gratuitas-em
Cabelo Pé de Serra, finalizado.
VEJA A RODA DO TERMINAL TIRADENTES COMPLETA SEM CORTES - YouTube, acessado em outubro 20, 2025, https://www.youtube.com/watch?v=GnlS3CCAHCE
RODA E BATIZADO CM CABELO PÉ DE SERRA ORGANIZAÇÃO ONÇAS - YouTube, acessado em outubro 20, 2025, https://www.youtube.com/watch?v=-nuToVEMzIA
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